Quando coloquei meus pés pela primeira vez na Alemanha, não poderia imaginar que aquela viagem renderia uma paixão à primeira vista e muito menos que acabaria retornando ao país pelo menos uma vez por ano nesses últimos anos 😀 De norte ao sul, fui descobrindo hábitos, costumes e um jeito germânico de receber os turistas que quebrou qualquer tipo de ideia mal concebida que eu guardava antes de embarcar.

Razões para viajar para a Alemanha - 07

Alemanha, sua linda!

É difícil negar que somos fãs de carteirinha da Alemanha aqui no blog, tendo em vistas as inúmeras cidades que já visitamos e a lista enorme de posts que ainda estão no caderninho de anotações.

Razões para viajar para a Alemanha - 01

Se você é novo por aqui ou ainda não conhece esse nosso lado alemão, eu contei um pouco sobre as incríveis experiências que tivemos e sobre nossa relação com o país da cerveja em alguns posts como:

Razões para viajar para a Alemanha - 04

Se você ainda não está convencido de que a Alemanha é um destino incrível para as suas próximas férias, aí vão cinco motivos para mudar de ideia rapidinho e começar a planejar já sua viagem pelo país (e alguns roteiros já prontos) 😀

Razões para viajar para a Alemanha - 02

A vida moderna nos grandes centros

A Alemanha concentra algumas das metrópoles mais vibrantes de toda Europa. Se você é da turma que adora aquela energia e a vida maluca que só as grandes cidades conseguem ter, Berlim, Hamburgo, Colônia e Frankfurt vão fazer a sua cabeça.

Razões para viajar para a Alemanha - 06

Elas carregam um forte movimento de contracultura, de arte urbana, de muito agito e, claro, de excelentes bares. Quer ver de perto como é a vida em algumas cidades de vanguarda? Não deixe de conhecê-las!

Razões para viajar para a Alemanha - 11

As cidades históricas

Aqui é um prato cheio! São séculos e mais séculos de história riquíssima. As cidades ainda guardam essas memórias muito bem preservadas, seja nos enormes acervos de seus museus ou nos conjuntos arquitetônicos impecáveis de regiões medievais, barrocas e coloniais. Os exemplos são inúmeros: Rothenburg ob der Tauber, Heidelberg e Dinkelsbühl são algumas das minhas preferidas.

Razões para viajar para a Alemanha - 16

A gastronomia alemã

Muito além da carne de porco e da tradição na fabricação de vários tipos de linguiça, quem resolve mergulhar de cabeça na Alemanha, descobre uma gastronomia diversa que vai além desses clichês – muito saborosos – por sinal.

Razões para viajar para a Alemanha - 05

Os pães mais densos, a confeitaria típica do Natal, os peixes e também as variações de acompanhamentos feitos à base de batata e bacon são incríveis. Esses são só alguns motivos para se jogar a gastronomia germânica. Aqui já adianto: crianças, não tentem reproduzi-los em casa, não ficarão com o mesmo gostinho.

Razões para viajar para a Alemanha - 09

Os vegetarianos de plantão não precisam se preocupar, a Alemanha mudou consideravelmente nos últimos anos e a maioria dos restaurantes já oferecem pratos vegetarianos. Além disso, a oferta de restaurantes especializados nessa cozinha também aumentou e muito.

Razões para viajar para a Alemanha - 03

Valorização dos produtores locais

Além de viver, de uma maneira muito autêntica, a valorização dos ingredientes e produtores locais, a Alemanha tem criado uma rede forte de alimentação orgânica, servindo de exemplo para quem está buscando hábitos alimentares mais saudáveis.

Razões para viajar para a Alemanha - 10

Eu ainda poderia me estender por aqui falando sobre os novos chefs e sobre como tem crescido a nova gastronomia no país, mas acho que já me alonguei demais nesse assunto. Ah, que saudades da kartoffelsalat.

Razões para viajar para a Alemanha - 08

As festas tradicionais

Os alemães são um povo muito mais festeiro do que podemos imaginar. Se a tradição da cerveja em abundância e dos belos vinhos do Vale do Reno e de Würzburg, já não fossem motivos suficientes para nos divertirmos à beça, viajar pelo país é ter a certeza de cruzar com alguma celebração pelo caminho, principalmente durante a primavera e o verão, quando os dias começam a esquentar. Nas últimas semanas do ano, quase todas as cidades histórias também são tomadas pelos belíssimos mercados de Natal.

Razões para viajar para a Alemanha - 17

A Alemanha não maltrata seu bolso

Eu sempre costumo dizer isso: a Alemanha é um destino bastante acessível na Europa se comparada a países como França, Suíça e Itália. Aliás, é triste ver que muitos brasileiros ainda consideram o país como um destino caro.

Razões para viajar para a Alemanha - 12

Muitas atrações culturais têm preços acessíveis, as opções hoteleiras são inúmeras e os custos com as refeições não pesam no orçamento, principalmente se você costuma dividir os pratos (que são enormes!).

Razões para viajar para a Alemanha - 13

Quem tem a oportunidade de viajar por várias regiões do país, consegue ver como elas são diferentes umas das outras. Por isso, nada de passar alguns dias em Munique e dizer que já conheceu tudo sobre a Alemanha 😛

Razões para viajar para a Alemanha - 14

Quero viajar pela Alemanha, por onde começo?

Ficou com vontade de viajar pela Alemanha e não sabe por onde começar? Dá uma olhadinha no nosso índice de posts, já publicamos roteiros completos de várias cidades, além de dicas de muitas outras 🙂

Razões para viajar para a Alemanha - 15

Vá para a Alemanha de mente e coração abertos, tenho certeza que você descobrirá um país alegre, divertido e muito mais receptivo do que costumamos imaginar 😀

Hoje, dia 3 de outubro, é celebrada a Reunificação da Alemanha e esse post foi feito a convite do consulado alemão de São Paulo em razão das comemorações desta data e da queda do muro de Berlim. #Breakingthewall #Likeagerman

Razões para viajar para a Alemanha - 18