Se deslocar de metrô em Madri é o jeito mais fácil de conhecer o melhor da cidade. Contudo, a teia de estações e linhas da capital da Espanha podem confundir um pouco a cabeça. Não fique perdido e saiba como usar de metrô em Madri. Veja também como se localizar e quais são os melhores passes de transporte público.

O metrô de Madri

O metrô de Madri é um dos mais fáceis de usar da Europa.

É bem sinalizado, os trens são bons e as estações em geral são bem conservadas. A rede tem 12 linhas comuns (que contemplam a região central) e outras três do chamado Trem Ligeiro.

O centro de Madri está muito bem servido de estações. Assim, não é preciso andar muito para encontrar uma. O mapa completo e sempre atualizado do metrô de Madri pode ser conferido no site do serviço.

Aliás, dá para planejar todo o percurso de metrô pela cidade espanhola no portal.

Como andar de Metrô em Madri 03

Aplicativo

Para facilitar a vida dos viajantes (já sendo fácil se localizar), o metrô de Madri tem um app oficial.

Com o aplicativo em mãos, disponível para dispositivos Android e iOS, o viajante pode consultar:

Apesar do app do metrô não consumir dados de internet, para se locomover em Madri e saber para onde ir o Google Maps ainda é seu melhor amigo. Por isso, é sempre interessante de ter acesso a web com um chip de viagem.

Como andar de Metrô em Madri 01

Valores e tipos de tickets do metrô de Madri

Há vários tipos de passe no metrô de Madri e também mais de um tipo de metrô/trem.

O que em geral você precisará se preocupar é em comprar passes para o Metro Madrid, pois esse serviço cobre toda a cidade (chamada de Zona A), por 1,50 a 2 euros (mais de 10 estações). Apenas se você for para lugares longe do centro (zonas B1, B2 e B3), pode ser necessário um passe diferente.

Para entrar ou sair das estações nos terminais do Aeroporto de Madri-Barajas é necessário pagar um adicional de 3 euros.

Tipos de bilhetes e valores

Visitando a Catedral de la Almudena em Madri 01

Os passes diários do metrô de Madri começam a contar do dia em que forem usados a primeira vez até o número de dias consecutivos do tipo de bilhete. Ele também é válido até a 1:30 da manhã do dia seguinte ao último dia.

Por exemplo: num passe de 3 dias, ele valerá do momento em que for usado a primeira vez até a 1:30 da manhã do quarto dia.

O passe de 10 viagens do metrô de Madri pode ser usado por qualquer pessoa, ou seja, se você está num grupo, todo mundo pode usar o mesmo passe na mesma catraca um após o outro.

Visitando Plaza Mayor e o Mercado San Miguel em Madri 03

Comprar ou não o bilhete de 10 viagens

Para ajudar na decisão sobre o passe de 10 viagens e o turístico, tenha em mente que, para valer a pena, você tem de fazer pelo menos o seguinte número de viagens:

Como comprar os bilhetes

Comprar passe de metrô em Madri é muito fácil. Existem cabines de compra, mas a maneira mais fácil e rápida é comprar nas máquinas automáticas. Nelas você pode pagar em dinheiro (moedas ou notas) ou com cartão de crédito. É uma verdadeira “mão na roda”. O passo-a-passo para a compra também é feito em outras línguas além do espanhol.

O que fazer no aeroporto de madri-barajas 02

Pegadinhas do metrô de Madri

A única pegadinha do metrô de Madri é a linha 6 Circular, pois ela é literalmente circular. Ou seja: não tem uma estação final ou inicial. Se você não prestar atenção para a direção que o trem daquela plataforma está indo, você ficará mais tempo que o necessário nesse circuito.

O que fazer no aeroporto de madri-barajas 01