“Ahoy, ahoy!” -Alexander Graham Bell
“Before anything else, preparation is the key to success.” -Alexander Graham Bell

Como a maioria deve saber, Skype é uma das maneiras mais baratas de telefonar pra qualquer lugar do mundo. Se você tem um Smartphone com Skype e acesso Wi-Fi, então não há com o que se preocupar, como explicado no nosso post Technology Trip Tips.

Mas e se você não tiver um Smartphone? E se não tiver Wi-Fi por perto? O que fazer para não gastar fortunas com ligações internacionais durante sua viagem ao exterior?

Skype Phone

A primeira opção que eu testei foi um Skype Phone da Belkin (Wi-Fi Phone for Skype) que um colega comprou. (Editado 14/02/2011: Parece que a Belkin parou de fabricar o Skype Phone :()

Belkin Wi-Fi Phone for Skype

Esse Skype Phone é um aparelho do tamanho de um celular que vem com Skype embutido. Ele é capaz de se conectar por Wi-Fi à Internet e daí, logar na sua conta Skype e fazer ligações como se fosse um telefone celular.

Vantagens:

– Acesso a redes Wi-Fi
– Pequeno e leve
– Com o Skype as ligações ficam super baratas

Desvantagens:

– Algumas redes Wi-Fi com autenticação via página Web não eram suportadas
– É caro. Você vai gastar mais de 100 dólares no aparelho.

Minhas impressões:

Não vale a pena comprar para usar em viagens a não ser que você vá ficar viajando por bastante tempo ou por muitas vezes e tem certeza de que terá Wi-Fi grátis quando precisar. E não somente isso, a rede Wi-Fi não pode ter autenticação por página Web. Muitos hotéis e hot spots usam autenticação em página Web, ou seja, você consegue conectar à rede sem senha, mas assim que tenta acessar alguma página, eles te redirecionam a uma página pedindo algumas informações como login, senha e quarto do hotel.

Se algum outro modelo de Skype Phone permitir esse tipo de autenticação, a coisa fica um pouco mais fácil, só que ainda assim eu acho um investimento muito grande e que demorará para compensar. Talvez se você é um usuário pesado de Skype em casa ele valha a pena por não precisar de computador ligado o tempo todo. Mas não para viagens.

Enquanto estávamos viajando, meu colega só conseguiu usar o telefone em duas ocasiões: No Florida Mall e no aeroporto de Orlando (MCO), ambos com Internet grátis. (Bem que isso poderia virar moda por aqui também, né?)

A segunda opção foi comprar chips GSM e colocar nos nossos telefones desbloqueados. Resolvemos ir atrás de um chip pois queríamos ter um número americano caso nosso chefe (que estava na cidade) ou nossos amigos de lá precisassem falar conosco.

Comprar foi até fácil. Fomos numa Best Buy, chegamos na parte de telefonia e falamos pra mocinha que queríamos apenas um chip e que com ele pudéssemos fazer ligações internacionais. Ela nos mostrou 2 opções e depois que escolhemos ela mesma fez a ativação para nós:

Chip GSM da O2

Chip GSM O2

Vantagens:

– Preço (custou algo em torno de 12 dólares com taxas)
– Veio com 10 dólares de bônus
– Ligações locais e internacionais para telefone fixo por +- 14 centavos
– Você tem um número seu dos EUA para receber ligações

Desvantagens:

– Você paga para receber ligações
– Só liga internacionalmente para telefone fixo
– Para ligar internacionalmente você tem de ligar para um número enorme que te dará linha para ligar para outro país
– A rede usada por eles não é compatível com alguns dos aparelhos aqui do Brasil

Minhas Impressões:

A propaganda deles diz que ligações internacionais são grátis e não diz nada sobre ligações recebidas. Isso você só vai descobrir quando ler o manualzinho que vem dentro da embalagem. A moça da Best Buy também não sabia ou não quis explicar.

Todas as ligações originadas e recebidas custam +- 14 centavos (ainda é barato) e para fazer ligações internacionais, primeiro você liga para um número deles e depois disca o número internacional. Pelo menos o valor é de ligação local.

Meu colega tinha levado um telefone da Nokia bem simples já desbloqueado e ao tentar usar esse chip, ele não conseguiu sinal. Eu imagino que isso aconteceu por que o telefone dele não suportava a frequência usada pela operadora já que meu iPhone não teve problemas.

Portanto se forem levar um telefone para usar lá, levem um pelo menos Tri-Band para ter menos chances de dar problemas.

Telefone descartável NET10

 

Telefone descartável NET10

Como meu colega teve problemas com o chip da O2 em seu telefone, a próxima opção foi comprar um celular descartável da NET10 por 24,99 USD + taxas.

Vantagens:

– 300 minutos para ligações locais e internacionais
– Já vem com telefone
– Você tem um número seu dos EUA para receber ligações

Desvantagens:

– O telefone só funciona com a rede NET10 e portanto você pode jogar fora depois da viagem.
– Você paga para receber ligações
– Só liga internacionalmente para telefone fixo
– Para ligar internacionalmente você tem de ligar para um número deles (pequeno pelo menos) que te dará linha para ligar para outro país
– Não é possível usar o chip deles em outro celular.

Minhas Impressões:

O telefone é bem simples e feio e ao final da viagem vai ficar jogado em algum canto na sua casa ou será jogado fora. Contudo, os 300 minutos compensam os 24,99 gastos com ele de sobra. Nós usamos esse telefone para ligar para minha casa, para a casa dele e para conversar com nossos amigos da América e ainda sobrou uns 100 minutos.

Eu só não gostei de o chip não poder ser usado em outros telefones já desbloqueados. Eu tentei usar no meu iPhone e não consegui sinal.

Comparando o chip da O2 e o telefone da NET10, o da NET10 é melhor caso você pretenda fazer e receber várias ligações ou não queira se preocupar com o tempo de cada ligação. Eu usaria o da O2 novamente em viagens bem curtas em que eu não precisasse ligar muito já que ele é 14 dólares mais barato que o da NET10.

Lembre-se de que essas não são as duas únicas opções de chip/telefone. A melhor coisa é ir até a loja, pedir para um atendente te mostrar e explicar as opções disponíveis e daí você decide que tipo de uso vai fazer do celular.

Cartão Telefônico Internacional

Para você que não tem smartphone e não é adepto de tecnologia ou que não conseguiu achar um telefone descartável ou chip GSM que valessem a pena, podem ligar para casa usando um Cartão de Telefone Internacional.

Nós o utilizamos em nossa viagem a Londres em 2007 e apesar de não ter sido tão barato quanto hoje, foi uma opção econômica para a época.

A Dona Sônia testou o cartão PT Hello Brasil da PT Comunicações em sua viagem a Portugal e gostou bastante, principalmente porque as ligações foram muito baratas.

Vantagens:

– Preço do cartão: 5 euros
– Preço da ligação para fixo: 0,0625 euros o minuto (aproximadamente R$ 0,14)
– Preço da ligação para celular: 0,12 euros o minuto (aproximadamente R$ 0,27)
– Tempo total de ligação para fixo: 80 min
– Tempo total de ligação para celular: 40 min
– Podem ser comprados em bancas de jornal e outras lojinhas pelas cidades.

Desvantagens:

– Não é todo telefone público que aceita fazer as ligações
– Certos hotéis também não permitem as ligações ou cobram taxas pelas ligações.

Minhas Impressões:

Com toda a concorrência da telefonia sobre IP como o Skype, as empresas de cartão telefônico Internacional tiveram de baixar seus preços. Isso fez com que alguns cartões tenham preços bem parecidos com os do Skype e outras empresas de telefonia pela Internet.

Esse cartão da PT Hello Brasil é realmente uma ótima opção, principalmente para quem não tem smartphone 😉

Apesar de não serem todos os telefones públicos que aceitam o cartão, a maioria normalmente aceita. Alguns hotéis também permitem ligações para números locais grátis sem cobrarem taxas, mas é sempre melhor confirmar com a recepção do hotel.

Moral da história:

Eu acho que vale a pena sim comprar um chip ou um celular desses descartáveis para fazer ligações para casa em viagens internacionais pois além de boas tarifas você terá um número local caso alguém precise entrar em contato com você. Mas fiquem atentos às tarifas já que cada operadora cobra um valor diferente.

Se você tem um smartphone com Skype ou outro programa de telefonia pela Internet e conseguir um hotel ou algum local com Wi-Fi grátis, essa é a melhor opção pois as tarifas são geralmente mais baratas.

Agora, se você não tem smartphone ou não quer comprar ou procurar um telefone pré-pago ou seu celular não é desbloqueado, utilize cartões de telefone internacionais, pois as tarifas em geral são boas e você só precisa de um telefone público para fazer as ligações.

É isso aê!

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    9 Comentários
  1. eita, mais um superposttutorial pra fazer sucesso aqui! :mrgreen: Eu ja tentei de tudo em telefonia em viagem. E sabe o que eu curto mesmo? Abrir o skype ou msn do meu netbook, no conforto e privacidade do meu quarto de hotel, e ficar batendo papo for free atraves da velha e boa internet do hotel. :mrgreen:

    • Sem dúvida Skype com wi-fi free é a melhor opção 😀 No iPhone fica ainda mais "style" pq parece um telefone normal 😛

  2. Parabéns pelo tutorial, pretendo viajar no final do ano para a Las Vegas, SF e depois Orlando, voce saberia me dizer se o net10 funciona nestas duas cidades?
    Obrigado.
    Abraços.

    • Oi Abel. Que bom que você gostou do tutorial 🙂

      Eu andei pesquisando e a tarifa em todo o território nacional para o NET10 é de 10 centavos. Para ligar internacionalmente são 15 centavos, ou seja, se você só ligar para o Brasil, você terá 200 minutos no total, o que ainda é muito bom.

      O site comenta que se você estiver em Roaming (fora da área de cobertura da NET10, mas com cobertura de outras operadoras) você paga um pouco mais além dos 10 ou 15 centavos. Não consegui achar o valor exato, mas ainda assim imagino não ser muito.

      Pelo mapa de cobertura da NET10, SF, Las Vegas e Orlando têm cobertura sim. Só não consegui achar se é em roaming ou não, mas se fosse para dar um palpite, eu diria que não é em roaming por serem cidades grandes e turísticas.

      O que eu aconselho você a fazer é ir até uma Best Buy e comprar lá o telefone da NET10 e tentar tirar as dúvidas com o funcionário deles e pedir para que eles fação a ativação do telefone para você tanto para chamadas locais e internacionais (são duas ativações diferentes).

      É isso aê, qualquer dúvida é só avisar.

      Ah, e se puder nos descrever sua experiência com a NET10 durante sua viagem também, seria bem interessante 😀

    • Funciona bem, sim….eu comprei um mas tive que pagar o chip separado. Se poga tb para receber ligações…o mesmo valor que se paga em ligação local…+/- 15 cents. Fala em todo os EEUU….eu comprei da operadora GO…tb se encontra as recargas de 10 / 15 / 20/ etc nos supermercados Target, Wallmart, Drugstores em geral. É seguro. Só não sei se funciona na Europa como um "colega" aqui comentou.

    • Oi Isaac.

      Obrigado por partilhar sua experiência 🙂

      Nesta minha última viagem eu usei o Net10 e também foi tranquilo.

      Só tive de tomar cuidado para comprar o telefone que já vem com os 300min de créditos pois eles tem telefones mais caros mas que não vêm com os créditos.

      Comprei o meu na Wallmart.

      Até,
      Fred

  3. Tenho Iphone, e uso o Skype em casa para as ligações Internacionais diretamente dele, pelo Wi-Fi.
    Será a primeira vez que irei viajar com Iphone, sempre levei o Netbook, e usava ele. Minha dúvida você sabe se vale a pena comprar algum pacote de dados Internacional para uso na Viagem, você contratou algo assim, ou só usou as WI-FI?

    Valeu!!!

    • Oi Gustavo.

      Eu sempre usei o skype com Wi-Fi dos hotéis, cafés, lojas e qualquer outro lugar em que eu conseguisse pegar uma rede aberta e de graça (em Nova York isso significa quase em qualquer lugar de Manhattan).

      Pacotes de dados do Brasil para usar no exterior é extremamente caro! Do tipo que você vai pagar muito mais que o valor do seu iPhone em poucos MB. Não custa ligar na sua operadora de celular para conferir, mas não vale a pena.

      Quanto a conseguir um plano de internet 3G na cidade que você vai, é um pouco mais complicado pois normalmente as operadoras exigem comprovante de residência e afins. Eu tentei em Orlando e na Europa nas operadoras grandes (AT&T, Vodafone, Orange) e nenhuma delas tinha esse tipo de "Internet pré-paga).

      Na Espanha tem a Yoigo que tem, mas não tive tempo para testar e, como eu já tinha internet em todos os hotéis, nem precisei.

      Espero ter lhe ajudado 🙂 Qualquer coisa é só perguntar 😛

  4. Valeu Fred, obrigadão!!
    Estou agora estudando os post para os Googles MAps.