Enquanto o Fred está aproveitando seus dias nos EUA para comer bagel e tomar muito Mountain Dew, eu continuo por aqui, dividindo com vocês nossos cantinhos favoritos da capital mineira.

O Mercado Central, mais conhecido como “mercadão” no dialeto paulistano, vale a visita para quem adora doce de leite e queijo minas fresquinho. Mas vá preparado para encontrar aquela muvuca típica dos grandes mercados.  Não deixe de provar o doce de leite na palha. É puro gostinho de infância 🙂

Também é possível encontrar artesanato local e outras iguarias interessantes. Por que eu não trouxe um pouco de pimenta? Passei por uma barraquinha coloridíssima com os mais diversos tipos de pimentas.

Olha só o que a cachaça mineira fez com o pobre cãozinho…

MG

Uma grande surpresa que BH me proporcionou está guardada em um galpão próximo a Av. Do Contorno. Quando entrei naquele espaço, não importava quantos dias das crianças já tinham se passado, o Museu Giramundo me fez voltar a infância de uma maneira encantadora: através da história do teatro de bonecos mais importante do Brasil.

giramundo

Como o próprio site do museu indica: “O Museu Giramundo é o arquivo vivo e em constante mutação da produção do grupo. Nele, estão reunidas todas as experiências da história do Giramundo, na forma de bonecos, composições cenográficas, fotografias, projetos e desenhos originais, documentos, filmes, áudios e arte gráfica.”

E por que vale a sua visita? Porque esse grupo revolucionou a técnica de confecção de bonecos e são reconhecidos internacionalmente. É arte de grande beleza.

boneco giramundo

Você lembra da série da Globo “Hoje é dia de Maria”? Pois bem, os bonecos da série foram criados pelo Giramundo e alguns estão expostos no museu.

teatro giramundo

Eles também fundaram uma escola para ensinar a comunidade local sua técnica de construção de bonecos. O projeto é lindo e o Brasil precisa conhecer e incentivar projetos culturais como esse.

museu giramundo

A entrada custa 6 reais e a visita monitorada pode ser agendada pelo email: [email protected].  Também é possível agendar uma oficina de construção de bonecos pantin com um acréscimo de 5 reais no valor da entrada. É um ótimo programa pra criançada de todas as idades.