Depois de um voo cansativo de Santiago a Punta Arenas, era hora de pegar a estrada com destino ao hotel Tierra Patagonia. Dentro da van, um lanchinho nos esperava para a viagem de 4 horas até quase a entrada do Parque Nacional de Torres del Paine.

Tierra Patagônia - vista para Torres del Paine

À medida que nos afastávamos da cidade, a paisagem urbana dava lugar às pradarias, às criações de ovelhas, de avestruzes e ao simpáticos guanacos que insistiam em pular as cercas das propriedades à beira da estrada.

O movimento da van, a tranquilidade da paisagem e a fadiga do voo anterior me colocaram gentilmente para ninar, apesar de toda minha expectativa em conhecer um dos lugares mais bonitos e ermos do nosso continente.

Fui acordado com o movimento do carro estacionando para uma parada estratégica numa pousada, que parecia isolada de tudo, no caminho entre Punta Arenas e o Tierra Patagonia.

Pouco tempo depois, já era possível ver as montanhas nevadas ao fundo num sinal de que estávamos chegando. De repente, o motorista fez uma curva à esquerda onde estava a placa do hotel. Mas… cadê o hotel?

Tierra Patagônia - entrada

Tierra Patagonia, o hotel de vento

Segundo Cazú Zegers, arquiteta escolhida para projetar o Tierra Patagonia,

“o hotel mimetiza com seu entorno,
dialoga com ele,
se integra,
seguindo as mesmas linhas aerodinâmicas deixadas pelo vento.”

Essa descrição não poderia ser mais correta.

Tierra Patagônia - arquitetura

Seu exterior, em linhas arredondadas que parecem fluir com a paisagem, é todo coberto de madeira crua de lenga – árvore típica da região – de forma a deixar que o clima atue livremente sobre elas para que com o passar do tempo o hotel se integre ainda mais ao ambiente.

Esse pensamento também está presente na maneira como o hotel foi construído. Grandes janelas e paredes de vidro estão por toda parte para que seus hóspedes possam ver toda a beleza do lago Sarmiento e das Torres del Paine de praticamente qualquer lugar e, ao mesmo tempo, possam se sentir integrados à magia da Patagônia chilena.

Tierra Patagônia - hotel design

Sustentabilidade

Sustentabilidade e turismo consciente são a base de todos os hotéis do Tierra. Além de todo conforto, o grupo também está preocupado em oferecer experiências sustentáveis aos seus hóspedes, diminuir seu impacto ambiental e apoiar as comunidades locais.

O hotel da Patagônia tem um sistema que controla a eficiência termal para reduzir o consumo de energia. Eles também apoiam um projeto de reflorestamento de árvores nativas e estudam montar uma horta que ajude a abastecer a cozinha.

Durante sua construção, os paisagistas Catalina Phillips e Gerardo Ariztía tiveram uma preocupação grande em diminuir os impactos ambientais acabaram removendo parte da vegetação e a colocando temporariamente numa estufa. Assim que a obra foi concluída, todos esses elementos naturais foram replantados no entorno do hotel garantindo que até a fauna típica voltasse a passear por ali.

Tierra Patagônia - decoração

Localização

O Tierra Patagonia fica na margem do lago Sarmiento. Essa localização privilegiada possibilita que todos os quartos, as piscinas e as alas comuns tenham uma vista irretocável para as Torres del Paine, os Cuernos del Paine e o monte Almirante Nieto, principais atrativos do Parque Nacional.

Acordar com essa vista é algo surreal.

Apesar de parecer que estamos na altitude, quase todo o parque está a menos de 500 m acima do nível do mar, exceção feita às torres e montanhas, cujo pico mais alto está a pouco mais de 3000 m de altitude.

Tierra Patagônia - natureza

Passeios all-inclusive

Como o hotel fica bem próximo às entradas do Parque Nacional  de Torres del Paine, você pode escolher entre uma infinidade de passeios que atendem a todo tipo de público, de crianças até jovens há mais tempo.

Tierra Patagônia - Torres del Paine

No final de cada dia ou logo na chegada, os hóspedes são apresentados ao grande mapa que fica na área comum do hotel. É a partir deste mapa que, com ajuda dos guias, você escolherá os passeios que deseja fazer.

Tierra Patagônia - passeios

Todos os passeios (exceto a navegação no lago Grey) estão inclusos nas diárias e são divididos em tours de meio dia e de dia inteiro, ou seja, você pode fazer até 2 passeios de meio dia ou um de dia inteiro por diária. Optando pela primeira alternativa, você fará todas as refeições no hotel, já com a segunda opção, o almoço acontece durante o passeio, seja num restaurante local, seja num piquenique montado pela própria equipe do Tierra.

Os passeios oferecidos variam entre caminhadas, cavalgadas e viagens cênicas (alguns exclusivos do Tierra Patagonia) que por sua vez são sub-divididas de acordo com a dificuldade: fácil, médio e difícil.

Como tínhamos pouco tempo para conhecer a região, resolvemos fazer um passeio cênico de dia todo chamado Maciço Paine e dois de meio dia (Laguna Azul e cavalgada pela Estância Lazo). Além desses passeios, eu queria muito fazer a caminhada até a base das Torres del Paine, mas tive de deixar para uma outra oportunidade devido ao pouco tempo disponível (e à dificuldade dessa caminhada de 8h). Ahhhhh…

Tierra Patagônia - louge do hotel

Infraestrutura

Impecável e atento aos detalhes são os melhores adjetivos à infraestrutura do Tierra Patagonia. Tudo funciona tão harmoniosamente que você nem perceberá o tempo passar.

A cultura patagônica está presente no design interior do hotel ao absorver artesanatos e artefatos de toda a região para a decoração de todos os ambientes.

Tierra Patagônia - lobby

Quartos

Todos os quartos são amplos (de 36 a 51m2), têm vista para o lago e para as Torres del Paine e são bem decorados em estilo rústico minimalista com muita madeira, vidro e tecidos quentes. Quando o inverno começa a chegar, nem é preciso fechar as persianas para dormir, pois o sol só começa a nascer depois das 7 da manhã. Eles ainda têm banheira com vista e as amenidades são da marca francesa L’Occitane. Não há TV ou aparelhos de som. O wifi está disponível apenas nas áreas comuns para que os hóspedes possam se desligar e interagir entre si.

Tierra Patagônia - quarto

Tierra Patagônia - banheiro

Restaurante, bar e áreas comuns

O café da manhã é servido num buffet ao estilo continental com produtos frescos e variados além de ovos mexidos e omelete feitos na hora (divinos!). Destaque para todos os sucos naturais, principalmente os de graviola e abacaxi.

O restaurante oferece uma cozinha patagônica com um toque contemporâneo usando ingredientes produzidos na região. Os menus incluem duas opções de entrada, prato principal e sobremesa, mas nada impede que você peça algo diferente caso tenha alguma restrição alimentar. Os sorvetes feitos na propriedade são ótimos e, se estiver em grupo, aproveite para pedir um de cada. Garanto que você não conseguirá escolher apenas um preferido.

Tierra Patagônia - all inclusive

Assim como quase tudo no Tierra Patagonia está incluso na diária – de traslado a refeições e passeios -, o consumo no bar também faz parte do pacote, ou seja, você pode tomar sucos, cervejas patagônicas, vinhos chilenos (os ótimos Corralillo Matetic), pisco sours, calafate sours (um drink típico do sul do Chile que leva pisco, suco de limão siciliano e calda de calafate – um fruto escuro nativo da Patagônia), uísque ou qualquer outra bebida (exceto as super premium) sem pagar nada mais por isso.

Tierra Patagônia - restaurante

Tudo isso acontece no grande salão da área comum do hotel. De um lado estão as mesas do café da manhã e do restaurante, no meio o bar e, do outro lado, a área de descanso que inclui o mapa da região, a biblioteca no mezanino, as cadeiras de descanso e a sala da única TV do hotel.

Tierra Patagônia - refeições

Uma Spa

O Uma Spa no Tierra Patagonia segue a filosofia de “spa aventureiro”. O hotel quer que seus hóspedes se aventurem durante o dia e, ao voltarem dos passeios, se revigorem e relaxem em suas piscinas aquecidas, na jacuzzi ou com a ajuda de algum tratamento relaxante (pago à parte).

A vista da piscina aquecida do spa é uma das mais bonitas do hotel e a jacuzzi do lado de fora garante o relaxamento em meio à natureza e à uma bela vista para o Maciço Paine.

Tierra Patagônia - SPA e piscina

Como chegar ao Tierra Patagonia?

A maneira mais prática de chegar até Torres del Paine é voando até Santiago para Puerto Natales ou Punta Arenas. Também é possível fazer esse caminho (até a entrada do trecho sul da patagônia chilena) saindo de Buenos Aires, apesar de não ser muito comum.

Ao desembarcar em Puerto Natales, Punta Arenas ou Cerro Castillo (na Carretera Austral), um carro do Tierra Patagonia te levará até o hotel numa viagem de uma hora a partir de Puerto Natales e quatro horas a partir de Punta Arenas. Infelizmente o aeroporto de Puerto Natales só funciona no verão.

Tierra Patagônia - natureza na patagonia

Em determinadas épocas do ano, também é possível chegar ao hotel a partir de El Calafate, na Argentina. Nesse caso, é preciso fazer uma travessia de barco e pegar a van do hotel do outro lado do lago.

Seja por Puerto Natales, Punta Arenas, Cerro Castillo ou El Calafate, o transporte não tem custo adicional para quem fica hospedado no hotel mais de três diárias no sistema all inclusive (quatro diárias para quem vai chegar pela Argentina). Contudo, é interessante confirmar o horário de chegada, pois as saídas das vans são feitas em horários fixos pré-estabelecidos.

Tierra Patagônia - arquitetura

Para quem é o Tierra Patagonia?

O Tierra Patagonia é ideal para quem procura uma viagem livre de perrengues e com conforte num lugar de natureza incrível e isolada.

O Sundaycooks viajou a convite do Tierra Patagonia.