A Patagônia Chilena abriga alguns dos cenários mais bonitos de toda América do Sul. As opções de passeios e roteiros por essa região são inúmeras, tanto para quem gosta de fazer trilhas e acampar, quanto para quem aprecia um turismo mais contemplativo. Alguns hotéis de luxo costumam oferecer programas exclusivos para seus hóspedes. Aqui detalho todas as opções de tours oferecidos pelo Tierra Patagonia.

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - como chegar

Como são os passeios do Tierra Patagonia?

Após chegarmos no Tierra Patagônia, era hora de decidir quais passeios queríamos fazer no curto espaço de tempo que passaríamos na patagônia chilena. Prontamente munidos de calafate sours (não deixe de provar!), sentamos em frente ao grande mapa da região para conversarmos com os guias sobre os passeios disponíveis.

Todos as excursões do Tierra Patagonia estão inclusas nas diárias, sendo algumas de dia inteiro e outras de meio dia de duração. Caso você escolha um passeio de dia inteiro, o almoço poderá ser um piquenique ou uma refeição num restaurante, mas fique tranquilo: snacks e bebidas estão sempre disponíveis nas vans. Já para as saídas de meio dia, o almoço é servido no próprio hotel e, dependendo do horário, você ainda terá tempo para curtir a vista aproveitando a piscina aquecida.

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile

São quinze excursões propostas pelo Tierra Patagonia (algumas exclusivos!). Elas são divididas por nível de dificuldade e também entre caminhadas e viagens cênicas. Desta forma, você pode escolher com a ajuda dos guias os passeios que mais se adequam às suas expectativas.

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - trilhas

Como teríamos pouco tempo, nosso grupo escolheu fazer um passeio de dia inteiro pela parte oeste de Torres del Paine, um de meio dia pela parte nordeste e uma cavalgada com direito a churrasco patagônico no fim do dia, numa combinação perfeita para conhecer uma parte do parque nacional.

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - natureza

Maciço Paine

(fácil, dia inteiro, 30 minutos de caminhada)

Sempre com paradas estratégicas para fotos e avistamento de animais, esse passeio é super tranquilo e é ideal para quem não quer caminhar muito, mas ao mesmo tempo, quer conhecer várias partes do lado oeste do parque nacional.

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - o que ver

Além de incríveis vistas do Maciço Paine (Torres del Paine, Cuernos del Paine e Almirante Nieto), um dos pontos altos do passeio é a caminhada pelos bosques de Nothofagus (uma das maiores árvores do parque) que leva ao Lago Grey, de onde é possível – dependendo da época – ver pedaços de icebergs boiando e fazer o passeio de catamarã até o glaciar de mesmo nome (pago à parte).

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - onde ir

Boa parte da vegetação de Torres del Paine é mais rasteira e com pequenos arbustos. Geologicamente falando, essa região é jovem e ainda não houve acúmulo suficiente de sedimentação da terra e matéria orgânica para permitir que árvores maiores fixem suas raízes, já que as rochas são encontradas a poucos metros do chão.

Já nos bosques de Nothofagus, perceberemos que a vegetação já é composta de árvores maiores, um indicativo de que aquela região é mais antiga e, portanto, teve mais tempo para acumular sedimentos. Viu só? Sundaycooks também é biologia e geografia 😉

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - flora

Laguna Azul

(fácil, meio dia, 30 minutos de caminhada)

Este passeio de meio dia percorre a parte norte/nordeste do parque passando pela Laguna Amarga, onde é possível ver alguns grupos de pássaros descansando pela manhã, e pela Cascata Paine, a maior da região com 14 metros de altura, até chegar à Laguna Azul, palco de algumas das fotos mais divertidas e incríveis da viagem.

Nesse passeio fizemos um pequeno piquenique à beira da Laguna Azul e pudemos encontrar uma raposinha simpática caminhando pelo local.

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - lagos

Durante o caminho, você encontrará diversos grupos de guanacos se alimentando. Repare como sempre haverá um ou outro afastado do grupo, quase imóvel e num lugar de visão privilegiada. Esses são os guanacos sentinelas, responsáveis pela segurança do grupo caso um puma apareça. Note que eles nunca estarão sentados e dificilmente estarão comendo, pois precisam ficar sempre alertas.

Os pumas aprenderam a usar as cercas das propriedades fora do parque para encurralar os guanacos durante suas perseguições. Êta bichinho esperto!

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - vegetação

Cavalgada pela Estância Lazo seguida de churrasco patagônico

Nosso último passeio foi uma cavalgada pela Estância Lazo que terminou em um churrasco patagônico delicioso regado a muita conversa boa com os chilenos e outros hóspedes do Tierra.

A cavalgada acontece dentro da propriedade e os cavalos são bem mansos e fortes para aguentarem o terreno acidentado e o frio que faz por lá no inverno. Aproveite para tirar várias fotos e selfies no mirante, pois a vista do Maciço Paine daquele ponto é linda.

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - passeios do Tierra Ptagonia

Passeios do Tierra Patagonia pelo Parque Nacional de Torres del Paine

Esses são outros passeios no Parque Nacional de Torres del Paine oferecidos pelo Tierra Patagonia:

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - gelo

Passeio de dia inteiro

Trilhas

À Base das Três Torres
Uma das trilhas mais bonitas do parque seguindo o curso natural do rio Ascensio River ao Paso de los Vientos até o refúgio Chileno. Ao cruzar o rio, a trilha continua subindo até conseguir ver as Torres del Paine.

Nível: alta

Paso de Agostini
Essa trilha é pouco conhecida e começa na Laguna Verde. Depois do piquinite na trilha, paramos num mirante Lago del Toro. O trekking termina com uma descida íngreme para a ponte Weber.

Nível : média / alta

Península Grey
A van do hotel nos leva até o parquie e, durante a caminhada, passamos pelo rio Pingo em uma ponte suspensa até descer às margens do Lago Grey. Seguimos pela praia até um ponto onde podemos ver os blocs de gelo do Glaciar Grey se despregando ao longe.

Nível : média

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - melhor época do ano

Atividades aquáticas

Pesca na Patagônia Chilena
Para quem gosta de pescaria, pescar na Patagônia é uma experiência incrível. Imagine pescar um salmão do Pacífico? Os pontos de pesca são o Rio Baguales, Las Chinas, Serrano, Lago del Toro e Lago Maravilha.

Esse passeio é apenas para pescadores experientes, inclui almoço e está disponível mediante reserva prévia (com custo adicional) apenas durante a temporada de outubro a abril.

Navegação até o Glaciar Grey e passeio com vista para o Maciço Paine

Após chegar ao Lago Grey, o guia faz uma breve trilha pelo bosque Nothofagus até a praia, Depois acontece o embarque no catamarã qie segue até o glaciar.

** O valor do ingresso no barco não está incluso e a saída desse tour está sujeita às condições climáticas no lago.

Nível: fácil

Caiaque no Lago Grey

Imagine fazer um passeio de caiaque em águas glaciais e passar pertinho de grandes esculturas de gelo em tons fortes de azúis. O dia termina com uma descida pelo rio rumo à área chamada Serrano.

Nível: fácil

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - fotografia

Passeio de meio dia

Birdwatching

Observação de pássaros

Com mais de 120 variedades de pássaros, o parque é um lugar perfeito para quem gosta desse tipo de passeio.

Nível: fácil

Caminhadas

Geologia antiga no Lago Sarmiento

Essa trilha guiada busca mostrar as formações rochosas que refletem o começo da história da Terra.

Nível: médio-fácil

Trilha do Tierra

Trilha exclusiva perto do hotel para ver as montanhosas da Cordilheira Paine e da Serra Baguales, com direito a muita conversa sobre a fauna e a flora patagônica e quem sabe até com avistamento de alguns animais nativos como águias, raposas, avestruzes patagônicos e condores.

Nível: fácil

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - estrada

Trilha do Caçador

Caminhada para conhecer mais sobre a cultura indígena Aonikenk, os nômades patagônicos que deixaram muitos rastros de pinturas rupestres.

Nível: médio-fácil

Cavalgadas

Cavalgada entre lagos

O tour parte da Estância Cerro Guido até o Sierra del Toro, passando pelo Lago Sarmiento e com paradas estratégicas para ver a beleza do Maciço Paine.

Nível: médio

Ciclismo

La Porfiada

Essa trilha faz parte da Estância Cerro Guido, mas fica numa área menos conhecida do parque nacional. O caminho é todo em descida com vistas para p Maciço Paine e as Torres del Paine.

Nível: médio

Bicicleta pelo Cañadón Macho

Essa pedalada começa na região da Lagoa Azul e envolve paisagens de Cañadón Macho.

Nível: média

Passeio contemplativo / cênico

Sierra Baguales

Esse passeio começa quase na fronteira com a Argentina e vai margeando o rio Baguales, num trecho quase inexplorado. Na volta, uma parada estratégica no Cerro Guido, um local histórico do século XIX.

Nível: médio-fácil

Dicas para uma viagem à Patagônia

É muito importante seguir algumas dicas simples, mas que servem para manter o local o mais intocado possível.

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - fauna típica

Leve um casaquinho

Sério, mesmo no verão, as manhãs e noites podem ser bem geladas, por isso é sempre bom ter um casaco quentinho, de preferência corta vento.

Siga sempre as orientações dos guias

Eles conhecem a região e são treinados para orientar todos os turistas e ajudam a manter o parque em boas condições de preservação da natureza.

Caminhe sempre “por el sendero”

Lembre-se: o solo e a vegetação da região são muito sensíveis, por isso, caminhar sempre pelas trilhas demarcadas é importantíssimo para evitar afetar a evolução da vegetação nativa.

OS melhores passeios no Parque Nacional Torres del Paine, no Chile - cachoeiras

Leve seu lixo com você

Você irá notar que os guias sempre passam recolhendo todo e qualquer lixo gerado pelo grupo, por isso é necessário fazer a sua parte.

Nunca faça fogueiras fora dos lugares demarcados

Em 2011, um turista israelense causou o maior incêndio já registrado na região (por puro descuido) ao fazer uma fogueira no meio do parque. Esse incêndio acabou queimando uma área tão grande da vegetação mais antiga que os pesquisadores dizem que será preciso pelo menos 800 anos para que ela volte ao estado evolucionário que estava.

O Sundaycooks viajou a convite do Tierra Patagonia.