Atualização 08/07/2013: Infelizmente o Guiomatic hoje é um projeto para empresas e não mais permite que guias sejam criados de graça. 🙁

Hoje vou falar de um site que vi no Twitter numa mensagem do Gabriel Britto (@gabebritto), retuitada pelo Riq Freire (@riqfreire), que veio da Gaitha (@gaitha), que caiu no meu colo (a mensagem, claro ;)).

O site é o Guiomatic e tem como objetivo permitir que você possa criar seu próprio guia de viagem num formato parecido com o Frommer’s, DK Eyewitness Travel e Lonely Planet.

guiomatic guia roteiro viagem travel trip

Você diz a cidade que pretende visitar e ele lhe dá várias opções de “capítulos” para colocar no seu guia como locais para visitar, onde comer e onde se hospedar. Bem parecido com o guias profissionais.

O mais interessante é que você pode criar seus próprios “capítulos” com as informações que você precisa e acha importante como roteiro, informação de reservas e planejamento diário (é, eu faço isso :P) e ainda mesclá-los com os capítulos oferecidos pelo site.

Criar seu próprio “Guia de Viagem” é uma idéia bastante interessante pois você pode escolher exatamente que tipo de informação quer no seu guia e ainda adicionar suas próprias informações. É como ter seu guia profissional personalizado para você e sua viagem.

Prós:

* Interface fácil de usar
* Layout do guia é legal, mesmo quando o capítulo foi feito por você
* O guia é gerado em PDF
* Você pode criar seus próprios capítulos e colocar todo tipo de informação como roteiros, dicas, anotações
* Você pode utilizar capítulos “pré-fabricados” que já vem com várias dicas e informações de vários locais
* É possível comprar o guia impresso também

Contras:

* Ao fazer download de um formato (Pocket ou Printable), não é possível voltar para fazer o download do outro formato
* Não é possível adicionar imagens nos capítulos criados por nós
* Não é possível salvar seu guia caso queira continuar a edição depois

Não poder salvar o guia para editar depois é o que eu considero a maior falha do site e espero que eles implementem logo 🙂

Minhas impressões:

Criar seu guia personalizado é bem interessante naquela fase final antes da viagem quando você já tem tudo planejado (ou pelo menos todas as informações já pesquisadas) e quer colocar tudo num lugar só de forma bonitinha e sem ter de carregar peso em papel pra todo lado.

O formato PDF ajuda pois quase todos (se não todos os smartphones) já tem leitores para PDF e alguns ebook readers também leem PDF.

Não tente fazer seu guia antes de ter todas as informações prontas, pois não é possível salvar seu “capítulos” para continuar a edição depois. Guiomatic, fica a dica hein 😛

Tutorial:

Ao abrir o Guiaomatic.com, escolha o destino (destination) da sua viagem (o site mostrará os capítulos disponíveis para aquele destino), a língua (language) que você quer usar nos capítulos disponíveis, sua cidade atual (hometown) e a data de início e fim da viagem (start date e end date) e clique em Next.

guiomatic guia viagem roteiro travel trip

No segundo passo você coloca seu nome (ele aparecerá na capa do guia :D), o tipo de guia (guide volume) e para que tipo de viajante é o guia.

guiomatic roteiro guia viagem travel trip

Neste ponto, você não precisa se preocupar com o tipo de guia. Deixe como está e clique em “select chapters” para escolher os capítulos que você quer incluir e também para incluir seus próprios capítulos.

guiomatic guia roteiro viagem travel trip

Escolha os guias oferecidos que você quer usar e, se quiser adicionar seus próprios capítulos, clique em “Add custom chapter“. Lembre-se de que você pode criar seu guia somente com seus capítulos. Para isso basta “des-selecionar” todos os capítulos oferecidos.

guiomatic guia roteiro viagem travel trip

Após editar seu primeiro capítulo, você pode clicar em “Add custom chapter” de novo para adicionar mais um capítulo ou clicar em “Save” para salvar o guia e depois em “Next“.

Note que esse salvar não quer dizer que o site irá salvar o capítulo caso você queira continuar editando no futuro. Essa opção ainda não existe. O site vai apenas salvar internamente para gerar o guia no final do processo.

guiomatic guia roteiro dica viagem travel trip turismo

Escolha o formato (Printable ou Pocket size), coloque seu email e clique em “Descargar“. Se quiser comprar a versão impressa, é só clicar no “Pedir Impresa“. A impressão custa 9,95 euros mas só está disponível para a Espanha. O email não precisa ser válido, mas se colocar um email válido você receberá o link para download por email também.

Eu não consegui achar muita diferença entre a versão para impressão e a versão pocket. A única coisa que vi de diferente foi a capa mais colorida na versão pocket.

Clique em Descargar para gerar o guia e ir à tela de download. Para quem ainda não percebeu, algumas coisas do site estão em espanhol misturado com inglês. Mas nada de mais hehehe

guiomatic guia roteiro turismo viagem trip travel

Aguarde alguns minutos, dependendo da quantidade de informação que você colocou no seu guia e depois clique em “Download your travel guide…” para fazer o download.

Abaixo estão algumas imagens do guia que eu acabei de criar:

guiomatic guia travel trip turismo roteiro viagem

guiomatic guia travel trip turismo roteiro viagem

guiomatic guia travel trip turismo roteiro viagem

É isso aê.

P.S.: Se você fizer seu guia e quiser compartilhar com outras pessoas, é só avisar que eu ponho o link aqui no blog 🙂

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    17 Comentários
  1. Sensacional! Adorei!

  2. Muito obrigado para a revisão. Estamos trabalhando para fazer as guias podem ser salvos.

    Cumprimentos de guiomatic.

    Thanks for the review. We are working on the "save guide" function.

    Regards from guiomatic team

    • Hola Jose.

      My written Spanish is a little rusty so I am writing in English 🙂

      When the "save guide" is implemented, the Guiomatic will be even better 😀

      Please let us know when it is done and congrats for the nice app!

      Cheers,
      Fred

  3. Legal, hein? Adourei. Na proxima cidade "desconhecida" que eu visitar, vou usar 😉

  4. Ótima iniciativa. Eu conhecia o off beat guides que é bem parecido a este…

    • Oi Pedro. Obrigado pela visita e pela dica!

      Eu olhei esse Off Beat Guides e realmente é bem parecido com o Guiomatic, contudo notei as seguintes e importante diferenças:

      * O Off Beat Guides não permite que você coloque seu próprio conteúdo no seu guia.

      * O Off Beat Guides é pago, até mesmo para a versão em PDF (9,95 USD).

      Não posso opinar sobre a qualidade do conteúdo disponível do Off Beat Guides ou até mesmo do Guiomatic, mas as duas razões acima me fazem preferir o Guiomatic 😛

      Até,
      Fred Marvila

    • A proposito… você sabe de que país são os responsáveis pelo guiomatic?

    • Oi Pedro.

      Pelo que eu entendi, os responsáveis são da Espanha ou pelo menos de um país de língua espanhola. Mas estou supondo apenas 😛

  5. Ah sim.. o guiomatic me pareceu melhor também. Muito mais bacana..

    O que realmente fica um pouco de dúvida com relação a esse projetos, é que os conteúdos em geral são retirados da wikipedia/wikitravel, o que não é de todo ruim (tem suas vantagens), mas que tira um pouco da "personalidade" do guia. Dois hoteis parecidos podem ser avaliados de maneira distinta porque os usuários que escreveram sao diferentes. Saca?

    Nao pense que sou um velho rabugento que reclama de tudo… De fato, a idéia desses guias é genial, realmente torço para que funcione… com o tempo as informações serão cada vez mais completas e mais confiáveis… é questão de tempo. E lá vem problemas para as editoras de turismo.

    saludos!

    • Concordo com você.

      Para mim, a melhor utilidade do Guiomatic não é a parte pronta deles. Isso você encontra em outros lugares e nos guias de papel e, como você disse, é tudo tirado de Wikipedia/Wikitravel e afins.

      Eu acho que o ideal é fazer os seus capítulos e colocar alguns pré-fabricados para o caso de você querer fazer alguma coisa que não planejou. Os guias de lugares para conhecer, bares e restaurantes seriam os que eu colocaria no meu guia. O resto é mais curiosidade e informação de pesquisa inicial 🙂

      BTW, rabugento por quê? Eu gosto quando as pessoas expõem suas opiniões. Isso enriquece muito a discussão e o blog 🙂

      Até,
      Fred Marvila

  6. Que bacana!! Veio em ótima hora, esta grande dica!
    Vou testar pra viagem que vou fazer a Londres este mes. 😉
    Obrigada por partilhar, Fred!

  7. This time in english…

    Hi all, thanks for your comments.

    We are spanish, from alicante.

    We've just started, and yes, we are strongly based on the offbeatguides idea, but I think we are taking some of their problems away.

    We also know that we aren't going to beat lonelyplanet guides in static content, just another travel guide idea, internet based, custom and free :).

    Thanks again,

  8. Fred,

    Você sabe se eles já estão disponibilizando essa opção de salvar e editar depois?

    Obrigada!

    • Oi Anita.

      Nope, eles ainda não disponibilizaram a opção de salvar e editar depois 🙁

      Me parece que eles até adicionaram algumas coisas depois que eu fiz o tutorial, mas não vi nada assim que merecesse ser mencionado…

      Até,

  9. Me desculpe a ignorância, mas esse guia pode ser feito por qualquer pessoa, ou tem que ser de alguma empresa?
    Se qualquer pessoa pode fazer o guia, em que lugar no site devo clicar para aparecer o modo de edição?
    Nas informações acima parece um acesso muito fácil e muito simples de chegar, entretanto, não consegui visualizar.
    Só aparece guia demonstrativo ou informativo.
    Por favor, podem me ajudar?

    • Oi Cris.

      Infelizmente parece que a empresa que criou o Guiomatic agora vende seu software/conteúdo para outras empresas 🙁 Não é mais possível criar os guias de graça :/ Acabei de adicionar essa informação ao texto.

Deixe seu Comentário