Provavelmente Guayaquil entrará no seu roteiro do Equador como um destino de passagem para chegar à simbólica Galápagos ou a Montañita, a praia hippie do país. Ou, quem sabe, numa continuação de uma viagem de aventura pelo Peru.

Roteiro de Guayaquil o que fazer - 8

Roteiro de Guayaquil

Guayaquil é a maior cidade do país e sua economia está fortemente relacionada ao seu porto. As principais atrações ficam às margens do rio Guayas, mas se prepare para encontrar sua caraterística mais marcante: faz um calor úmido danado. >.<

Roteiro de Guayaquil o que fazer - 1

Quanto tempo ficar em Guayaquil?

É possível conhecer os melhores atrativos da cidade em apenas um dia, por isso comece seu roteiro no Malecón 2000 ou Malecón Simón Bolívar, um enorme calçadão construído à beira do rio, cheio de lojas e restaurantes populares. No final do dia e aos finais de semana, essa área se transforma em um verdadeiro ponto de encontro de Guayaquil.

Roteiro de Guayaquil o que fazer - 3

Depois siga para o bairro Las Peñas, a região onde a cidade foi fundada. Recentemente o bairro passou por um processo de revitalização e pacificação junto com o Cerro Santa Ana e a favela que a cerca. Suas fachadas coloridas lembram muito os cenários cariocas. Não deixe de encarar os 465 degraus até o farol para ver a cidade do alto e se deparar com a imensidão desse cenário.

Roteiro de Guayaquil o que fazer - 4

Para complementar seu roteiro, vale passar rapidamente pela catedral da cidade, pelo curioso Parque das Iguanas ou Parque Seminario, pelo mercado artesanal, que fica entre as ruas Juan Montalvo e Loja, e quem sabe ainda terminar o dia no shopping Plaza Lago.

Roteiro de Guayaquil o que fazer - 5

Roteiro de Guayaquil o que fazer - 10

Como chegar a Guayaquil?

A maneira mais rápida de chegar a Guayaquil saindo de Quito é de avião – a viagem dura menos de uma hora – ou encarando cerca de dez horas de ônibus.

Roteiro de Guayaquil o que fazer - 6

Onde ficar em Guayaquil?

O ideal é ficar bem perto do Malecón – a área mais turística e cheia de restaurantes da cidade. Uma vez em Guayaquil, vale apostar em um hotel com perfil mais corporativo para evitar possíveis supresas como um hotel que os próprios hóspedes chamam de fantasma o.O

Roteiro de Guayaquil o que fazer - 7

Mesmo o país operando em dólares americanos, é possível encontrar hotéis muito bons por menos de 100 dólares a diária.

Eu fiquei no hotel Wyndham e gostei da experiência: quarto espaçoso, café da manhã variado, wifi funcionando bem e uma bela vista para o rio.

Outras opções interessantes:

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Equador \o/

Roteiro de Guayaquil o que fazer - 9

O Sundaycooks viajou a convite do ministério do turismo do Equador.