Uma das melhores atrações do Rio de Janeiro é, sem dúvida, a cultura dos botecos, por isso cerveja gelada e bons aperitivos sempre fazem minha alegria quando estou pelas terras cariocas 🙂 Para não cair em roubadas pega-turistas, conto sempre com ajuda das minhas amigas cariocas que levam esse assunto muito a sério e fazem uma árdua pesquisa de campo antes da minha chegada.

Sabe qual é a melhor parte de tudo isso? Ainda posso dividir essas dicas com vocês e deixar o seu roteiro de bares pela Cidade Maravilhosa ainda mais saboroso 😀

Meus 12 melhores bares e restaurantes do Rio de Janeiro - Bar Urca

Meus 12 bares, botecos e restaurantes preferidos no Rio de Janeiro

Como cerveja e petiscos bons não são exclusividade de bares e botecos, incluí aqui também minhas dicas de padarias e restaurantes 😀 Escolha seu favorito e aproveite!

Fiz um mapinha no final do post com a localização de cada um pra facilitar a criação do seu próprio roteiro de bares no Rio de Janeiro 😉

Ofertas de hotéis no Rio de Janeiro

Brewteco

Está nessa onda de tomar várias cervejas diferentes? O Brewteco é o lugar ideal para provar rótulos dos quatro cantos do mundo. Fundado em 1966, o bar tem um grande cardápio de cervejas artesanais que combinam bem com pastéis e outros petiscos. Se não encontrar uma mesinha livre, não se preocupe, sempre há um espaço extra na calçada 😛

Meus 12 melhores bares e restaurantes do Rio de Janeiro - Adega Pérola

Herr Pfeffer ou Adega do Pimenta

Com um nome meio difícil de ser pronunciado, o Herr Pfeffer, ou Adega do Pimenta para os mais íntimos, é um ótimo endereço no Leblon para quem gosta de cervejas alemãs acompanhadas de salsichas, joelho de porco e outros pratos típicos do 7×1.

TT Burguer

Endereço badalado no Arpoador, o TT Burguer é o ponto de encontro dos fãs de um bom hambúrguer. A casa faz suas preparações com carnes especiais e oferece um ketchup à base de goiaba bem autêntico e uma batata frita bem sequinha como acompanhamento.

Comedoria e Mironga

A Comedoria, no Leblon, novo empreendimento da chef Kátia Barbosa – a mesma do Aconchego Carioca -, e o Mironga, localizado no Centro do Rio de Janeiro pertinho do MAR (Museu de Arte do Rio), ganharam destaque nos últimos meses tanto pela ótima qualidade dos pratos quanto pelos preços bem camaradas e longe dos valores inflacionados do Rio de Janeiro.

Meus 12 melhores bares e restaurantes do Rio de Janeiro - Comedoria

Na Comedoria, você também vai encontrar vários aperitivos típicos da cozinha de boteco e ainda pode harmonizá-los – para usar a palavra da moda – com uma variada carta de cerveja. Eu adorei o bolinho de rabada!

Entre Tapas

O Entre Tapas entra na categoria restaurante/bar de cozinha espanhola. Com três endereços na cidade – conheci apenas a casa em Botafogo – ele é uma ótima pedida para quem gosta de tapas, croquetes da jamón e uma bela sangria. De sobremesa, churros, é claro 😛

Apetite Café e Pavelka

Para um café da manhã ou um lanche no meio da tarde, a Pavelka – Deli 43 e a Apetite Café são as minhas padarias favoritas no Rio de Janeiro. Na primeira, prove os croquetes e lanches com linguiça, e, de sobremesa, peça um mil-folhas. Na segunda, os pães, os croissants e os bolos são os principais destaques.

Meus clássicos cariocas

Aconchego Carioca

Comandado pelas chefs Kátia Barbosa e Rosa Ledo, o Aconchego Carioca logo entrou para lista dos botecos mais brasileiríssimos do Brasil. Ele fica na Praça da Bandeira e foi em sua cozinha que nasceu o tradicional e original bolinho de feijoada. A carta de cervejas da casa também é excelente e diversificada.

Meus 12 melhores bares e restaurantes do Rio de Janeiro - Aconchego Carioca

Bar Lagoa

De frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Bar Lagoa é um dos tradicionais pontos de encontro dos cariocas, principalmente nos almoços de sábado e domingo. A comida com jeitinho alemão é uma delícia. Prove o famoso bife à milanesa com salada de batata.

Bar Urca

Um clássico do instagram carioca, o Bar Urca é perfeito para tomar uma cerveja gelada e provar um pastelzinho de siri. A galera se encontra sempre no final da tarde na mureta da Urca esperando o sol se pôr.

Adega Pérola

Vá até o balcão do Adega Pérola para conhecer todos os quitutes portugueses que ficam expostos na vitrine. Para acompanhar: uma cerveja de trigo ou uma bela dose de cachaça.

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Adega Pérola: alho em conserva

Bar do Mineiro

Santa Tereza não poderia ficar de fora do nosso roteiro. O Bar do Mineiro é famoso por suas caipirinhas de cachaça Seleta e pelo fabuloso pastel de feijão. Os pratos de comida bem brasileira também fazem muito sucesso.

Meus 12 melhores bares e restaurantes do Rio de Janeiro - Bar do Mineiro

Alda Maria

Um bom motivo para criarem o teletransporte se chama doces da Alda Maria. A doceira de Santa Tereza é conhecida por trabalhar essencialmente com doces portugueses a base de ovos. Pura perdição.

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Alda Maria: doces portuguêses

Esta foi minha singela lista, mas já estou aceitando dicas para a próxima visita 😛

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Rio de Janeiro \o/