Se existisse uma espécie de olimpíadas dos destinos, muitos sonhariam em levar o título de “a nova -ou- pequena Paris”, mas talvez só Viena tenha as características necessárias para emplacar esse ouro. Entretanto, é um pouco ingrato reduzir a cidade a uma mera coadjuvante da famosa, e repleta de turistas, Paris. Viena tem um brilho único, com detalhes capazes de tirar um tímido suspiro até mesmo dos viajantes mais durões.

Guia KLM de Viena - Cidade 4

Viena, a terra da música clássica

Chegar a noite na cidade e ser recebida pela Ringstrasse – a principal região/avenida – toda iluminada para o natal foi uma das cenas que  dificilmente esquecerei. Por isso, se você já sonhou em conhecer Viena, é hora de tirar esses planos do papel 😀

Guia KLM de Viena - The Ring / Ringstrasse 1

Nós preparamos um guia especial com dicas de atrações, roteiros, hospedagens e muito mais para quem quer embarcar nos acordes clássicos dessa cidade tão musical.

Onde ficar em Viena? Dicas de hotéis e da melhor região da cidade

Roteiro de Viena: os melhores programas e atrações

Guia KLM de Viena - The Ring / Ringstrasse 2

O que fazer em Viena?

Por Viena passaram grandes nomes da música clássica como Mozart, Beethoven  Schubert e Strauss, por isso, assistir a um concerto ou a uma tradicional ópera na cidade, é um programa quase obrigatório e bem interessante até para quem não tem esse costume.

Guia KLM de Viena - Palácio de Schönbrunn

Guia KLM de Viena - Monumento à Sisi

Viena é clássica e elegante, cujo passado ainda é muito latente. Por essas razões, as principais atrações envolvem os grandes – e muito bem preservados – palácios austríacos, as grandes óperas e museus de excelentíssima qualidade. Caminhar pelo coração do centro histórico (Innere Stadt) e pela grande avenida Ringstrasse (ou Ring) é um dos programas essenciais na cidade e aos poucos você logo entrará nesse clima tipicamente vienense.

Vienna Card ou Sisi Card? Qual vale a pena?

Sem mistérios: Metrô de Viena

Guia KLM de Viena - Cidade 3


[one_half]

Palácios

Palácio de Schönbrunn e seus maravilhosos jardins

Palácio Oberes Belvedere

Palácio de Hofburg (aproveite para visitar também os antigos aposentos dos imperadores, chamados de Kaiserappartements, os portões do prédio Michaelertor, o Pátio In der Burg e o Museu da Sissi)

Innere Stadt

Ringstrasse

Teatro de Ópera de Viena (Staatsoper)

Saint Stephen’s Cathedral (Stephansdom)

Prédio da Prefeitura de Viena (Rathaus)

Biblioteca Nacional

Parlamento de Viena

Praça Josefsplatz

Sala dos concertos dos Meninos Cantores de Viena

Escola Espanhola de Equitação

[/one_half]
[one_half_last]

Museus

Museumsquartier

Museu de História da Arte

Museu de História Natural

MUMOK

Leopold Museum

Kuthsthalle

Museu Albertina

Outros pontos interessantes

Praça Schwarzenbergplatz

Boulevar Schwarzenbergstrasse

Parque Danúbio

Torre Danúbio

Casa de Mozart

Casa-museu do Freud

[/one_half_last]

Guia KLM de Viena - Museu de belas artes

Como chegar a Viena?

Viena cabe perfeitamente no feriado prolongado do carnaval. Considere quatro dias para conhecer a cidade com calma, pois, com tantos palácios, museus e atrações, você precisará de mais tempo para absorver todos aqueles séculos de história e cultura.

Guia KLM de Viena - Teatro da cidade

Como não existem voos diretos do Brasil para a capital da Áustria, uma ótima maneira é viajar com a KLM, fazendo uma breve conexão em Amsterdã. Aliás se tiver mais alguns dias de férias, combinar Viena e a capital da Holanda pode render uma boa ópera 😛

Veja ofertas de voos da KLM para Viena

Guia KLM de Viena - Cidade 1

Onde ficar em Viena?

Essa resposta é simples: tente procurar um hotel dentro da Innere Stadt ou próximo à Ringstrasse, assim você estará a pouco tempo de caminhada das principais atrações de Viena. É nessa área que se concentram a maioria dos hotéis da cidade e também aqueles de tarifas mais elevadas.

Guia KLM de Viena - The Ring Hotel

Se você optar por se hospedar em outro ponto da cidade, procure ficar próximo a uma estação de metrô ou bondinho 😉

Ofertas de hotéis em Viena

Ofertas de hotéis na Innere Stadt

Guia KLM de Viena - The Ring / Ringstrasse 3

Como se locomover em Viena?

O transporte público é muito eficiente e te leva para todos os cantos da cidade de maneira rápida e fácil, mas se escolher bem a localização do seu hotel e planejar seus passeios direitinho, tenho certeza de que você conseguirá passear por toda cidade apenas caminhando ou pedalando. E não se preocupe, Viena é muito segura a qualquer hora do dia ou da noite 😉

Ainda assim, pode ser que você precise pegar o transporte público, então vamos às dicas:

Guia KLM de Viena - Cidade 2

Qual passe comprar?

Existem 5 tipos de passes que englobam os trams (bondinhos), ônibus e metrô e que podem ser comprados nos guichês e maquininhas automáticas das estações:

Guia KLM de Viena - valide seu ticket aqui

Eu sempre considero que fazemos, em média, 4 viagens de transporte público por dia. Nesse caso, todos os passes de 24h a 1 semana valem a pena e, quanto mais tempo você ficar na cidade, mais economizará.

Tome cuidado apenas com o passe Weekly, porque ele é válido de segunda a segunda a partir das 9 da manhã apenas. Isso significa que, se você chegar num sábado, ele só valerá até a meia noite de domingo. Nesse caso, para ele compensar, é preciso chegar pelo menos na sexta de manhã e planejar a utilização do passe sempre depois das 9h.

Guia KLM de Viena - Mercado de Natal

O Vienna Card vale a pena? E o Sisi Card?

Assim como os cartões de desconto de Frankfurt e Berlim, o Vienna Card vale muito a pena para quem vai passar pelo menos 2 dias na cidade. Você pode comprá-lo principalmente nos hotéis e seu preço varia entre 18,90 euros para o de 48h e 21,90 euros para o de 72h e traz descontos em 210 lugares diferentes e a possibilidade de utilizar o transporte público de graça durante sua validade.

Guia KLM de Viena - Biblioteca da cidade

Guia KLM de Viena - Museus 1

Considerando que só o transporte público custa 13,30 euros para 48h e 16,50 euros para 72h, o Vienna Card de 48h/72h teria um custo efetivo de 5,60/5,40 euros cada. Desta forma, por menores que sejam os descontos nas atrações, ao visitar 4 delas, o cartão já se paga. E visitar 4 atrações em 2 dias é baba, né? 😛

Onde comer em Viena – do tradicional à comida de rua

Dicas de compras em Viena

Guia KLM de Viena - Cidade 6

Já o Sisi Card dá desconto apenas nas entradas do Castelo de Schönbrunn, do Hofburg Wein (Aposentos Imperiais) e do Museu do Mobiliário Imperial. Ele pode ser comprado online por 25,50 euros, e seu desconto corresponde à entrada do Museu do Mobiliário Imperial, mas sua grande vantagem é funcionar como um fura-filas, já que você pode entrar sem precisar passar pela bilheteria 🙂

Guia KLM de Viena - Naschmarkt

Qual é melhor? Vienna Card ou Sisi Card?

Depende 😛 O Sisi Card não dá direito ao passe do transporte, e, como na alta temporada as filas dos castelos podem ser demoradas, eu diria que essa opção é interessante pra quem vai fazer apenas um pernoite na cidade ou que não vai passar por pelo menos 4 ou 5 atrações que têm descontos no Vienna Card.

Guia KLM de Viena - Naschmarkt 2

Já o Vienna Card é interessante pra quem vai ficar pelo menos 2 noites na cidade e quer curtir várias das atrações que fazem parte dele, sem contar os outros descontos em bares, restaurantes e lojas 😉

Guia KLM de Viena - Mercado de rua

Onde comer em Viena?

Viena é muito famosa por seus antigos cafés, pela sua confeitaria tradicional (não deixe de provar o apfeslstrüdel e a Sacher Torte, a torta cartão-postal da cidade) e por pratos típicos como o wiener schnitzel (um tipo de bife a milanesa) e o gulash (ensopado de carne).

Guia KLM de Viena - Restaurante Kussmaul

Para um menu mais elaborado e impecável, a dica é reservar um jantar no estralado Konstantin Filippou; para bons drinks seguido de jantar o Kussmaul é excelente; no quesito cafés-tradicionais-vienenses, eu indico o Café Museum e o Café Restaurant Landtmann, frequentado até mesmo por Freud.

Guia KLM de Viena - Café do Freud

Outras duas refeições não podem faltar na sua programação: o farto e saboroso brunch no salão do Kunsthistorisches Museum (reserve com antecedência) e a linguiça recheada de queijo a venda em uma portinha do Naschmarkt, um mercado de rua cheio de produtos do mundo todo.

Guia KLM de Viena - Mercado de Natal 2

Dicas de compras em Viena

No centro de Viena, você encontrará ótimos endereços de compras, tanto de marcas mais tradicionais, de lojas de departamento e das grandes marcas de luxo, quanto de antiquários e lugares mais descolados. Anote o nome dessas ruas: Mariahilfer Strasse, Sphanplatz e Kärtner Strasse.

Guia KLM de Viena - Rua de compras

Leia mais:

Guia KLM de Londres: dicas para você curtir o melhor da cidade

Guia KLM de Praga: O Leste Europeu é logo ali

Guia KLM de Madri: Um roteiro especial pela capital da Espanha

Guia KLM de Barcelona: dicas para aproveitar uma das cidades mais autênticas da Espanha

Guia KLM de Berlim: dicas e roteiros pela cidade que marcou a história

Guia KLM de Viena - Rathaus

Este post faz parte da série patrocinada “Dicas KLM de Viagem” em que traremos, pra vocês, informações sobre a companhia e sobre vários destinos atendidos por ela.