Com um pouco de informação no bolso, é possível comer bem em praticamente qualquer lugar do mundo. A Cidade do Cabo é um dos expoentes gastronômico na África do Sul, por isso, se quiser sentir um pouco mais dos sabores locais, experimente as comidas típicas das diversas etnias que vivem por lá. Quem disse que comida na mesa também não é tradição?

Onde comer na Cidade do Cabo - 4

Onde comer na Cidade do Cabo?

Não tenho a pretensão de descrever o recente boom da gastronomia na Cidade do Cabo. A ideia é apenas compartilhar algumas dicas certeiras que me fizeram muito bem na cidade onde o vento faz a curva. Quem sabe um dia não retorno e faço um guia mais detalhado? Tenho certeza de que o destino guarda ótimos endereços, mercados populares, restaurantes e bares cheios de pimentas e especiarias.

Para um jantar elegante e saboroso: Reuben’s no One&Only Cape Town

Quem comanda o restaurante é o Reuben Riffel, um chef-celebridade sul-africano famoso por encabeçar um novo movimento gastronômico no país. Ele tem um currículo extenso que guarda detalhes curiosos como ser jurado permanente do Master Chef South Africa, já ter comandado a cozinha de chefs como Gordon Ramsay e ser um dos precursores da nova gastronomia na região de Franschhoek.

Hoje ele dirige o estrelado e bem-sucedido Reuben’s, um dos restaurantes do hotel One&Only Cape Town que fica coração de Waterfront.

Onde comer na Cidade do Cabo - 5

A ideia principal do chef é apresentar uma leitura mais contemporânea dos clássicos da cozinha do país, valorizando sempre a matéria prima regional. Muito bem executados, os pratos são uma viagem pela gastronomia da África do Sul.

O menu degustação de cinco passos já com harmonização de vinhos custa cerca de 260 reais mais as gorjetas e pode ser reservado pelo email: [email protected] Sem dúvidas, uma baita experiência. Vale quanto pesa.

Dos chefs mais renomados da cidade, ainda ficaram de fora do meu roteiro o The Test Kitchen e Pot Luck Club.

Reubens

Para um almoço despretensioso: UMI

Fiquei um pouco preocupada quando vi na programação que o almoço seria em um restaurante japonês/asiático, principalmente porque ainda não estou familiarizada com esse tipo de gastronomia. Como é bom estar enganada e perceber que não fazia o menor sentido essa preocupação descabida!

Onde comer na Cidade do Cabo - 3

Entre muitos endereços com cara de turistões na famosa praia de Camps Bay, fica o UMI, um restaurante que mistura clássicos da cozinha oriental num ambiente casual e de frente para o mar. Os peixes chegam à mesa extremamente frescos e os caldos e outros pratos são preparados com um tempero especial.

Onde comer na Cidade do Cabo - 1

O lugar é a cara de um almoço de domingo. Para conseguir uma mesa na varanda, é preciso fazer uma reserva diretamente no site. O preço da refeição pode variar de acordo com quantas porções você que quiser provar ou quantos drinks quiser tomar

Ah! E não deixe de provar as famosas samosas (um pastelzinho frito de massa folhada em forma de triângulo de origem indiana recheado com carne cozinha, batata, vegetais, ervas aromáticas e pimenta). Veja o roteiro por Boo-Kap e Waterkant e aproveite para experimentar novos sabores 😉

UMI

Onde comer na Cidade do Cabo - 2

Para uma noite de tapas e jazz: The Piano Bar

Música ao vivo, cardápio e drinks: é difícil encontrar um bar que consiga acertar tão em cheio nesses três pilares sem deslizar em nenhum deles como o The Piano Bar. Com um clima meio de cabaré e meio Palermo de Buenos Aires, a casa fica em Waterkant, um dos melhores bairros para curtir a noite na Cidade do Cabo.

O bar tem uma ótima seleção de vinhos sul-africanos, drinks diferentes e ainda capricha nos aperitivos oferecendo diversas tapas, samozas e até hambúrgueres – tudo muito saboroso.

Geralmente aos finais de semana, a casa sempre organiza apresentações de música ao vivo com um seleto grupo de jovens cantores e músicos da cidade. Quando fui, assisti uma cantora de jazz que fabulosa.

The Piano Bar

Natalie viajou a convite do Turismo da África do Sul e da South African Airways e da LATAM.