Alô, leitor que respondeu nossa pesquisa e disse que queria ver Chattanooga publicada aqui no blog. Este post é pra você 😀

Chattanooga, no estado do Tennessee, já foi considerada uma das cidades mais sujas do mundo, mas conseguiu reverter este quadro e hoje é tida como uma das melhores dos Estados Unidos de acordo com a imprensa especializada. Devido às suas características, ela é conhecida não só como Scenic City (cidade cênica), mas também como Gig City (cidade gigabit), já que possuem a internet mais rápida do país.

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 4

One way or another, as poucas horas que passei na cidade me fizeram querer ficar mais tempo por lá 🙂

Eu só não consegui entender porque as cidades do Tenneessee teem tanttas leetraas reppetiiddas. Mentira, isso é característica das línguas das tribos indígenas (cherokee em sua maioria) da região :mrgreen:

O que fazer em Chattanooga - Chattanooga Choo Choo 6

A Scenic City

Com quase 200 mil habitantes (quase duas Valinhos), Chattanooga está localizada num vale entre as montanhas Apalaches e o planalto de Cumberland, e foi construída ao redor do rio Tennessee. Já dá pra imaginar por que ela recebeu o apelido de Scenic City, não é? 😉

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 11

A cena de esportes ao ar livre de Chattanooga é tão forte que este ano recebeu duas provas de IronMan e em 2016 receberá uma prova classificatória para o circuito mundial de IronMan. Sem contar as inúmeras provas de outras modalidades promovidas ao longo do ano.

Na rua principal da cidade (a Broad Street) você encontra a High Point Climbing, um misto de academia e centro de treinamento de escalada, que possui aulas tanto para crianças quanto para adultos, e algumas de suas paredes ficam ao ar livre de frente pra rua. Confesso que, apesar do meu sedentarismo, fiquei doido de vontade de brincar também 😛

O que fazer em Chattanooga - Downtown 1

Você não precisa ser atleta para aproveitar o ar livre em Chattanooga. Num raio de aproximadamente 10 milhas, você encontrará trilhas, funiculares, parques e a famosa Lookout Mountain com a Ruby Falls, a Rock City e a Inclined Railway.

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 3

Is that the Chattanooga choo choo?

No século 19, Chattanooga era uma das grandes estações trens do estado e, na década de 40, uma música de Glenn Miller, que falava de seus trens, ganhou o primeiro disco de ouro do mundo, tendo vendido mais de 1,2 milhões de cópias.

Para ler ouvindo: Chattanooga choo choo

Por isso, uma dos grandes pontos da cidade é o Chattanooga Choo Choo, um hotel construído no lugar da antiga estação de trem e que manteve, não somente as instalações originais, mas também alguns trens que funcionam tanto como atração quanto como quarto para hóspedes.

O que fazer em Chattanooga - Chattanooga Choo Choo 4

Quando entrei na estação, me senti transportado de volta para o início do século 20 e quase conseguia ouvir ao fundo o barulho dos trens chegando e partindo. Se eu tivesse mais um dia na cidade, certamente teria me hospedado nos quartos do vagão de trem 😉

O que fazer em Chattanooga - Chattanooga Choo Choo 5

O Aquário do Tennessee

Bem no final da Broad Street está o Aquário do Tennesse (29,95 dólares, aberto todos os dias de 10 às 20h), o melhor aquário dos Estados Unidos segundo a opinião dos visitantes. Ele é composto por dois grandes prédios, um de água doce e outro de água salgada e tem tours pelo backstage para mostrar como funciona um aquário por trás das câmeras 😛

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 1

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 2

Esse passeio pelo backstage acontece diariamente às 11:15 e 14:30 e custa 49,95 dólares para adultos quando reservado com antecedência. Esses tours são uma ótima maneira de as crianças terem um contato mais próximo com os animais para entender como eles são tratados, como um aquário funciona e o que acontece quando se reproduzem ou ficam doentes.

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 5

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 6

Nos bastidores, pude ver filhotes de tubarão, arraias, águas marinhas e caranguejos que estavam sendo tratados antes de voltarem para seus tanques.

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 12

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 7

O maior tanque do Aquário do Tennessee tem quatro andares e abriga os maiores peixes de água doce em exposição. Você sabia que, apesar de transparente, suas paredes são feitas de plástico e tem a largura de 60cm na base?

 

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 16

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 10

Foi lá que vi minha primeira enguia elétrica e sabe o que é mais legal? Ela tuíta!!1 Isso mesmo, cada vez que o @EeletricMiguel solta uma descarga elétrica, sua conta no twitter envia uma mensagem automaticamente 😛

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 14

 

O que mais fazer em Chattanooga?

Chattanooga é uma cidade que respira ar puro e tem atividades para quem gosta de esportes e aventura, para quem viaja em família ou quem simplesmente está numa vibe mais romântica <3 Confira as outras três atrações mais importantes da cidade, todas na Lookout Mountain:

O que fazer em Chattanooga - Aquário do Tenessee 8

O que fazer em Chattanooga - Roby Falls 2O que fazer em Chattanooga - Roby Falls 1

Fotos: divulgação

O que fazer em Chattanooga - Rock City Lover's leap

Foto: divulgação

O que fazer em Chattanooga - Inclined Railway

Foto: denisbin (CC BY-ND 2.0)

Onde ficar em Chattanooga?

Pode ser que você esteja só de passagem pela cidade, mas, se possível, tente ficar pelo menos uma noite por lá para poder aproveitar melhor as atrações da cidade 🙂

O que fazer em Chattanooga - Chattanooga Choo Choo 3

A melhor localização para quem vai para Chattanooga é ficar em Downtown e o mais próximo à Broad Street possível. Aqui vão algumas de minhas sugestões de hotéis:

Pela curiosidade de saber como é dormir num vagão de trem

Chattanooga Choo Choo

O que fazer em Chattanooga - Chattanooga Choo Choo 2

Para ficar de frente para o rio e próximo do riverwalk

SpringHill Suites by Marriott Downtown Chattanooga

O que fazer em Chattanooga - Chattanooga Choo Choo 1

Próximos à Broad Street

Courtyard Chattanooga Downtown

Hilton Garden Inn Chattanooga Downtown

Hampton Inn & Suites Chattanooga Downtown

Onde comer em Chattanooga?

É na Broad St. que a vida acontece no centro da cidade, por isso, qualquer lugar por ali será válido. Um boa indicação é o Big River, um restaurante de comida americana e micro-cervejaria local.

O que fazer em Chattanooga - Big River 1

Em homenagem à época da Oktoberfest, pedi um prato alemão que estava à altura da festa, com linguiça, mostarda e sourkraut. De sobremesa, a sugestão é pedir uma típica e bem saborosa key lime pie, que lembra bastante a nossa torta de limão. Se você gosta de cerveja, peça para fazer uma degustação. Serão 6 tipos de cervejas fixas e 2 sazonais.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros dos Estados Unidos

 

O Sundaycooks viajou a convite do Travel South e Brand USA.