São Francisco é uma daquelas cidades que todo mundo deveria conhecer nos Estados Unidos. Alegre, divertida e bonita por natureza, ela é um destino único para famílias, amigos, casais, viajantes independentes e toda turma que quiser vivenciar boas experiências num roteiro pela Califórnia.

A lista de bons motivos para se apaixonar por São Francisco, que já é enorme, nunca para de crescer, me deixando com a difícil tarefa de conseguir elencar suas principais atrações. Como missão dada é missão comprida, aqui está minha pequena lista 😛

Roteiro por São Francisco - golden gate bridge 4

Atrações imperdíveis em São Francisco

Quatro dias é o mínimo necessário para quem quer fazer um roteiro bem legal por São Francisco, isso sem levar em consideração vários bate e voltas interessantes como Napa Valley (onde são produzidos alguns dos melhores vinhos dos Estados Unidos e onde há uma grande concentração de restaurantes estrelados), o Vale do Silício (endereço das principais empresas de tecnologia que revolucionaram o mercado nas últimas décadas) e, por fim, como a pequena cidade universitária de Berkeley.

Roteiro por São Francisco - caminho de bicicleta

Para se divertir como os turistas

O Fisherman’s Wharf é uma das principais atrações de São Francisco. É nessa região que se concentra o maior número de turistas da cidade e também onde você vai encontrar um bocado de lojas de souvenir, restaurantes de redes famosas e alguns píeres de onde partem os passeios de barco pela baía e por Alcatraz.

E por falar em Alcatraz, aquele presídio famoso por ter encarcerado Al Capone e por ter sido cenário de inúmeros filmes de Hollywood, não esqueça de reservar seu ingresso pela internet com antecedência, pois a procura costuma ser grande.

Roteiro por São Francisco - alcatraz

Quer pular essa parte da história, mas não quer perder a oportunidade de ver a baía sob outros ângulos? Então não deixe de aproveitar os vários passeios de barco que passam embaixo da Golden Gate Bridge, garantindo lindas fotos. Só não esqueça de levar um casaquinho, porque costuma ventar muito 😉

Você ainda pode conjugar uma caminhada pelos píeres com uma espiadinha na curiosa Lombard Street, aquela ladeira bem sinuosa, cheia de curvas íngremes e uma visita à Ghirardelli Square, onde fica a loja de uma das marcas de chocolates mais conhecidas do país.

Roteiro por São Francisco - lombard street

Outro programa que não pode ficar de fora do seu roteiro por São Francisco é cruzar a Golden Gate Bridge de bicicleta, de ônibus turístico ou de carro. Se tiver fôlego no pedal, não deixe de ir até o mirante de Sausalito, alguns quilômetros mais adiante. Além de ser uma experiência imperdível, a vista para a baía de São Francisco desse ponto é incrível e você ainda pode retornar de ferry para a cidade.

Para encerrar o roteiro mais tradicional da cidade, não deixe de conhecer a Alamo Square, que também é um ótimo lugar para fazer piqueniques, e as Painted Ladies, as casas mais fotografadas do país com suas fachadas vitorianas coloridas.

Roteiro por São Francisco - painted ladies

Querendo sentir mais a vida de Hayes Valley, siga até o Patricia’s Green, outra área verde importante do bairro e que concentra com várias intervenções artísticas na rua. Para encerrar a noite num clima diferente, confira a programação do SFJAZZ Center que sempre conta com apresentações especiais.

Para conhecer a São Francisco como os locais

Se você curte aquela sensação de viver como um local e quer extrapolar os pontos turísticos e os cartões postais mais famosos, São Francisco te brinda com uma vida cultural latente, inúmeros bares, cafés e restaurantes diferentes, assim como um bocado de áreas verdades tranquilas e lojas super descoladas.

Roteiro por São Francisco - pieres

Um bom exemplo disso é o Mission. O BART (metrô da Bay Area) te deixa na 24th street, logo no coração desse que é um dos bairros mais autênticos de São Francisco. Aproveite para conhecer o Balmy Alley, uma área repleta de street arts que falam muito sobre a trajetória da cidade e a importância dos seus movimentos sociais. Outra grande concentração de trabalhos artísticos em Mission é o Clarion Alley, por isso caminhe meio que sem rumo até Mission Dolores Park, sem dúvidas ótimas surpresas aparecerão pelo caminho 🙂

Roteiro por São Francisco - barcos

Conjugue esse passeio com Castro, um dos bairros mais importantes para a história dos movimentos LGBT. Além de conhecer o museu e os centros culturais da região, é preciso saber que ali aconteceram alguns dos mais importantes passos de Harvey Milk, um dos principais ativistas LGBT e de direitos humanos nos Estados Unidos. Num clima alto astral, você ainda vai encontrar lojas curiosas, bares autênticos e muita vida nas ruas.

Para conhecer mais sobre os imigrantes asiáticos na Califórnia, não deixe de visitar dois importantes endereços na cidade: Chinatown, considerada um dos maiores bairros chineses do país, e a Clement Street, que concentra mercados e restaurantes asiáticos típicos.

Roteiro por São Francisco - parques

Para curtir grandes parques e museus

São Francisco bate um bolão na dobradinha belos jardins, parques e museus interessantes. Se você quer um lugar com sombra e água fresca para descansar seus pezinhos depois de tanta andança, o parque chamado Presídio de São Francisco, apesar do nome, é um lugar lindo para curtir um fim de tarde. Outro endereço ótimo para quem busca sossego e boas fotos é o Palace of Fine Arts.

Roteiro por São Francisco - japanese tea garden

No quesito museus, não pode ficar de fora o completamente reestruturado, San Francisco Museum of Modern Art (SFMoMa), que passou a ser o maior museu de arte moderna do mundo e cuja reinauguração está prevista para 14 de maio. Um programão!

Roteiro por São Francisco - Palace of Fine Arts 3

Outro lugar maravilhoso em São Francisco é o complexo chamado Golden Gate Park, uma extensa área verde que contempla o Japanese Tea Garden, o Jardim Botânico e os museus De Young e California Academy of Sciences. É possível passar um dia todo apenas aproveitando suas atrações.

Curiosidade: O Golden Gate Park não fica junto à Golden Gate Bridge 😉

Roteiro por São Francisco - jardim botanico

Num dia ensolarado, querendo ver a cidade do alto em diferentes perspectivas, corra para o Twin Peaks ou para o Buena Vista Park.

Para facilitar seus dias por lá, considere comprar o San Francisco City Pass, um cartão que combina algumas atrações turísticas com passe de transporte público ilimitado de até 7 dias e pode incluir até um passeio de barco na tarifa.

Roteiro por São Francisco - science academy

Já pensou em assistir a jogos de futebol em São Francisco?

Futebol? Em São Francisco? Sim!

Os jogos de futebol – o da bola redonda – mais importantes da Bay Area acontecem, por enquanto, no Levi’s Stadium, casa do San Francisco 49ers, um dos times de futebol americano – agora sim o da bola oval 😛 – mais tradicionais.

Roteiro por São Francisco - golden gate bridge 2

O estádio fica no coração do Vale do Silício, na cidade de Santa Clara, a aproximadamente 70 quilômetros de São Francisco, por isso, se você é amante de qualquer tipo de futebol e está na região, não perca a oportunidade de conhecer o Levi’s Stadium. Quem sabe não dá sorte de pegar alguma competição acontecendo por lá?

Roteiro por São Francisco - Palace of Fine Arts 2

E por falar em competição, um passarinho me contou que, em junho de 2016, as seleções da Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Chile, Colômbia e Jamaica jogarão por lá. Imagina só: passar um dia do seu roteiro pela Califórnia em Santa Clara e ainda ver um jogão de bola como esses? Deve ser emocionante!

Roteiro por São Francisco - skyline

Como chegar no Levi’s Stadium?

De carro alugado

Talvez a maneira mais rápida de chegar ao Levi’s Stadium seja com um carro alugado, entretanto, em dias de jogo, o trânsito pode ficar bem ruim e os estacionamentos lotados.

Se essa é sua opção, a dica é chegar bem cedo em Santa Clara, aproveitar para conhecer a cidade e já estacionar o carro próximo ao estádio, evitando as filas e o trânsito mais intenso.

Roteiro por São Francisco - jardim botanico 3

De transporte público

De transporte público você invariavelmente terá de pegar um trem. Como este é um roteiro por São Francisco, deixo aqui minha dica para quem está na cidade onde Tony Benett deixou seu coração <3

Pegue o Caltrain e siga até a estação Mountain View Transit Center. Depois, faça a baldeação para os trens VTA Light Rail e siga até a estação Great America Station no lado norte do estádio.

Em dias de evento no Levi’s Stadium, é possível comprar um ticket combinado do Caltrain/VTA Light Rail. Quando não há eventos no dia, é preciso comprar o Day Pass+ Zona 3 e o VTA Light Rail separadamente.

Roteiro por São Francisco - golden gate bridge 1

Dicas rápidas sobre como se locomover em São Francisco

Para sair do aeroporto, você tem várias opções: usar o transporte público (o aeroporto tem ligação com o sistema do metrô BART); o táxi convencional; o Uber ou Lygt; as vans privativas como a Super Shuttle e, por fim, alugar um carro.

Roteiro por São Francisco - jardim botanico 4

Não há uma regra fixa para se locomover com facilidade na cidade. Você pode usar o Uber durante a noite ou para ir àqueles lugares mais complicados de se chegar; os bondinhos e os street cars (ônibus elétricos) nas regiões do centro turístico; e os ônibus, ou até mesmo os ônibus turísticos hop on hop off, para as distâncias mais longas.

Apesar de algumas ladeiras, a cidade também é super bike friendly, portanto, se você gosta de pedalar, não perca a oportunidade para conhecer os principais cartões postais em cima da magrela 😉

Onde ficar em São Francisco?

A oferta de hotéis na cidade é muito grande e pode deixar qualquer um confuso na hora de fechar a reserva. Para facilitar sua pesquisa, sugiro três regiões distintas e aposto que uma delas vai se encaixar no seu perfil de viajante 😉

Roteiro por São Francisco - de young

Fisherman’s Wharf

Fisherman’s Wharf é, sem dúvidas, a região que concentra o maior número de turistas. Ela reune lojas divertidas, como a Left’s (especializada em artigos para canhotos – presente!), os leões marinhos mais fotogravados dos Estados Unidos, os píeres de onde partem os passeios de barco e também aquelas redes de restaurantes famosas que não resistimos em dar aquela “espiadinha”.

Ficar aqui é ideal para quem viaja pela primeira vez a São Francisco e quer ficar bem no centro do burburinho turístico.

Roteiro por São Francisco - pier 39

Union Square e Nob Hill

Outra região bem localizada e com muitas opções de hotéis se estende desde a Union Square até Nob Hill. Ficando nesse trecho, você terá fácil acesso ao transporte público, aos ônibus de hop-on hop-off, a ótimos restaurantes e principalmente a um excelente circuito de compras que, mesmo com esse câmbio não muito amigável, nos deixa com dificuldades de resistir à tentação do on sale.

Roteiro por São Francisco - union square

Castro / Mission / Hayes Valley / Haight Ashbury

Procurando algo com mais jeitão de bairro? De vida tranquila? O quadrado que abrange Castro, Mission, Hayes Valley e Haight Ashbury é a escolha certeira. Principalmente se você prefere alugar um apartamento e quer aproveitar a noite como um local. Essa área também é repleta de lojas e cafés mais descolados, ideais para montar um roteiro só seu e ainda se surpreender com as boas surpresas pelo caminho.

Roteiro por São Francisco - jardim botanico 2

Onde comer em São Francisco?

São Francisco conta com todas aquelas franquias de restaurantes americanos que a gente já conhece como Bubba Gump Shrimp Co., Rainforest Cafe e Hard Rock. A cidade também é a casa da tradicional fábrica de chocolate Ghirardelli e da padaria Boudin. No topo da Macy’s gigante, no coração da Union Square, você ainda encontra uma Cheescake Factory.

Mais do que esses endereços que já conhecemos, São Francisco faz parte de um movimento contemporâneo que vem revolucionado o jeito que os americanos se relacionam com a comida. Por isso, hoje ele é um destino para quem gosta de comer bem e, de quebra ainda, fica pertinho de Napa Valley, de onde saem alguns dos melhores vinhos do nosso continente e onde está a melhor “Californian cuisine” 😀

Roteiro por São Francisco - parque 2

Para deixar aqui três dicas diferentes de ótimos lugares para comer bem em São Francisco, eu não poderia começar por outro endereço que não o Ferry Building MarketPlace. Além de ficar num prédio histórico perto da baía, esse mercado é perdição para todo mundo que gosta de comer bem, que não resiste a produtos regionais e a todo tipo de cacareco de cozinha. É pra se perder entre seus corredores, provar tudo de porta em porta sem hora pra sair 😉

O Craftsman and Wolves é um dos cafés mais elogiados pela imprensa internacional. No coração do bairro do momento, Mission, você vai encontrar um chef patissier que integra os clássicos da panificação francesa com a delicadeza das apresentações japonesas.

Roteiro por São Francisco - Palace of Fine Arts

Nos Estados Unidos como os romanos, certo? Então que tal trocar aquela pizza fast food por uma pizza de responsa? O Tony’s Pizza é um endereço que está sempre cheio em São Francisco e a casa costuma servir diversos tipos de pizza como Siciliana, New York Style, Napoletana e California Style.

Eu tentei, mas é impossível conseguir resumir em poucos parágrafos o melhor da gastronomia de São Francisco 😉

Roteiro por São Francisco - golden gate bridge 3

Esse guia especial de São Francisco faz parte da série patrocinada Brand USA.