A Catedral de Sevilha e a sua magnífica torre La Giralda são atrações que merecem toda a dedicação em sua visita à capital da Andaluzia. Além de serem obras que enchem os olhos por seus detalhes, as duas também são cheias de histórias.

A história da Catedral de Sevilha e a torre La Giralda

Esta informação costuma ser uma das que mais surpreende quem começa a ler sobre a catedral, então vamos colocar logo no início do post: apesar de hoje ser católica, a Catedral de Sevilha já foi uma mesquita.

Sim, uma mesquita. Mais precisamente, Grande Mesquita de Sevilha.

Como visitar a Catedral de Sevilha e a torre La Giralda 7

Seu construtor, lá em 1172, foi o califa almóada Abu Yaqub Yusuf, que queria um prédio maior do que a antiga mesquita da cidade, já com mais de 300 anos. O califa viu a sua obra ficar quase pronta e até rezou nela oficialmente, mas morreu antes da finalização do fantástico minarete, que só foi terminado em 1198.

Meio século depois, com os muçulmanos já expulsos e com a região já dominada por católicos, tudo começou a mudar. Em 1248, a mesquita foi reformada para virar a Igreja de Santa Maria e ficou assim até 1401, quando os líderes locais decidiram que era hora de fazer transformações maiores, inclusive no antigo minarete.

Segundo a lenda, o lema dos construtores nessa nova reforma era: “façamos uma igreja tão bela e grandiosa que todos que a virem terminada pensem que somos loucos”.

Os trabalhos duraram até 1507, quando ela foi finalmente inaugurada, para deslumbre de todos.

Como visitar a Catedral de Sevilha e a torre La Giralda 8

Os séculos seguintes não foram totalmente bons com a catedral nem com a torre e elas acabaram precisando de muitas reformas e reconstruções, algumas forçadas até por terremotos. E como esses trabalhos aconteceram em épocas arquitetônicas diferentes, tudo virou uma mistura ímpar de estilos.

Como visitar a Catedral de Sevilha e a torre La Giralda 9

Como visitar a Catedral de Sevilha e a torre La Giralda 10

Como visitar a Catedral de Sevilha e a torre La Giralda 11

Hoje a Catedral de Sevilha e a torre La Giralda têm elementos de estilos gótico, renascentista, barroco e neoclássico. O conjunto, tombado pela Unesco desde 1987, impressiona qualquer pessoa. Ele é considerado a maior catedral da Espanha, com uma área de 23.500 metros quadrados, e ganhou uma importância tão grande no país que até o navegador Cristóvão Colombo foi enterrado lá (entre outras personalidades espanholas).

Os construtores do século 15 conseguiram o que queriam. É realmente impossível você olhar para a Catedral de Sevilha e não pensar: o pessoal que fez isso era louco.

Como visitar a Catedral de Sevilha e a torre La Giralda 12

Como visitar a Catedral de Sevilha e a torre La Giralda

A visita à Catedral de Sevilha e à torre La Giralda exige alguns cuidados que estão descritos numa espécie de “manual de conduta” da administração do local. Veja alguns pontos mais importantes.

Fora isso, é recomendado que você compre a sua entrada online e leve impressa. O valor é o mesmo praticado para quem compra no local, com a vantagem de você não precisar enfrentar longas filas.

O ingresso para visita geral inclui a catedral gótica, as sacristias, sala capitular renascentista, o tesouro, a torre La Giralda, o Patio de los Naranjos e a Igreja do Salvador (a 600 metros da catedral).

Você pode entrar gratuitamente nas segundas-feiras, entre 16h30 e 18h, mas é bem difícil conseguir ingressos, porque eles são muito concorridos.

Se tiver interesse mais na catedral, você pode fazer a visita guiada ao telhado. A entrada para essa atração é comprada separadamente e também dá direito à visita livre pela catedral, pela La Giralda e pela Igreja do Salvador. Os idiomas disponíveis são inglês, espanhol, francês e italiano.

Como visitar a Catedral de Sevilha e a torre La Giralda 13

Catedral de Sevilha e torre La Giralda

  • Endereço: Avenida de la Constitución s/n, Sevilha. Site
  • Horários:
    • De setembro a junho: segunda das 11 às 15h30; de terça a sábado das 11 às 17h; domingo das 14h30 às 18h
    • Em julho e agosto (exceto em 17 e 25 de julho): segunda das 10h30 às 16h; de terça a sábado das 10h30 às 18h; domingo das 14h às 19h
  • Ingressos:
    • Visita geral: 9 euros, adulto
    • Visita guiada ao telhado: 15 euros, adulto
    • Entrada livre: todas as segundas, das 16h30 às 18h
    • Visita apenas à Igreja do Salvador: 4 euros (inclui audioguia)