Enquanto o Fred está aproveitando seus dias nos EUA para comer bagel e tomar muito Mountain Dew, eu continuo por aqui, dividindo com vocês nossos cantinhos favoritos da capital mineira.

O Mercado Central, mais conhecido como “mercadão” no dialeto paulistano, vale a visita para quem adora doce de leite e queijo minas fresquinho. Mas vá preparado para encontrar aquela muvuca típica dos grandes mercados.  Não deixe de provar o doce de leite na palha. É puro gostinho de infância 🙂

Também é possível encontrar artesanato local e outras iguarias interessantes. Por que eu não trouxe um pouco de pimenta? Passei por uma barraquinha coloridíssima com os mais diversos tipos de pimentas.

Olha só o que a cachaça mineira fez com o pobre cãozinho…

MG

Uma grande surpresa que BH me proporcionou está guardada em um galpão próximo a Av. Do Contorno. Quando entrei naquele espaço, não importava quantos dias das crianças já tinham se passado, o Museu Giramundo me fez voltar a infância de uma maneira encantadora: através da história do teatro de bonecos mais importante do Brasil.

giramundo

Como o próprio site do museu indica: “O Museu Giramundo é o arquivo vivo e em constante mutação da produção do grupo. Nele, estão reunidas todas as experiências da história do Giramundo, na forma de bonecos, composições cenográficas, fotografias, projetos e desenhos originais, documentos, filmes, áudios e arte gráfica.”

E por que vale a sua visita? Porque esse grupo revolucionou a técnica de confecção de bonecos e são reconhecidos internacionalmente. É arte de grande beleza.

boneco giramundo

Você lembra da série da Globo “Hoje é dia de Maria”? Pois bem, os bonecos da série foram criados pelo Giramundo e alguns estão expostos no museu.

teatro giramundo

Eles também fundaram uma escola para ensinar a comunidade local sua técnica de construção de bonecos. O projeto é lindo e o Brasil precisa conhecer e incentivar projetos culturais como esse.

museu giramundo

A entrada custa 6 reais e a visita monitorada pode ser agendada pelo email: museu@giramundo.org.  Também é possível agendar uma oficina de construção de bonecos pantin com um acréscimo de 5 reais no valor da entrada. É um ótimo programa pra criançada de todas as idades.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    5 Comentários
  1. É uma pena que nenhuma das minhas idas a BH eu tenha conseguido ir ao museu Giramundo 🙁 Na próxima tenho de ir!

  2. Eu já estive no Giramundo quatro vezes e em cada uma delas eu me surpreendi de uma forma diferente com o trabalho realizado por esse grupo maravilhoso! E, como muita coisa em nosso país esse grupo surgiu do sonho de um grande sonhador!
    Eu também recomendo. Indo até BH faça uma visitinha ao Giramundo, com certeza, você sairá de lá encantado!!!
    Bela lembrança Nat.

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] | museu tam em são carlos sp | LINK 67. @penelophy | bh do mercado central e do museu giramundo | LINK 68. @penelophy | inhotim. impressionante. | LINK 69. @raphanomundo | curitiba – museu oscar […]

  2. […] Cada um tem seu bar preferido no Mercado Central. […]

  3. […] pela região da Pampulha e visitar sua famosa igrejinha com obras do Portinari, de ir até o Mercado Central e curtir um saboroso programa gastronômico tipicamente mineiro e de conhecer os novos museus e […]