Um dos primeiros passos que todos nós seguimos quando montamos uma viagem, é procurar por opiniões sobre os hotéis, restaurantes e atrações para sabermos se eles valem a pena. Dessa necessidade, surgiram sites, como o TripAdvisor, para agregar esses reviews e tornar essa fase da viagem mais fácil. Mas será que a grande quantidade de informação – algumas vezes duvidosas – não acaba dificultando nosso planejamento?

Seven Hotel em Paris - Suíte Close to the Stars 1

Seven Hotel – Paris

Como avaliar as opiniões em sites como o TripAdvisor?

Nos últimos anos, os sites de avaliação e opiniões como o TripAdvisor, Booking.com e Expedia vêm sofrendo uma série de “ataques” de falsas informações em que uma empresa compra “pacotes” de resenhas boas sobre si mesma, ou de más opiniões sobre o concorrente. Houve, inclusive, o caso de um gerente geral de comunicação da Accor de Sidney que usava uma conta falsa para postar bons reviews sobre os hotéis da rede enquanto falava mal dos concorrentes.

O grande problema é que esse tipo de comportamento faz com que passemos a duvidar das informações contidas nesses sites, dificultando a nossa tomada de decisão na hora de escolher entre um hotel e outro ou uma atração e outra. Para tentar diminuir a quantidade de resenhas falsas, o TripAdvisor mantém uma equipe só para investigar mensagens duvidosas enquanto o Booking.com aceita resenhas apenas de pessoas que realmente se hospedaram num determinado hotel.

Mas não priemos cânico! Nós do Sundaycooks estamos aqui pra ajudar você a avaliar as avaliações e descobrir se aquele hotel encaixa nas suas expectativas 🙂

Domus Balthasar Hotel - Quarto e janelas

Domus Balthasar Design Hotel – Praga

Primeiros passos

Defina suas expectativas

Essa é a primeira coisa que devemos fazer. Ao definir suas expectativas sobre o que quer ou espera de um hotel, você verá como vários dos problemas relatados por outras pessoas foram causados por expectativas não condizentes com o local ou preço pago. Por exemplo, ao pagar 50 dólares num hotel, não podemos esperar que sejamos recebidos com champanhe e morangos no quarto, não é mesmo? 😉

Escolha hotéis com classificação acima de 8/10 ou 4/5

Ao começar as pesquisas pelos hotéis de pontuação mais alta, você já se livra de problemas mais básicos e comuns naqueles de avaliação mais baixa. É claro que é possível encontrar boas acomodações com notas inferiores, mas a tendência é que isso seja mais raro.

Lembre-se também de que a pontuação dos usuários não tem ligação direta com a classe (número de estrelas) da hospedagem, pois um hotel 4 estrelas com pontuação 7 provavelmente será melhor que um albergue com pontuação 9, mas o valor percebido do segundo poderá ser melhor que o do primeiro dependendo das suas expectativas.

Hotéis em Lima: do básico ao luxo - Hotel B Quarto

Hotel B – Lima

Avaliando os reviews

Comece sempre pelas avaliações mais novas

Muitos hotéis e restaurantes passam por reformas regularmente e mudam suas equipes com certa frequência, por isso é importante não se basear muito nos reviews antigos que, na minha opinião, servem apenas para descobrir se um problema antigo ainda existe ou se o estabelecimento está preocupado em melhorar sempre.

Foque nos reviews negativos, veja o que é recorrente e decida se aquilo é aceitável para você

Essa é a principal técnica que eu uso quando estou escolhendo hotéis 🙂

Os reviews positivos podem acabar lhe empolgando e mascarando os problemas de um determinado hotel, por isso, eu indico começar sempre analisando os problemas relatados por outros hóspedes. Mas não os leve ao pé da letra, pois cada pessoa tem expectativas e gostos diferentes. A ideia é ver o que é realmente problemático para você (presteza dos funcionários, limpeza, barulho, etc) e quais reclamações se repetem com frequência.

Hotéis econômicos na Alemanha - The Circus Hotel Berlim

The Circus Hotel – Berlim

Desta forma, você consegue separar os casos isolados, os erros de expectativas e os reviews falsos do que é informação real e útil.

Por exemplo, se uma pessoa reclamou que os funcionários são rudes, mas nenhuma outra reclamou da mesma coisa, provavelmente aquele foi um caso isolado (ou até falso). Agora, se muitas reclamam do barulho dos quartos e do tamanho do banheiro, então esses são problemas que devem ser levados em consideração.

Uma vez que os problemas mais crônicos foram identificados, é hora de pesá-los sob sua perspectiva

Você tem sono pesado? Então quartos barulhentos provavelmente não incomodam. Você é alto? Nesse caso, banheiros pequenos podem ser um suplício.

Preste atenção no tipo de viajante que está opinando

Leve em consideração que cada tipo de viajante tem expectativas diferentes sob o mesmo hotel. Um mochileiro provavelmente estará satisfeito com uma cama para dormir, enquanto um casal em lua de mel estará procurando por algo mais aconchegante.

Hotel Maria Condesa - quarto

Hotel Maria Condesa – Cidade do México

Escolhendo os hotéis e estabelecimentos

As redes sociais são ótimos lugares para você avaliar a índole das empresas. Mesmo que você não esteja procurando, provavelmente ficará sabendo do comportamento de algumas empresas ao receberem críticas, seja nas próprias redes, seja nos sites de reviews. É claro que todos querem receber bons reviews, mas é no momento que elas receberem críticas negativas que elas mostram quem realmente são. Abaixo estão dois casos polêmicos sobre o assunto:

Spa tenta remover resenha online e ganha repercussão ainda pior

Embate entre o chef Douglas Van Der Ley e a blogueira Tati Canto domina redes sociais

Eu sou da opinião de que, se um lugar tratou mal alguém que fez uma crítica negativa (justa) ou se está dando “prêmios” para aqueles que deixarem boas críticas, então ele não merece minha visita, pois está claramente tentando manipular a informação e opinião alheia. Da mesma forma, se um estabelecimento agiu de maneira correta na mesma situação, eu provavelmente o considerarei quando tiver a oportunidade.

Qual a sua dica para não cair em furada por causa dos reviews?

Onde ficar em Las Vegas - Aria Hotel 6