Veja como ir do aeroporto de Heathrow até o centro de Londres. E vale lembrar que Heathrow (chamado também de London Heathrow ou apenas de LHR) é o maior e mais movimentado do Reino Unido, o que torna enormes as chances da sua viagem pela região começar por lá.

Heathrow Express estação central de Londres

Como sair do aeroporto de Heathrow de trem

Trem, trem expresso, metrô, ônibus e táxi são algumas das formas mais práticas para sair do aeroporto e seguir até seu hotel em Londres. Abaixo você encontra os detalhes de cada uma delas.

Heathrow Express: como funciona, passes e horários

Com uma viagem de no máximo 21 minutos de duração, ele é a forma mais rápida de fazer o trajeto entre o aeroporto e o centro de Londres (estação Paddington). São três estações no aeroporto: uma que serve os terminais 2 e 3 (conjunto chamado de Heathrow Central, 15 minutos), outra no Terminai 4 (19 minutos) e mais uma no terminal 5 (21 minutos).

Como sair do aeroporto de Heathrow e seguir até o centro de Londres - trem expressp

A estação do terminal 4 exige uma troca, mas é tudo muito rápido e simples. Você pega o serviço de transfer gratuito e vai até a estação dos terminais 2 e 3. Esse primeiro trecho leva apenas 4 minutos e os trens são programados para que tudo encaixe nos horários. Para ir a Heathrow é só fazer o caminho contrário.

Horários do Heathrow Express

  • De Paddington para Heathrow:
    • diariamente, das 5h10 às 23h25
  • De Heathrow para Paddington:
    • Saindo dos terminais 2 e 3: de segunda a sábado, das 5h17 às 23h48; domingo até as 23h47
    • Saindo do terminal 5: diariamente, das 5h12 às 23h42
    • Saindo do terminal 4: a primeira saída do transfer é às 5h41 (de segunda a sábado) e às 6h05 (domingo)
  • Todos os trens partem a cada 15 minutos.

Importante: os horários podem mudar em caso de algum evento excepcional ou para manutenção. Verifique no site da Heathrow Express antes de sair.

Como sair de trem do aeroporto de Londres

Vale a pena usar o Heathrow Express?

Sim! Com ele você faz o trajeto do aeroporto de Heathrow até a estação de Paddington em apenas 15 minutos confortavelmente acomodado e sem ficar espremido no metrô nos horários de pico. Quer coisa melhor? Ah! E você ainda tem wi-fi grátis dentro dos vagões.

Ok, sejamos realistas. Essa facilidade e o tempo economizado fazem do Heathrow Express a melhor forma de ir do aeroporto ao centro de Londres depois de uma longa viagem e quando se está cheio de malas.

Entretanto, com o valor da libra beirando os 5,30 reais, talvez essa seja a primeira comodidade a ser retirada da viagem, já que ela custa de 3 a 4 vezes mais do que fazer o mesmo trajeto de metrô. Felizmente existem alguns descontos para grupos que diminuem essa diferença.

Onde comprar o passe do Heathrow Express

É possível comprar o bilhete nas máquinas dos terminais, no site ou no aplicativo. Depois basta dirigir-se à estação do Heathrow Express no aeroporto ou em Paddington (todas muito bem sinalizadas) e voilà. Tudo pronto para embarcar no trem. Sem estresse, sem aperto, sem muitos lances de escada para carregar malas.

Atenção: se, por um engano, você se esquecer de comprar o bilhete, poderá comprá-lo dentro do trem, mas, nesse caso, o valor será mais alto.

Como ir do aeroporto ao centro de Londres: Heathrow Express, trem e metrô 3

Como comprar o passe do Heathrow Express

Considere comprar os tickets de ida e volta, pois assim você conseguira uma tarifa mais econômica. Ao viajar com mais uma pessoa, aproveite as promoções e descontos e compre todos os passes juntos, pois eles podem sair até 1/3 mais baratos que o valor para uma pessoa comprado separadamente.

Ah, e crianças até 15 anos viajam de graça! Veja todas as promoções e descontos neste link.

Abra o site do Heathrow Express

Digite as datas e a quantidade de pessoas que viajará com você no Book your tickets

Note que aqui há uma pegadinha: os descontos não são adicionados automaticamente com o número de pessoas, ou seja, você precisa clicar em Promotion Code para entrar com o código de desconto DUOSAVER (válido para duas pessoas) ou 3RDOFF  (para três ou mais passageiros).

Para três pessoas, por exemplo, o valor total fica em 73,20 libras (24,40 para cada um). Nesse caso, mesmo com a libra lá em cima, vale a pena utilizar o Heathrow Express.

A partir daí, você clica no botão Add to Basket, depois em Proceed to Checkout e faz o registro no sistema para então fazer o pagamento. Nada muito diferente de qualquer compra online.

como comprar o Heathrow Express pela internet

Depois de comprar, você receberá o ticket e poderá imprimi-lo ou simplesmente instalar o aplicativo do Heathrow Express.

Preços do Heathrow Express e qual passe comprar

A passagem Peak and Off Peak Express comprada online custa 25 libras e pode ser utilizada a qualquer hora. Se você também comprar a volta, sai por 37 libras. A viagem de volta pode ser feita até 30 dias após a primeira viagem.

Já a passagem Off-Peak Express custa 22 libras, mas só pode ser utilizada fora dos horários de pico que vão das 6:30 às 9:30 e das 16 às 19h. Ela não permite a compra conjunta com uma passagem de volta.

O preço, se comprado com antecedência, pode ter até 75% de desconto.

A App do Heathrow Express

A app do Heatrow Express é fácil de usar e qualquer compra que você faça, seja pelo site, seja pela própria aplicação, ficará lá disponível para quando precisar.

Nela também é possível ver os horários dos trens e se há alguma interrupção ou atraso nas linhas (claro que nesse caso é preciso ter conexão com a internet para atualização).

Download para iOS e Android.

como comprar o Heathrow Express pela app

Trem TfL Rail: mais rápido que o metrô, mas mais lento que o Heathrow Express

É um trem com paradas, portanto mais lento que o Heathrow Express, mas com custo mais baixo. Note que este tem é diferente de usar o metrô, como explicamos mais abaixo, mas mais rápido que ele.

A viagem leva entre 27 e 32 minutos e o destino final também é a estação de Paddington. Ele parte apenas dos terminais 2, 3 e 4.

Como ir do aeroporto ao centro de Londres: Heathrow Express, trem e metrô 3

Horários do TfL Rail

  • De Paddington para Heathrow
    • de segunda a sábado, das 4h42 às 23h17; domingo das 5h11 às 23h11
  • De Heathrow para Paddington:
    • Saindo do terminal 4: de segunda a sábado, das 5h22 à 0h07; domingo das 6h01 à 0:01
    • Saindo dos terminais 2e e 3: de segunda a sábado, das 5h28 à 0h13; domingo das 6h07 à 0:07
  • Os trens partem a cada 30 minutos, diariamente.

Importante: os horários podem mudar em caso de algum evento excepcional ou para manutenção. Verifique no site da TfL antes de sair.

Preços do TfL Rail

A passagem custa 10,50 libras nos horários de pico (segunda a sexta entre 6h30 e 9h30). Nos outros horários, nos feriados e durante todo o final de semana, o preço é 10,10 libras.

Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?

A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!

Como sair do aeroporto de Heathrow de metrô

Há três estações de metrô em Heathrow: Heathrow Terminal 5, Heathrow Terminal 4 e Heathrow Terminals 2 & 3. A linha azul escuro (Piccadilly Line) conecta todas estas estações ao centro de Londres, parando em várias pontos importantes da cidade, como Leicester Square, Hyde Park Corner e a própria Piccadilly. Como referência, a viagem até esta última leva aproximadamente 45 minutos.

Em alguns horários, será complicado sair do vagão com a bagagem, devido à quantidade de pessoas. Fique atento para o fato de que muitas estações da linha Piccadilly têm escadas entre a plataforma e o saguão ou a rua. Talvez você precise carregar mala escada acima.

Horários do metrô

  • Do centro de Londres (estação Cockfosters, a primeira da linha) para Heathrow
    • de segunda a quinta, das 5h09 às 23h54; sexta das 5h09 às 2h55 do dia seguinte; sábado das 3h05 às 2h55 do dia seguinte; domingo das 3h05 às 23h.
  • De Heathrow para o centro de Londres:
    • Saindo dos terminais 2 & 3: de segunda a quinta das 5h12 às 23h45; sexta das 5h12 às 3h07 do dia seguinte; sábado das 3h17 às 3h07 do dia seguinte; domingo das 3h17 às 23h28.
    • Saindo do terminal 4: de segunda a quinta das 5h02 às 23h35; sexta das 5h02 às 23h37; sábado das 5h02 às 23h37; domingo das 5h47 às 22h37.
    • Saindo do terminal 5: de segunda a quinta das 5h23 às 23h42; sexta das 5h23 às 3h04 do dia seguinte; sábado das 3h14 às 3h04 do dia seguinte; domingo das 3h14 às 22h25.

Importante: os horários podem mudar em caso de algum evento excepcional ou para manutenção. Verifique no site da Transport for London antes de sair.

Preços do metrô de Londres

Uma passagem única (single fare) para o centro de Londres (Zona 6 para Zona 1) custa ₤6. No Oyster Card, 5,10 libras (entre 6h30 e 9h30 de segunda a sexta) e 3,10 libras em outros horários. A passagem single e o oyster card podem ser adquiridos na estação do aeroporto.

Como sair do aeroporto de Heathrow de ônibus

A empresa National Express faz a ligação entre os terminais 2, 3, 4 e 5 do aeroporto e a estação de ônibus Victoria Coach Station, no centro de Londres. As passagens custam a partir de ₤6 e a viagem leva de 40 minutos a 1h, dependendo do trajeto e do trânsito. Os serviços são bem frequentes, com mais de 50 viagens por dia.

É uma boa opção para quem precisa pegar um voo muito cedo, pois o primeiro ônibus sai da estação Victoria à 1h da madrugada. É possível comprar antecipadamente no site da empresa.

Durante a madrugada funciona o ônibus público noturno N9, que tem como destino final Aldwych, no centro de Londres. A viagem até o centro dura cerca de 1h20, e não pode ser pago em dinheiro. É preciso ter um Oyster card, um Travelcard ou um passe para ônibus. A rota completa pode ser consultada aqui.

qual é o jeito mais barato de sair do aeroporto de Londres?

Como sair do aeroporto de Heathrow de táxi

Uma corrida de taxi até o centro pode variar entre 48 e 90 libras. Uma corrida de Uber X está estimada entre 39 e 48 libras. A duração da corrida é entre 30 e 45 minutos, podendo variar com o trânsito.