Sair do aeroporto de Amsterdam e chegar até o centro da cidade é muito simples, já que a estação de trem fica bem na porta dos seus quatro terminais de desembarque. Mas não pense que ela não tem suas pegadinhas 😉 Abaixo você encontra todos os detalhes sobre como ir do aeroporto de Schiphol até a Amsterdam Centraal.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 11

A melhor maneira de ir do aeroporto ao centro de Amsterdam

De trem

A melhor maneira para ir do aeroporto de Schiphol ao centro de Amsterdam é de trem, pois há tantas linhas que passam por lá em direção à estação Amsterdam Centraal que dificilmente você ficará mais que 5 minutos esperando na plataforma. Além disso, o passe custa 4,20 euros (5,20 ao comprar na maquininha com cartão) e a viagem leva em torno de 20 minutos entre um ponto e outro. Também devido ao número de linhas disponíveis para esse trajeto, os trens não costumam ficar lotados.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 3

De ônibus – Amsterdam Airport Express

Também é possível usar o ônibus Amsterdam Airport Express (bus 197) e controlado pela empresa Connexxion. Esse ônibus leva em torno de 40 minutos para ir do aeroporto de Schiphol até o centro da cidade e tem paradas em locais estratégicos de Amsterdam, incluindo a Museumsplein, o Reijksmuseum e o Leidseplein, e roda praticamente o dia todo (das 5 às 23h com uma saída de madrugada com o bus N97).

Você pode comprar o passe para o Amsterdam Airport Express no site da Connexxion (5 euros), diretamente dentro do ônibus ou usar o Amsterdam Travel Card que já inclui essa passagem 🙂 Essa é uma opção vantajosa para quem se hospedará próximo a uma de suas paradas.

De táxi/uber

Uma outra opção é ir de táxi ou Uber (entre 30 e 50 euros) diretamente do aeroporto ao centro de Amsterdam, mas neste caso eu acredito que não valha a pena, pelo menos não na chegada 🙂 Indo de trem, além de você poder se familiarizar com o meio de transporte, ainda economiza um bocado.

Uma ressalva: se for preciso fazer mais de uma baldeação para chegar ao seu hotel, principalmente de tram/bondinho, eu consideraria ir de Uber ou táxi pela comodidade, dependendo do tamanho da sua bagagem e da sua disposição.

Ofertas de hotéis em Amsterdam

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 5

Saindo do aeroporto de Amsterdam de trem

Essa é a parte fácil 🙂 Depois de desembarcar e pegar suas malas, siga as placas indicando a estação de trem. Note que você não sairá da parte coberta em momento algum, mas, se isso acontecer, dê meia volta e tente novamente :mrgreen:

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 10

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 9

Não se assuste com o tamanho e a quantidade de plataformas de trem do Schiphol. Ela é realmente uma estação de trem funcional, ao contrário da maioria dos aeroportos que funcionam apenas como ponto final de uma ou outra linha. De lá, por exemplo, partem diversos trens para todos os cantos da Holanda e países vizinhos como Bélgica e Alemanha, facilitando muito o deslocamento dos turistas.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 12

É justamente essa grande oferta de trens que permite que qualquer pessoa chegue do aeroporto ao centro de Amsterdam em poucos minutos, mas não sem antes confundir um pouco a cabeça dos mais desavisados 😛

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 7

Como comprar o passe do aeroporto ao centro de Amsterdam

Bem na entrada da estação, você encontrará diversas máquinas amarelas de venda de bilhetes de trem, tanto para quem vai fazer apenas o caminho do aeroporto até a Amsterdam Centraal, quanto quem vai para ouras cidades.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 8

O passe do aeroporto para a estação Amsterdam Centraal custa 5,20 euros (05/07/2016), mas note que, dependendo da forma de pagamento, pode haver cobrança de taxas extras.

A passagem na realidade custa 4,20 euros, mas eles cobram 1 euro pelo ticket de papel com chip. A única maneira de não pagar essa taxa é se você tiver o cartão de transporte público com chip da cidade (o que não vem ao caso neste momento 😉 ).

Atenção: o Amsterdam City Card não dá direito ao transporte de trem entre o aeroporto e a cidade de Amsterdam.

Para comprar o passe nas máquinas, comece mudando a língua para o inglês clicando na bandeira da Grã-Bretanha. Depois, clique em I want to go to Amsterdam.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 20

Em seguida selecione as opções 2nd classValid Today e no número de passes que quer comprar. Note que o pagamento com Visa custa 50 centavos de euro a mais.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 21

Do lado direito da máquina está o painel onde você coloca o dinheiro ou o cartão e senha. Terminado o processo, basta pegar seus tickets no local reservado para isso.

Você receberá um ticket de papel com chip (single use chipkaart) que deverá ser usado para entrar e sair das estações, como explico abaixo.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 22

Como pegar o trem para Amsterdam Centraal

Comprado o passe, é hora de escolher o trem.

Basta olhar para alguns dos vários monitores que exibem os horários das próximas partidas e procurar por alguma que tenha escrito Amsterdam Centraal, A. Centraal ou coisa parecida. Olhe o número da plataforma (spoor) e o horário indicados.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 14

E aqui está a primeira pegadinha. Muito provavelmente o nome em destaque daquela linha não será o Amsterdam Centraal, mas ele aparecerá em baixo dela em letras menores junto com outras estações no caminho daquele trem. Felizmente, basta que a estação esteja indicada em algum lugar ali para ter certeza de que ele fará uma parada no local desejado.

Não se preocupe, se você não conseguir entender os monitores, basta ir até um balcão de informações para descobrir qual tem pegar 😀

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 17

Não é preciso pegar um trem com muito tempo de espera. De 5 a 10 minutos é tempo suficiente para você encontrar a plataforma correta e descer as escadas, já que todas ficam ali naquela área.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 16

Siga então para a plataforma e note que, logo na entrada e antes das escadas, há uma máquina em que todo mundo encosta seus bilhetes antes de descer. Em Roma, como os romanos, certo? Encoste o seu ali também até que a luz verde se acenda. Pronto, seu ticket foi validado (não o jogue fora ainda!).

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 1

Desça pelas escadas rolantes ou elevador e olhe novamente nos monitores das plataformas de um lado e de outro para encontrar a linha que você havia escolhido. Agora é só esperar o trem chegar. Se a porta não se abrir automaticamente, aperte o botão que fica ao lado dela 😉

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 2

É possível sentar em qualquer lugar, desde que seja nos vagões de segunda classe – eles têm um 2 indicado do lado de fora e também do lado de dentro. Só não vale sentar na primeira classe se esse não for o seu bilhete 😛

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 4

Como o caminho é curto, se o trem estiver meio cheio, sugiro que sente ali mesmo nas cadeiras próximas às portas. Assim você evita ter de procurar lugar e também não incomoda as pessoas com as malas. Nós fizemos isso nas duas vezes em que pegamos o trem do aeroporto ao centro de Amsterdam e não tivemos problemas.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 15

Ah, tente não demorar muito para entrar no trem ou escolher o vagão, pois eles costumam ser pontuais e, muitas vezes, não levam mais que 5 minutos parados numa estação.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 13

Chegando em Amsterdam Centraal

Vinte minutos depois de pegar o trem no aeroporto de Schiphol, você chegará na estação Amsterdam Centraal, já na cidade dos mais emblemáticos e belos canais do mundo 😀

Desça do trem (se as portas não se abrirem, há dois botões ao lado dela para isso) e siga para a saída indicada pelo símbolo dos trams/bondinhos ou pelo M de metrô, dependendo do seu caso.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 19

Ali, antes de sair, não esqueça de passar seu ticket novamente para marcar o fim do seu trajeto. Muitas vezes as catracas estão abertas, mas é bom tocar o ticket assim mesmo. Num próximo post explico exatamente por que isso é necessário 😛

Atenção: o passe do aeroporto ao centro de Amsterdã não dá direito ao transporte público na cidade! É preciso um outro passe que será assunto do próximo post 🙂

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 18

Onde verificar horários e valores dos trens na Holanda?

Viu como é simples? Ok, tem bastante detalhe, mas pelo menos o site do transporte público da Holanda, chamado 9292.nl é super tranquilo de usar 😛 Nele você diz qual a estação de partida e a de chegada e ele te mostra as melhores opções e os horários, além de dar um valor aproximado do passe.

Amsterdam - como ir do aeroporto ao centro da cidade - 6

O Sundaycooks contou com o apoio da Holland Alliance e do I Amsterdam, mas as despesas mencionadas neste post foram custeadas pelo blog.