“I handed my passport to the immigration officer, and he looked at it and looked at me and said, ‘What are you?'” –Grace Hopper

Quais documentos são importantes levar em uma viagem internacional?

Marinheiro de primeira viagem ou George Clooney em Up in the Air, sempre rola aquela dúvida na última hora se não estamos esquecendo nenhum documento importante.

Baseado na nossa viagem para Espanha, pensei em elaborar um checklist básico de documentos que devem nos acompanhar em uma viagem internacional:

E-ticket ou comprovante eletrônico das passagens aéreas impressos

Ida e volta devem constar para evitar qualquer problema com a imigração.

Confirmação de reserva dos hotéis

Se o pagamento foi feito adiantado não custa nada levar o comprovante de pagamento, nem que seja o extrato da fatura do cartão de crédito. Vai que eles resolvem agir de má fé e te cobrar duas vezes?

Apólice do seguro viagem com o número da apólice e seu nome completo

Não se esqueça de levar o telefone de contato da seguradora para emergências.

Tickets de trem

Embora seja possível imprimir os bilhetes em algumas estações (nas Renfe da Espanha pelo menos era possível), você economiza um tempinho trazendo já impresso de casa. Se você não tiver impressora em casa, pede para aquele parente pentelho que sempre te pede mil coisas do Free Shop imprimir pra você =P

Tickets de compra de ingressos antecipados

Museus, balés, teatros, apresentações e atrações em geral permitem compras antecipadas de ingressos. Dessa forma você evita filas e até consegue alguns descontos 😀

Confirmação de reserva de restaurante

No José e Maria em Segóvia e no 7 Portes de Barcelona nós furamos uma fila enorme pois fizemos a reserva adiantado pelo próprio site deles.

Comprovantes e contratos de aluguel de apartamento

Se você optou por alugar um apartamento, não se esqueça dos comprovantes, contatos e endereços de quem está alugando o local.

Reserva de aluguel de carro

Fatura com o saldo disponível no cartão de crédito

Nunca se sabe quando vão exigir que você comprove condições financeiras na imigração. Não dê sorte ao azar.

Extrato do saldo do Visa Travel Money

Mesmo que acima.

Carta convite

Se você foi convidado para se hospedar na casa de algum conhecido, não esqueça de levar a famosa carta convite dizendo que você vai se hospedar lá e por quanto tempo.

Crachá da empresa

Se a sua empresa é multinacional, é uma boa levar seu crachá.

Certidão de casamento

Ninguém nos pediu o documento, mas perguntaram várias vezes se éramos casados.

Passaporte

Ah, não vai perder mais um carimbo e voltar para casa mais cedo, não é?

Carteira de motorista nacional e internacional

A carteira de motorista pode ser apresentada em diversos lugares como documento de identificação, assim você não precisa mostrar seu passaporte toda hora.

Planejamento da viagem

Olha só que bonitinho esse caderno que a Patrícia monta com o planejamento da viagem. Eu queria ter feito isso, mas mal deu tempo de imprimir as folhas e colocar tudo correndo dentro de uma pasta qualquer.

Líquidos e gel em geral na bagagem de mão

3.4 ounces ou 100ml são permitidos desde que estejam num zip lock pequeno. No site do TSA dos EUA tem mais detalhes.

Remédios Controlados

Se você precisar transportar algum remédio mais controlado, não esqueça de pedir ao seu médico uma carta completa em inglês explicando qual é o motivo da sua medicação, o código da doença (CID) e a bula do remédio. Nós também imprimimos just in case a página do TSA dos EUA falando sobre medicamentos mesmo se a viagem for para outro país. O link com mais detalhes está aqui.

Na dúvida, vale sempre consultar o site oficial do consulado do país que você vai visitar.

E você? Tem alguma dica especial para dividir conosco?

Será que esquecemos algum detalhe?

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    6 Comentários
  1. Meninos, excelentes dicas! Gostei especialmente da dica dos remédios, é o caso do meu marido, e realmente nunca tínhamos pensado em levar receita. Eu levei foi a receita das minhas homeopatias, mas os cretinos sempre passam tudo pelo raio X, ódio!!

  2. Parabéns, tá tudo aí na lista!
    A minha dica é levar tudo separado por assunto, por dia se a viagem for longa , por paises pra docs especificos ,e embalar cada um num zip lock, pra não perder nada e nem ficar procurando toda hora.

  3. Muito boa essa listinha.
    Eu também costumo levar tudo já impresso e ordenado pela data em que vai ser usado. Funciona!

  4. Ótima e completa lista.

    Eu também imprimo e coloco tudo em uma pasta catálogo (com a capa mole) na ordem dos dias.Os documentos gerais eu coloco antes do voucher do 1º Hotel.

    Foi muito útil em Londres pois o inspetor após váááárias perguntas, pois eu estava viajando sozinha, pediu para ver a passagem de volta e eu entreguei a pasta com todas as reservas e tickets dos países que eu já tinha ido e os que ainda iria visitar. Ele até me deu os parabéns 😉 pela organização.

    • Oi Malu.

      Pois é. Sempre faço isso, principalmente quando vou aos EUA. Já coloco os papeis todos em cima da bancada, o crachá da empresa e o cartao de credito corporativo. O cara da imigração nem faz pergunta direito depois de ver isso tudo hehehe

      Até,

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback