A cada nova viagem pela Alemanha, o país se mostra mais diferente. Cada região tem suas festas e pratos típicos, tem seu jeito de acolher o visitante e suas históricas únicas para contar. A real é que pouco conhecemos sobre esse país e às vezes o relacionamos a apenas três elementos: cerveja, mostarda e carros. Recentemente ainda acrescentamos um novo adjetivo a essa lista: o fatídico 7 x 1.

Roteiro de 4 dias de Munique 16 - Oktoberfest

Pouco se sabe que a Alemanha é sim um país muito festeiro e que praticamente qualquer motivo é tema para uma grande celebração sempre rodeada de comida farta e muita bebida.

10 mitos sobre a Alemanha

5 motivos para se apaixonar pela Alemanha

Festas tipicamente alemãs

Das homenagens à cebola, ao carnaval de Colônia, a Alemanha tem muitas outras festas diferentes além da internacionalmente conhecida Oktoberfest.

Roteiro de 4 dias em Munique

Munique: onde ficar e por quanto tempo

Ofertas de hotéis na Alemanha

1- Swabian-alemannic Fasnacht

Com esse nome estranho, o Swabian-alemannic Fasnacht é uma grande celebração que lembra muito os carnavais europeus. A festa acontece no estado de Baden-Württemberg sempre depois do dia 6 de janeiro, quando os moradores invadem as ruas das cidades usando máscaras folclóricas e tocando músicas típicas.

2- Bremen Freinarkt

A Bremen Freinarkt acontece anualmente e costuma atrair cerca de quatro milhões de visitantes em busca de muita música, dança, enormes tendas de cervejas e diversão, num clima tão animado quanto a Oktoberfest. Corra, pois ainda dá tempo de aproveitar a edição 2015 que acontece de 16 de outubro a 1 de novembro em Bremen.

Ofertas de hotéis em Bremen

Hotéis econômicos na Alemanha: hospedagem boa, bonita e barata 🙂

Tradições da Alemanha - Prefeitura de Bremen

Foto: panthermedia

3- Schützfest

De 1 a 10 de julho de 2016 será a data perfeita para estar em Hannover. Nesse período, acontece, há mais de 500 anos, a Schützfest, quando a Schützenplatz é transformada em uma enorme área de festa que mistura parque de diversão, com muita música, dança, comidas e bebidas típicas. O ponto alto é a parada dos fuzileiros.

Tradições da Alemanha - Hannover

Foto: HMTG

4- Carnaval de Colônia

Dizem que o Carnaval de Colônia é uma das festas mais animadas da Alemanha que você pode imaginar. Até os escritórios e órgãos oficiais fecham suas atividades durante os dias do evento. A folia começa oficialmente no dia 11 do 11 às 11:11 horas e termina, como nos outros lugares, na quarta-feira de cinzas.

10 mitos sobre a Alemanha - Cerveja Kolsch de Colônia

As ruas são invadidas por pessoas com os mais diversos tipos de fantasia, o que muitas vezes podem remeter um pouco a imagem do nosso próprio carnaval, e a cerveja típica da cidade – a Kölsch – é servida até acabar, o que na Alemanha é um feito praticamente impossível 😛

Roteiro de 2 dias em Colônia - Catedral de Colônia 8

Comidas típicas

Da rota do pepino, ao pão e arenque, os pratos clássicos da cozinha germânica extrapolam a tríplice fronteira linguiça – mostarda – batata. Aproveite para provar tudo o que encontrar pela frente 😀

5- Weimar’s Onion Fair

O peculiar Festival da Cebola ou Weimar’s Onion Fair é considerado o maior festival do estado da Turíngia. Só mesmo a Alemanha para ter um evento exclusivo para celebrar a cebola em suas mais diversas formas 😛

A brincadeira começou em 1653 e recebe anualmente cerca de 300 mil visitantes em busca de novas receitas e pratos típicos a base do ingrediente espanta-vampiro (interrompemos este programa para dizer que o alho está em falta e que foi substituído pela cebola). O evento, assim como a Festa do Figo de Valinhos, tem até a sua própria rainha: a Rainha da Festa da Cebola.

13 dicas para dirigir na Alemanha

Planos de 3G pré-pago na Alemanha

Tradições da Alemanha - Festa da Cebola

Foto: Jan-Peter Kasper

6- Reinheitsgebot

Eu prometi que não ia falar sobre cerveja nesse post, tendo em vista que a ideia original é mostrar tradições que você ainda não conhece, mas não resisti :mrgreen:

A lei da pureza – ou Reinheitsgebot, para os íntimos – foi criada em 1516 e é considerada a mais antiga regulamentação para comidas no mundo, sendo seguida até hoje. A lei diz basicamente que toda cerveja deve ser feita com apenas 4 ingredientes: água, malte, lúpulo e leveduras. Esses 4 ingredientes resultam em mais de 40 tipos diferentes de cervejas produzidas até hoje por mais 4 mil marcas somente na região da Bavária.

Roteiro de 4 dias de Munique 06 - Viktualienmarkt

7- Gherkin Cycle Route

A rota de bicicleta que mostra a trajetória do pepino até virar um picles é conhecida como a gherkin cycle route. Na Floresta Spree é possível percorrer aproximadamente 260 quilômetros que contam todo o processo de produção dos famosos picles da Alemanha. Desde os campos de cultivo do pepino até as receitas tradicionais das famílias no interior do país.

Clima na Alemanha - Primavera em Munique

8- Cafés de Bremen

Você sabia que a primeira cafeteria em países de língua alemã foi inaugurada em 1672 em Bremen? Desde então, a cidade é considerada a meca dos fãs de café no país.

9- Mercado de Peixes em Hamburgo

Provar o típico lanche feito com pão e arenque – um tipo de peixe – madrugando no mercado de Peixes de Hamburgo é um dos programas mais tradicionais da cidade. O mercado abre sempre aos domingos até as 9:30 da manhã. Lá todo mundo se encontra para tomar o café da manhã: tanto quem está voltando da balada, quanto quem adora acordar com o sol nascendo.

Quem encararia esse peixe logo no café?

Tradições da Alemanha - Hamburgo

Foto: Scymanska

10- Grünee Sosse

A receita original do Grünee Sosse, ou molho verde típico de Frankfurt, é feita essencialmente com sete tipos diferentes de ervas. Sete ervas! Originalmente o molho é servido com batatas ou ovos cozidos, mas você irá encontrá-lo acompanhando um bom schnitzel.

Onde ficar em Frankfurt: os melhores bairros da cidade

Melhores restaurantes de Frankfurt - Schnitzel do Schawarzer Stern

11- Maratona Gourmet em Sarre

Saarland ou Sarre, em português, é o estado que faz fronteira com a França e Luxemburgo e carrega orgulhosamente um título bem curioso: é a região do mundo com o maior número de estrelas Michelin por habitante. Comer bem é assunto sério por lá. A região costuma promover até uma “maratona gourmet” que combina, de maneira inusitada, gastronomia e esporte.

Esse é o tipo de atividade física que me agrada 😀

12- Christstollen

Christstollen é uma típica receita natalina da região de Dresden. O primeiro documento a falar dessa iguaria é de 1474. O doce consiste em um bolo mais seco recheado com frutas cristalizadas e coberto com glacê ou açúcar. A tradição de provar esse bolo durante o mês do Natal se mantem até hoje e apenas 130 panificadoras da Saxônia têm a certificação autenticidade.

E agora, o que eu faço com essa vontade de voltar pra Alemanha? 😛

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/

Dicas de viagem a Dresden - Familia viajante