Casa dos Eagles, no futebol americano, dos 76ers, no basquete, e dos Phillies, no beisebol, a Filadélfia é uma ótima surpresa no caminho entre Nova York e Washington. É uma pena que, essa cidade tão interessante, muitas vezes passe desapercebida do roteiro dos brasileiros. Mas quer saber uma notícia boa? Todo mundo que a conhece, volta encantado. No roteiro de hoje, apresentamos bons motivos para você também fazer parte desse time 🙂

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 4

Você conhece a Filadélfia?

Nem só de esportes vive a cidade. Filadélfia também manda super bem em arte e cultura. Considerada um dos lugares mais importantes para a independência americana, foi em seu território que os chamados Founding Fathers of United States assinaram a declaração da independência e a constituição dos Estados Unidos, por isso você vai encontrar inúmeros monumentos e ícones referentes a esse capítulo da memória americana na cidade.

O que fazer na Filadélfia: conhecendo o passado dos Estados Unidos

O ponto ideal de partida para seu roteiro deve ser a região entre o Congress Hall, o Independence Hall e a Old City Hall. Esse trecho do centro histórico compreende alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Foi ali que aconteceu a independência dos EUA e onde Abraham Lincoln hasteou a bandeira, um marco para o país.

Não deixe de conferir o Philadelphia CityPass, um passe que dá entrada com desconto nas principais atrações da Philadelphia e vale realmente a pena.

Veja as ofertas aqui.

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 3

Para entender mais sobre como esse movimento foi importante para os Estados Unidos e como ele desperta aquele orgulho patriótico nos americanos, não deixe de visitar o The Liberty Bell Center, o famoso sino da independência. Repare que ele tem uma rachadura causada após sua primeira badalada 😉

Complementando essa caminhada, o Independence National Historical Park e o National Constitution Center fecham o grupo de atrações e monumentos históricos da cidade. Os americanos carregam com muito orgulho esse trecho de seu passado como nação e o melhor de tudo: você ainda aprende um bocado de informação interessante numa curta distância.

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 6

Aliás, você sabia que o centro histórico dentro do Independence National Historical Park é considerado um dos patrimônios da humanidade da UNESCO?

Ainda por ali, é possível visitar a Betsy Ross House, a casa da mulher que desenhou a própria bandeira dos Estados Unidos. É um programa curioso para quem gosta de tradições e de descobrir como a bandeira de um país pode ser projetada.

Alguns metros mais à frente está a Elfreth’s Alley, considerada a rua mais antiga continuamente habitada dos Estados Unidos, outra curiosidade que só a Filadélfia traz pra você 😛

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 2

Da história para fotos no Instagram

Market Street é uma das ruas principais do centro e conta com diferentes lojas de marcas globais. Desse ponto, você vai conseguir tirar boas fotos do City Hall, outro cartão postal da cidade.

Além do tradicional sorvete de casquinha, ao visitar a bonita praça JFK Plaza, antigamente era possível ver a famosa escultura LOVE, do artista Robert Indiana. Como essa área passa por uma reformulação, a escultura agora está exposta próxima à prefeitura na Plaza Dilworth.

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 11

Os museus da Filadélfia

Se toda organização e esse belo contraste entre o passado e o presente não forem ingredientes suficientes para fisgarem seu coraçãozinho viajante, os museus da Filadélfia certamente irão.

Comece pelo Museu do Rodin, dedicado exclusivamente à trajetória de um dos escultores mais importantes dos mundos das artes e que conta com um dos pensadores em sua entrada 🙂

Outra surpresa fabulosa foi o Philadelphia Museum of Art (Museu de Arte da Filadélfia), eternizado pelo cinema nas cenas de treinamento do Rocky Balboa (que também tem sua estátua aos pés da escadaria). Seu acervo impressiona qualquer um, pois é enorme e guarda coleções preciosas, inclusive uma de armaduras medievais muito bem cuidadas. Outro ponto imperdível na cidade!

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 13

Não deixe de tirar uma selfie com o Rocky, outra fazendo pose nas escadas, e, claro, uma (ou várias) olhando para a belíssima Benjamin Franklin Parkway, a avenida que dá de frente para o museu.

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 14

Ainda no circuito cultural, a Barnes Foundation também merece entrar no seu roteiro. O museu guarda várias obras de artistas que são unanimidades como Renoir, Cézanne, Matisse, Picasso e Van Gogh.

Já pensou em visitar a cela do lendário gângster Al Capone? Ela fica na Eastern State Penitentiary, a primeira penitenciária do país aberta em 1829.

Para ver a cidade do alto, aproveite para conhecer o One Liberty Observation Deck, um grande espaço que foi inaugurado no finalzinho de 2015 e é um sucesso entre os visitantes.

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 5

O Japanese House and Garden é aquela ilha de sossego entre a vida cotidiana e a agitada metrópole. Não deixe de conhecê-lo e aproveitar os momentos de tranquilidade e sossego para recarregar suas baterias para os próximos dias.

Viajando com crianças, considere passar uma tarde no Franklin Institute. Fundado em 1894, o instituto é um dos centros educativos mais antigos dos Estados Unidos e geralmente oferece atividades de ciências bem lúdicas para os pequenos. Confira a programação antes de embarcar 😉

O Lincoln Financial Field

O Lincoln Financial Field é o estádio de futebol americano usado pelo Philadelphia Eagles e também pelo time da Universidade de Temple. E foi lá que, há alguns anos, aconteceu um dos jogos da NFL mais inusitados que já vi. Nevou tanto que mal dava para ver os jogadores, quem dirá as linhas no campo. Até a TV se confundia 😛

Esse estádio também está bastante acostumado a jogos do nosso futebol, tendo recebido jogos da CONCACAF e vários amistosos europeus nos últimos anos.

Se você estiver na Filadélfia durante algum desses jogos de futebol (qualquer que seja a modalidade), não deixe de ir até lá assistir, garanto que será uma experiência muito divertida!

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 8

Como chegar ao estádio?

A SEPTA, empresa responsável pelo transporte público na Filadélfia, tem uma linha de metrô chamada BSL (Broad Street Line) para ajudar aos torcedores, já que ela vai do centro da cidade até a estação AT&T a praticamente dois quarteirões do estádio.

Onde fazer compras na Filadélfia?

Na Market Street você vai encontrar a irmã mais comportada da Century 21 de Nova York, uma grande loja multimarcas que sempre oferece muitas pechinchas.

A cidade vizinha de nome curioso, King of Prussia, tem um dos maiores centros de compras da Costa Leste, o King of Prussia Mall. Querendo investir um pouco mais de tempo, o Philadelphia Premium Outlets fica ali pertinho em Limerick.

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 7

Onde comer na Filadélfia?

O Philly Cheesesteak é um dos pratos mais típicos da cidade como o próprio nome pode sugerir. Ele é feito basicamente com uma baguete, picadinho de carne vermelha com cebola na chapa e cheddar derretido. É delicioso!

O Italian Market é um endereço muito conhecido por aquelas bandas, então que tal se animar com alguns quitutes e fazer um piquenique no parque?

Outro endereço que deixa qualquer um que gosta de comer meio maluco é o Reading Terminal Market. Próximo à prefeitura, ele é um dos mais tradicionais mercados do país e, desde 1893, faz a alegria de seus visitantes. Dependendo do calendário, você pode cruzar com os amish que passsam por lá para vender seus próprios produtos.

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 9

Onde ficar na Filadélfia?

A primeira e mais fundamental dica que eu posso te dar é: não faça como nós fizemos, não encare essa cidade tão divertida e interessante apenas como um bate e volta saindo de Washington. Ela tem muito a oferecer e ainda conta com uma excelente oferta de hotéis. Por isso, reserve uma ou duas noites do seu roteiro para ficar por lá.

Como ir para a Filadélfia?

Você pode chegar na Filadélfia de carro, de avião, de ônibus ou de trem, mas qual será a mais interessante?

Se você estiver em cidades próximas, usar o carro é mais prático e cômodo, contudo, saiba que estacionar por lá pode ser caro, já que estacionamentos públicos grátis são raros ao redor da maioria das atrações.

Usar ônibus é outra opção interessante, principalmente se você não gosta de dirigir ou se não estiver a muitas horas de viagem de distância, já que, comparado ao avião, não é necessário chegar com muita antecedência à estação, sem contar que os pontos de parada são mais próximas do centro que o aeroporto.

O trem, por fim, também é viável, contudo sua passagem costuma ser mais cara que a de ônibus ou aluguel de carro e, às vezes, é comparável à do avião.

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 10

Como se locomover pela Filadélfia?

Agora que você já chegou na cidade, qual o melhor meio de transporte na Filadélfia?

O centro histórico pode ser todo visitado a pé, desde o Sino da Independência até a prefeitura, contudo, se sua intenção é ir até o imperdível Museu de Arte da Filadélfia, ao Museu do Rodin ou até mesmo ao Franklin Institute, você inevitavelmente precisará usar o transporte público. Note também que, para ir ao Lincoln Financial Field ver um jogo de futebol (americano ou não), o metrô é a opção perfeita 🙂

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 1

Para nós turistas, a melhor opção é um ônibus chamado PHLASH, pois ele para em praticamente todos os pontos turísticos da cidade e custa apenas 2 dólares para uma viagem ou 5 dólares para o dia todo.

Roteiro pela Filadélfia Brand USA - História american, arte e esportes - 12

Esse guia especial da Filadélfia faz parte da série patrocinada Brand USA.