A menos de 75 km de Santiago, no belo Vale de Casablanca, fica uma das vinícolas com o conceito mais zen que conhecemos: a Vinícola Emiliana. Orgulhosa por entregar ao consumidor vinhos orgânicos e sustentáveis, a produtora leva a sério o conceito que a fez ganhar prêmios e reconhecimento internacional.

O cuidado com a integração com a natureza e o menor impacto possível sobre ela não é uma mera jogada de marketing, é algo que está enraizado na filosofia. Mais preocupados com o meio ambiente, o plantio e a colheita seguem o calendário lunar e nenhum uso de pesticidas é aprovado na propriedade, apenas adubos e protetores naturais que não impactam o bom funcionamento da biodiversidade. Por isso, não se espantem ao encontrar simpáticas alpacas e outros animais caminhando livremente pela plantação.

Vinícola Emiliana: passeio e degustação no Vale de Casablanca - vinhos orgânicos

A viña Emiliana

Este é um passeio mais informativo e menos ilustrativo que as outras vinícolas que visitamos, mas a qualidade dos rótulos é bem superior às marcas mais conhecidas como Concha y Toro e Undurraga. Quando fizerem a reserva, vale pedir a degustação harmonizada com queijos típicos.

A loja da vinícola tem rótulos diferentes dos que encontramos no free shop, por isso aproveite a oportunidade para trazer algumas garrafas na mala com ajuda daquelas sacolas protetoras de garrafas vendidas ali.

Dica: segundo nossa guia, durante o verão o ideal é reservar um horário depois do almoço, quando as excursões já seguiram para Valparaíso 😉

Vinícola Emiliana: passeio e degustação no Vale de Casablanca - tipos de passeios

Degustação dos vinhos da Emiliana

A vinícola oferece 4 programas diferentes de visitação e recomendamos que você faça a reserva antecipada. Eles acontecem diariamente sempre às 10h30, 12h, 14h30 e 16h. O email para reserva é [email protected].

Vinícola Emiliana: passeio e degustação no Vale de Casablanca - tour

Tipos de passeios e degustações

Tour degustación orgánico

  • Passeio pelos jardins com pausa para conhecer os animais fofos que moram ali, caminhada pelas parreiras com uma breve explicação sobre os tipos de solos e as condições favoráveis do clima em Casablanca. Visita à adega subterrânea.
  • Degustação de quatro rótulos: Adobe, Novas, Signos de Origen e Coyam
  • Duração: 30 minutos
  • Preço: 16.000 pesos ou 26.000 pesos pelo tour privado
  • Você pode complementar a degustação dos vinhos com uma harmonização de queijos e chocolates orgânicos por um acréscimo de 5000 pesos no valor final (4 tipos diferentes de queijos e 4 de chocolates)

Tour degustación orgánico Gê

  • Passa pelos vinhedos, pela produção de balsâmicos e licores além da adega subterrânea.
  • Degustação de quatro rótulos orgânicos
  • Preço: 26.000 pesos ou 32.000 pesos pelo tour privado
  • Você pode complementar a degustação dos vinhos com uma harmonização de queijos e chocolates orgânicos por um acréscimo de 5000 pesos no valor final (4 tipos diferentes de queijos e 4 de chocolates)

Experiencias en Emiliana – Produzindo seu próprio vinho

Quer fazer de conta que é um enólogo por um dia?

  • Esse passeio é bem diferente e vai transformar a sala de degustação num espaço para você criar seu próprio vinho. A brincadeira começa ao degustar três vinhos tintos diferentes (cabernet sauvignon, carmenère e merlot) e ao aprender um pouco sobre a característica natural de cada um deles. Depois você vai montar sua própria garrafa com um blend dessas três variações.
  • Preço: 28.000 pesos
  • Não inclui um tour pela propriedade

Picnic orgánico

  • Você vai receber uma cesta recheada de guloseimas para aproveitar toda a área verde da vinícola. Ela leva dois sanduíches, frutas secas, biscoitos tipo palmier, azeitonas ou queijos, dois doces, duas garrafas de água.
  • Preço: 24.000 pesos para duas pessoas (já com imposto).
  • Atenção à pegadinha: não está inclusa nenhuma garrafa de vinho e nem o tour de degustação. Isso será cobrado a parte

Vinícola Emiliana: passeio e degustação no Vale de Casablanca

Como chegar até a Vinícola Emiliana

A Emiliana fica no Vale de Casablanca, a região famosa pela produção de vinhos brancos no Chile.

Ela fica pertinho de outras vinícolas famosas como a Casas del Bosque e a Indómita.

Também é possível combinar o roteiro das vinícolas de Casablanca com a passagem por Valparaíso e/ou Viña del Mar. Aliás, já pensou em conhecer a casa do poeta Pablo Neruda em Isla Negra?

Vinícola Emiliana: passeio e degustação no Vale de Casablanca - reservas

De carro alugado

A maneira mais rápida de chegar até a vinícola Emiliana é de carro.

A partir da capital do Chile, o trajeto leva cerca de uma hora e meia, percorrendo 72 kms pela Rota 68.

O caminho indicado pelo Google Maps passa por áreas de pedágio que devem ser pagos em dinheiro vivo.  Sai de Santiago pela Costanera Norte via Av. Providencia e pegue a Ruta 68 sentido Casablanca.

Cuidado: se beber, não dirija. Escolha alguém para ser o motorista da rodada. Aproveite para ver nossas dicas de como dirigir nesta região do Chile e veja também ofertas de aluguel de carro em Santiago.

De transporte público

É um perrengue chique, mas é possível chegar até a Emiliana de transporte público.

De táxi ou aplicativo de transporte

O Cabify aponta um valor salgado para esta corrida: cerca de $61,000 pesos chilenos (não consegui calcular o preço com exatidão porque a página está dando erro). Já o Uber não disponibilizou mais a opção de orçamento dentro do site em português para este trajeto no Chile. O único aplicativo de transporte legalizado no Chile é o Cabify.

Emiliana, a vinícola orgânica do Vale de Casablanca 2

Emiliana Organic Vineyards

  • Endereço: Ruta 68, km 60,7, Casablanca. Site
  • Horário de atendimento da loja: das 10 às 18h entre dezembro e março; das 10h às 17h entre abril e novembro
  • Horário dos tours: todos os dias sempre às 10h30, 12h, 14h30 e 16h
  • Reservas: [email protected]