Do átrio do Conservatorium, nada me espantaria se cruzasse com Daniel Craig ou outro notório 007 pedindo um dry martini – shaken, not stirred. O hotel poderia ser tanto cenário do filme quanto de um editorial especial da Casa Vouge. Hospedar-se ali é conhecer um outro lado de Amsterdam, onde o design contemporâneo dança uma harmoniosa valsa com histórias e tradições.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 27

Conservatorium Hotel: uma experiência que vale a viagem

O prédio do Conservatorium foi projetado originalmente por um arquiteto holandês para ser a sede do banco do país, o Rijkspostspaarbank. Por isso, seu edifício histórico tem muitos elementos neogóticos do século XIX tombados como patrimônio da cidade.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 17

Esse endereço sempre foi um ícone de arquitetura e um hub cultural para a cidade e, depois de alguns anos, o prédio foi transformado no Sweelinck Conservatorium, o Conservatório de Música de Amsterdam. Foi esse passado musical que deu origem ao nome do hotel e ainda está presente em inúmeros elementos da decoração de muitos ambientes.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 11

Inaugurado em 2011, o Conservatorium extrapola o conceito de luxo contemporâneo e o designer italiano Piero Lissoni foi o responsável por criar todo o espírito do hotel, valorizando seu rico passado e, ao mesmo tempo, trazendo elementos modernos como o vidro e o aço aliados a um design minimalista.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 22

A fachada não revela a surpresa que é entrar no hall do hotel. Os itens históricos do prédio se confundem com a estrutura moderna e resultam em um perfeito equilíbrio, assim como os tijolos vermelhos que contrastam com o pé direito enorme da recepção.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 26

Todos os móveis também são de designers italianos e as áreas comuns costumam receber exposições temporárias. A edição deste verão vai contar com obras de Andy Warhol e Banksy.

Ah! Perto da entrada do Tuna Bar, ficam expostas uma sequência de fotos exclusivas do fotógrafo holandês Claude Vanheye que fez retratos clássicos de Jimi Hendrix, Yoko Ono e John Lennon, Pink Floyd e Michael Jackson.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 12

Infraestrutura

Perto do hall dos violinos, fica uma galeria com pequenas lojas de marcas de luxo que vão desde alta costura, charutos, e joias até uma recém-inaugurada unidade da Bentley que, aliás, deixa dois de seus carros à disposição dos hóspedes. Já no subsolo, ficam a academia, o SPA e a piscina. Repare nos detalhes e veja como eles conseguiram trazer luz natural a esses ambientes 🙂

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 23

Seu premiado Akasha Holistic Wellbeing Centre proporciona diferentes atividades dividas de acordo com os quatro elementos: fogo para a academia, terra para o lounge, yoga para o ar e, por fim piscina, sauna e jacuzzi para água.

O serviço é tão coordenado que parece um verdadeiro balé. Desde o check-in, em que o doorman e a recepção agem em sincronia, até os drinks de boas-vindas e o rápido check out, a equipe impressiona e mostra que cada pequeno detalhe faz toda diferença.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 10

Outro ponto certeiro é o personal host, algo como um anfitrião pessoal. Ele é um profissional que mescla o trabalho de um concierge com guest relations e oferece dicas e apoio muito além de qualquer guia de viagem. Ele consegue reservas para restaurantes, apresentações ou qualquer outro tipo de experiência em Amsterdam num piscar de olhos. Na dúvida, não deixe de conversar com seu personal host que lhe será apresentado assim que você chegar ao hotel. Garanto que ele terá algo especial para indicar 😉

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 20

Quartos

Ao todo, o Conservatorium possui 129 quartos, incluindo uma enorme cobertura, favorita de muitas celebridades internacionais. Todos têm layouts diferentes, geralmente com o pé direito duplo, o que proporciona uma sensação completamente distinta de um quarto de hotel convencional.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 03

É difícil descrever o quarto sem escorregar a mão em adjetivos que demostram como é se hospedar ali 😉 Com um design clean e contemporâneo chique, as suítes são decoradas com cores neutras e com linhas retas, num clima minimalista.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 01

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 18

Meu quarto tinha uma vista impressionante para o Stedelijk Museum que ficava do outro lado da rua. Suas janelas enormes facilitam a entrada da luz natural e todo o ambiente funciona com um sistema de automação completo. Além da sala de estar, da suíte e dos dois toaletes, o quarto ainda tinha uma máquina Nespresso e suas amenities eram da Floris London, a marca da família real britânica desde 1730.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 07

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 09

A sensação não é a de se hospedar em um quarto de hotel, mas sim a de morar, por alguns dias, em um elegante apartamento de cinema 😀

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 02

Restaurantes e bar

Dois restaurantes e um bar completam a experiência de se hospedar no Conservatorium. O primeiro, e maior deles, é a Brasserie, que oferece um menu de comfort food internacional tanto na hora do almoço, como no jantar, além de um tradicional chá da tarde. Provamos o hambúrguer clássico, acompanhado de batatas fritas holandesas e de maionese da casa, e uma torta de chocolate com frutas de sabor bem marcante.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 24

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 25

O Taiko, um dos restaurantes mais concorridos de Amsterdam, é comandado pelo chef holandês Schilo van Coevorden que elaborou um menu pan-asiático com elementos surpreendentes. Para jantares mais elegantes, não esqueça sua reserva.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 16

Outro ponto disputado é o Tunes, que, assim como o restaurante, fica na parte que mais preserva os elementos de decoração e design que lembram o antigo banco. O bar oferece um menu de drinks clássicos e coquetéis exclusivos com toque contemporâneo. Seguindo a cultura dos gins artesanais da Holanda, a casa reúne mais de 40 tipos e rótulos diferentes da bebida.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 15

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 14

Prêmios, certificações e selos de luxo

Em busca de um patamar de excelência ainda maior, o Conservatorium já conquistou prêmios importantes do segmento da hotelaria, como o Green Globe de sustentabilidade, graças às suas diversas iniciativas para economia de energia elétrica, otimização do sistema de ar condicionado, diminuição do consumido de água e reciclagem completa dos resíduos gerados.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 08

Além disso, o hotel levou dois prêmios superimportantes e badalados, aparecendo na The Gold List 2016 da revista Condé Nast Traveler – a mais importante do segmento de turismo de luxo do mundo – e também sendo citado como A Escolha do Leitor no ranking de 2015 do mesmo veículo.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 05

Ele também faz parte do grupo The Leading Hotels, um selo de reúne hotéis de alto luxo pelos principais destinos do mundo, e do The Set, uma coleção de hotéis com esse novo conceito de luxo sempre localizados no coração histórico de importantes cidades europeias como Londres, Amsterdam e Paris.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 21

Localização

Não poderia existir localização melhor para o Conservatorium Hotel. Ele está bem no Museumplein (a região dos principais museus de Amsterdam como o museu do Van Gogh e o Rijksmuseum), em frente ao recém-reformado Stedelijk Museum,  do Royal Concert Hall, do Vondelpark e próximos às ruas P.C Hooftstraat e Van Baerlestraat, onde se encontram as marcas de luxo.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 04

Além disso, muitos pontos de interesse estão a poucos minutos de caminhada e os trams 2, 3, 5 e 12 passam bem na porta do hotel e te levam praticamente a qualquer lugar de Amsterdam 🙂

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 06

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 19

Em resumo

O Conservatorium é um hotel para quem aprecia arquitetura e design e busca por um serviço primoroso.

Hotéis em Amsterdam - Conservatorium Hotel - 13

O Sundaycooks ficou hospedado no Conservatorium a convite do hotel durante nossa viagem de 60 dias pela Europa.