Depois de uma pausa para contar sobre a nossa viagem para a ConVnVenção mineira e da viagem do Fred para Utah, os posts sobre a Espanha voltaram. Eu sei que vocês estavam morrendo de saudades 😉

Comecei meu relato sobre Ávila contando nossa aventura para chegar até a central de informações turísticas e não consegui dividir com vocês uma das atrações que eu mais gostei: as famosas muralhas de Ávila.

muralhas medievais de ávila

O ingresso custa 4 euros e garante 1.5 km de caminhada pelas muralhas que nos transportam para um outro tempo e ainda nos garantem ótimas fotos do horizonte. Mas ventava pra caramba e por um momento pensei que ia sair voando 😛

muralhas medievais de ávila

As muralhas do século  XI foram construídas sobre algumas fortificações romanas e foram necessários nove anos para serem terminadas. Elas foram criadas por ordem de Alfonso VI como parte do plano de reconquista da Espanha que estava dominada pelos Mouros.

horizonte muralhas medievais de ávila

horizonte muralhas medievais de ávila

Fora das muralhas medievais, a Basílica de San Vicente merece uma visita.

Essa igreja gótica-romântica foi feita de pedras de arenito e representa vários estilos arquitetônicos dos séculos XII – XIV.

basilica de san vicente ávila

Logo na entrada principal, há uma escultura de Jesus Cristo recebendo a todos que por ali passam e para elevar esse senso de recepção, Ele está cercado por seus apóstolos, mas repare que existem apenas dez apóstolos, pois essa sequência de esculturas nunca foi terminada.

basilica de san vicente ávila

Repare, também,  que o arco repleto de esculturas na entrada da igreja narra a história da ressurreição, de Lázaro e da luta sempre presente do bem contra o mal. (O ingresso custou 1.60 euros.)

basilica de san vicente ávila

Infelizmente não conseguimos visitar o Convento de Santa Teresa, o Convento das Carmelitas Descalzas de San José e a Catedral de Ávila.

E você? Já passou por lá também? Conte-nos como foi a sua visita 🙂

P.S.: Consegui uma imagem um pouco melhor da entrada da Basílica de San Vicente em que é possível ver Jesus ao centro e os 10 apóstolos (5 de cada lado). Acima de cada porta estão duas passagens da história de Lázaro e acima do arco maior está a representação da Ressurreição em 26 pequenas imagens. Para ver com mais detalhes, basta clicar na foto 🙂

basilica de san vicente avila igreja catedral espanha