Esquel, na província argentina de Chubut, entrou no nosso radar depois que o vulcão chileno Puyehue entrou em erupção e atrapalhou a temporada de esqui de 2011 em Bariloche ao fazer com que muitos aeroportos da região ficassem fechados por um longo período. Naquela época, restou à cidade receber todos os voos de quem não queria desistir das férias e distribuir esse novo contingente de visitantes para as cidades vizinhas.

Esquel na Patagônia Argentina 6

Passado o sufoco daquele grande contratempo, Esquel ainda preserva seus ares de pequena cidade de montanha aos pés da cordilheira do Andes. Trilhas, passeios de barco, cavalgadas, rafting, observação de aves e pesca esportiva são alguns dos principais atrativos da região.

Esquel na Patagônia Argentina 15

Quais são os principais passeios oferecidos em Esquel?

Parque nacional Los Alerces

Considerado um dos parques nacionais mais bonitos de toda a Argentina e um dos principais cartões postais mais próximos de Esquel, o Parque Nacional Los Alerces é o lugar ideal para quem quer aproveitar as diversas opções de trilhas e esportes de aventura.

Esquel na Patagônia Argentina 3

Além das belas cachoeiras, também são oferecidos diferentes passeios de barcos pelos grandes lagos da região. Ao chegar à entrada do parque, confirme a obrigatoriedade ou não da presença de um guia local para trilhas mais longas, pois nem todo o parque está sinalizado.

Esquel na Patagônia Argentina 1

O ingresso para o Parque Nacional Los Alerces custa 80 pesos e não inclui nenhum passeio ou guia. O valor do passeio de barco é 380 pesos por pessoa e só costuma sair com um mínimo de 15 participantes.

Esquel na Patagônia Argentina 4

Estação de esqui La Hoya

Esquel também é conhecida pela estação de esqui La Hoya, uma das mais acessíveis da Argentina. Mas fique atento: se você tem planos de viajar por esse ponto da patagônia durante o inverno e ainda quer esquiar, leve em consideração que a infraestrutura para os iniciantes é bem limitada se comparada aos outros centros invernais da América do Sul.

Esquel na Patagônia Argentina 7

La Trochita

Um dos grandes patrimônios da cidade atende pelo nome de La Trochita, uma das maria-fumaças mais antigas do país ainda em funcionamento. O trajeto completo dura aproximadamente 3h30 e sai de Esquel até Nahuel Pan, uma colônia de descendentes mapuches. O passeio custa 300 pesos e é um programa divertido e com uma paisagem incrível, principalmente para quem viaja com crianças.

Esquel na Patagônia Argentina 13
Esquel na Patagônia Argentina 14

Trevelin

Outro trecho que não costuma faltar no roteiro de quem visita Esquel, é passar pela pequenina Trevelin. A cidade guarda com orgulho momentos do seu passado colonizado pelos povos gauleses que podem ser notados tanto nas construções locais como no hábito de se tomar o autêntico chá da tarde.

Esquel na Patagônia Argentina 12

Cachoeiras de Nant y Fall

Se cachoeiras e pequenas trilhas fazem parte do seu programa, vale conhecer as cachoeiras Nant y Fall. Com apenas 45 minutos de caminhada, você chega a três diferentes mirantes e de lá pode apreciar belas quedas d’água. A propriedade abre das 8 às 20h no verão e fica até às 18 durante o inverno. O ingresso custa 35 pesos por pessoa e a trilha é toda sinalizada e de fácil acesso.

Esquel na Patagônia Argentina 20
Esquel na Patagônia Argentina 21

Campos de tulipa

Quem disse que só no keukenhof na Holanda era possível percorrer vastos e floridos corredores de tulipas? Viajando para Esquel em meados de outubro, você pode se surpreender com a beleza dos campos de tulipa da fazenda Flores del Sur. A entrada custa 40 pesos por pessoa.

Esquel na Patagônia Argentina - Campos de Tulipas 2

Os preços dos passeios indicados neste post são de outubro de 2014, mas, por conta da inflação recorrente na Argentina, eles podem ser reajustados com muita frequência. Uma dica de economia é levar dólar e tentar negociar os preços do passeio diretamente nessa moeda, pois seu valor no câmbio paralelo costuma ser bem vantajoso.

Esquel na Patagônia Argentina - Campos de Tulipas 1

Para os passeios mais longos, sempre leve água, seu próprio lanche, boné e protetor solar, pois a estrutura é um pouco precária e dificilmente você encontrará esse tipo de apoio ao longo do caminho.

Esquel na Patagônia Argentina - Campos de Tulipas 4
Esquel na Patagônia Argentina - Campos de Tulipas 3

Onde comer em Esquel?

Infelizmente não tive tempo de provar com calma os restaurantes da cidade e descobrir mais sobre os pratos típicos da região. Posso deixar aqui apenas três indicações: Heiskel, a microcervejaria da cidade que já tem feito bonito até em concursos na capital; a tradicional casa de chá La Mutisía em Trevelin que repete o jeito gaulês de servir o chá da tarde e a fábrica regional de chocolates e produtos típicos da patagônia chamada Braese.

Esquel na Patagônia Argentina 2

Onde ficar em Esquel?

A oferta de hospedagem em Esquel é restrita e a maioria funciona como chalés e cabanas de montanhas. Procurando por algo mais confortável, o hotel Las Bayas é uma ótima sugestão. A cidade vizinha de Trevelin também pode ser uma opção de hospedagem, porém ainda mais rústica que Esquel.

Veja ofertas de hotéis em Esquel

Esquel na Patagônia Argentina 10

Logística, transporte e aluguel de carro em Esquel

Diferente de outros pontos da Argentina como Bariloche, Ushuaia e Buenos Aires, onde você consegue se locomover muito bem com o combo transporte público + taxis, em Esquel isso dificilmente vai funcionar.

Esquel na Patagônia Argentina 5

Para resolver a questão da logística na cidade, você tem basicamente duas opções: ficar em um hotel mais próximo do centro (e perto de restaurantes, supermercados e do comércio local) e contratar uma agência para resolver todos os passeios pela região, ou alugar um carro e percorrer tudo por conta própria.

Esquel na Patagônia Argentina 11

Escolhendo alugar um carro, tenha em mãos um bom GPS que funcione offline, pois o sinal de Internet na região é precário e costuma falhar. Informe-se também na cidade sobre as condições das estradas e as melhores rotas a seguir.

Esquel na Patagônia Argentina 8

Esquel na Patagônia Argentina 17

Esquel combina com qual destino?

Se você muito gosta desse clima vilarejo de montanha + passeios tranquilos na natureza, Esquel pode ser uma alternativa mais rústica e intocada para a já tão conhecida Bariloche.

Esquel na Patagônia Argentina 16
Esquel na Patagônia Argentina 9

Querendo estender esse tipo de viagem, o roteiro Buenos Aires + Bariloche + Esquel pode render um bom tango.

Esquel na Patagônia Argentina 18
Esquel na Patagônia Argentina 19

O Sundaycooks viajou a convite da Província de Chubut.