Madri foi nosso primeiro contato com a cultura espanhola e logo de cara já caímos de amores pela cidade. Vibrante, cosmopolita e com um passado muito marcante, a capital espanhola merece todos os elogios que costuma receber. A cidade é perfeita para quem quer curtir excelentes museus, arquitetura impecável e ainda aproveitar a cultura das “tapas” e dos barzinhos que estão por toda parte.

Guia KLM de Madri - Parques 2

Roteiro de atrações de Madri

O paraíso dos museus

Não consigo pensar em Madri e não lembrar da fantástica trilogia de museus da cidade: Museu do Prado, Thyssen-Bornemisza e o Reina Sofia.

Seus acervos são fabulosos e contam, não apenas trechos importantes da história da arte na Espanha, mas também a nossa história como um todo. Impossível não se sentir tocado pelas obras de grandes nomes como El Greco, Goya, Velázquez, Ticiano, Van Dyck, Caravaggio, Rembrandt, Renoir, Van Gogh, Cézanne, Kandinsky, Picasso e Dalí.

Guia KLM de Madri - Museu Reina Sofia

tour guiado gratuito pelo Reina Sofia é um achado e uma ótima introdução às obras de artistas icônicos da Espanha como Gaudí, Picasso, Miró e Dalí, tantas vezes incompreendidos. Em menos de uma hora, os guias explicam, de maneira bem acessível, um pouco da trajetória de cada um. Para ter acesso a esse tour, basta informar-se na bilheteria do museu 🙂

Guia KLM de Madri - Museu del Prado

Se você é #TeamMuseu, a dica para complementar seu caminho das artes, além dos três grandes museus, é visitar o Museu del Traje, que conta a história/trajetória das nossas vestimentas como forma de expressão e comportamento, e o belo Museu CaixaForum com suas exposições e intervenções contemporâneas.

Guia KLM de Madri - Museu CaixaForum

Parques, arquitetura e ar puro

Madri está nas ruas, nos diversos bairros, na vida que caminha em um ritmo diferente. Por isso, um dos programas mais gostosos na cidade é andar sem rumo, observando a arquitetura especial e curtindo os inúmeros parques que envolvem a cidade.

Guia KLM de Madri - Edifício Metropolitan

Guia KLM de Madri - Puerta de Alcalá

Um ponto que não pode faltar no seu roteiro é a Calle Alcalá e o belíssimo Edifício Metrópolis, famoso cartão postal da cidade. Aproveite também para conhecer a Puerta de Alcalá, o Real Jardim Botânico, o Parque do Retiro, a Plaza Mayor, a Plaza Cibeles e mirante do Palácio de Comunicaciones.

Ofertas de hotéis em Madri

Guia KLM de Madri - Parques 1

Guia KLM de Madri - Parques 3

Com mais tempo para caminhar e conhecer detalhes de Madri – afinal, para que tanta pressa quando estamos de férias? – siga até o Templo de Debod, um curioso templo egípcio fora do Egito que foi doado à Espanha, reconstruído e inaugurado em 1972.

Guia KLM de Madri - Templo de Debod

Guia KLM de Madri - Real Alcazar

Outras sugestões interessantes de roteiro são o charmoso Barrio de las Letras, o Jardín de las Vistillas, a Basílica de San Francisco el Grande, a Catedral de La Almudena e Palácio Real e por fim, o Monastério de las Descalzas Reales.

Todas as sugestões de atrações, pontos interessantes e dicas de restaurantes estão no mapa abaixo:)

Como ir para Madri?

Viu como bons motivos para visitar Madri não lhe faltam? Quer saber como chegar até lá, curtir bons museus e aproveitar as melhores tapas da Espanha?

Que tal então aproveitar essa oportunidade, viajar com a KLM, conhecer Amsterdã e seguir para Madri em um voo de menos de 2 horas?

Amsterdã e Madri, aposto que esse seria outro roteiro bem interessante \o/

Clique aqui para pesquisar os preços das passagens para Madri com a KLM

Dica: Se você comprar utilizando a opção de multidestinos, esse trecho Amsterdã-Madri pode sair mais barato que se reservado separadamente, ou seja, você voa com toda a qualidade e cuidado com os passageiros que a KLM proporciona e ainda pode despachar bagagens sem pagar nada mais por isso 😉

Como a KLM usa tecnologia a favor do passageiro 🙂

KLM: a companhia mais cool das redes sociais

Guia KLM de Praga: O Leste Europeu é logo ali

Guia KLM de Londres: dicas para você curtir o melhor da cidade

Guia KLM de Madri - Cenas 3

Onde ficar em Madri?

Madri tem uma vasta oferta de hospedagem e com certeza uma delas se encaixa no seu bolso. Ao escolher o bairro, leve em consideração quais são suas preferências: vida noturna? História e cultura? Compras? Qualquer que seja a sua escolha,tenha uma coisa em mente: fique perto do metrô 😉

Guia KLM de Madri - Monumento 1Guia KLM de Madri - Cenas 2

Para uma primeira viagem à Madri, nossa sugestão é se hospedar próximo à Puerta del Sol, à Calle Gran Via, à Plaza Mayor ou ao Paseo del Prado.

Ofertas de hotéis próximos à Puerta del Sol

Ofertas de hotéis próximos à Calle Gran Via

Ofertas de hotéis próximos à Plaza Mayor

Ofertas de hotéis próximos à Paseo del Prado

Como se locomover em Madri?

Caminhar por Madri é certamente a melhor coisa que você pode fazer. Praças, parques, ruas charmosas e monumentos estão espalhados por todo lado, por isso, ao planejar seus dias na cidade, procure colocar vários pontos de interesse próximos no mesmo dia para evitar perder tempo com deslocamentos 😉

Guia KLM de Madri - Cenas 1

Quando o trajeto é mais longo, o metrô é a melhor opção. Simples, fácil e sem pegadinhas, o metrô de Madri te leva para todos os pontos turísticos da cidade. Basta comprar o bilhete, passar pela catraca e apertar o botão ou puxar uma alavanca na porta do trem quando ele chegar.

Sem Mistérios: Metrô de Madri

Eles têm inclusive um mapa da rede feito especialmente para nós turistas com as linhas e paradas mais importantes da cidade \o/

metromadrid05

Qual passe de metrô comprar?

Os passes que interessam à maioria das pessoas são os da Metro Zona A e o Abono Aeropuerto para quem está indo ou voltando de lá.

Sendo assim, existem 4 opções:

O passe de 10 viagens é, na verdade, 10 passes de 1 viagem que, ao serem comprados juntos, têm desconto (cada viagem custa 1,22 EUR), sendo, portanto, mais barato que o passe Sensillo.

Guia KLM de Madri - Estátua 1

Já o Billete turístico só é interessante se você fizer pelo menos 6 viagens de metrô no mesmo dia, o que não é muito comum.

Quando fomos a Madri, eu e o Fred compramos apenas 3 bilhetes de 10 viagens para os 7 dias que passamos na capital espanhola, ficando muito mais barato que se tivéssemos comprado o Billete Turístico 🙂

Onde comer em Madri?

Se você ainda procura bons motivos para se apaixonar por Madri, provavelmente os encontrará no belo hábito dos locais de “salir de tapas“. Come-se muito bem na cidade e relativamente barato e, graças a essa cultura das tapas, é possível andar de bar em bar e de mercado em mercado provando novos sabores, aproveitando ao máximo o melhor da gastronomia local.

Guia KLM de Madri - Churros San Ginés

Para comer os tradicionais churros com chocolate, a dica é seguir até o Churros San Ginés, um café bem tradicional e muito conhecido por esse docinho nada calórico 😛

Uma dica super local é almoçar no Restaurante Puerto Rico que fica em uma ruazinha bem escondida perto da Gran Vía. A comida é uma delícia, o preço bem camarada e você ainda vai se sentir em uma cena de um filme antigo.

Guia KLM de Madri - Mercado de San Miguel 2Guia KLM de Madri - Cenas 6

A noite, o programa ideal é salir de tapas na região da Cava Baja e pular de bar em bar, tomando um drink aqui e provando uma outra tapa acolá. Se você quer provar as autênticas “papas bravas”, vá até o Almendro 13, ponto de encontro de muitos locais.

Guia KLM de Madri - Tapas 1

No quesito “mercados regionais”, Madri ganha muitos pontos. Esse é um ótimo lugar para você provar autênticos produtos regionais, degustar novos sabores e ainda se divertir conhecendo pratos típicos e ingredientes especiais. É uma maneira saborosa de se envolver com a cultura local.

Guia KLM de Madri - Cenas 5

Anote no caderninho: o Mercado San Miguel, Mercado de San Antón e o Mercado de San Illdefonso não podem faltar na sua programação 😉

Guia KLM de Madri - Mercado de San Miguel

Madri, a capital europeia dos programas “bate e volta”

Você pode passar uma semana em Madri e mesmo assim bons programas para fazer na região não lhe faltarão. Isso mesmo, uma semana. Nada de deixar apenas dois dias para a cidade.

Guia KLM de Madri - Ávila

Um dos fatores que contribuem para essa ideia é a possibilidade de conhecer e passar o dia em inúmeras cidades medievais vizinhas a Madri. Com o ótimo sistema de trens da Espanha, é fácil e rápido chegar até cidades como Toledo, Segóvia, Ávila, El Escorial ou Aranjuez.

Guia KLM de Madri - Segóvia

E essa é uma das magias de se reservar mais tempo para a capital espanhola: você pode passar o dia em um vilarejo histórico e ainda voltar a tempo de curtir ao máximo os bares e a vida noturna animada de Madri. Garanto, é uma combinação perfeita 😉

Guia KLM de Madri - Ávila 2

Dicas de compras em Madri

A Espanha é um dos melhores destinos para compras na Europa e em Madri não poderia ser diferente. Lá você vai encontrar todas as marcas de Fast Fashions espanholas que amamos e ainda conhecer outros novos nomes como: Stradivarius, Zara, Bershka, Pull & Bear, Massimo Dutti, Oysho, Uterqüe, Lefties, Mango e Sfera.

Guia KLM de Madri - Cenas 4

A dica é caminhar pela Gran Vía sem pressa e pechinchando em cada loja para cacifar bons produtos. Nela você vai encontrar inúmeras tiendas conhecidas e fazer bons negócios 😛 Para marcas de luxo, a dica é visitar o bairro Salamanca.

Guia KLM de Madri - Parques 4

Não saia de Madri antes de conhecer uma das maravilhas do consumo espanhol: a grande rede de departamentos El Corte Inglês. De mercadinho gourmet a seguros de vida e vestidos de noiva, você vai encontrar absolutamente tudo nessa grande loja. Antes de cair na festa, passe no atendimento ao consumidor para pedir os cupons de desconto para turistas e não se esqueça de solicitar, ali mesmo na loja, o reembolso ou tax free das suas compras.

Para procurar peças diferentes e curtir um domingo descolado na cidade, a dica é passar no Mercado El Rastro na Plaze de Cascorro, um programa ideal para quem gosta de feira de antiguidades e mercadinhos de pulga.

E aí, quais as suas dicas especiais de Madri?

Tem algum cantinho para chamar de seu na cidade?

Guia KLM de Madri - Cenas 7

Este post faz parte da série patrocinada “Dicas KLM de Viagem” em que traremos, pra vocês, informações sobre a companhia e sobre vários destinos atendidos por ela.