“Tostines é mais fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é mais fresquinho?” -Tostines

Ontem aconteceu uma troca de ideias no Twitter sobre uma questão que o ?Zizo Asnis? (autor dos Guias o Viajante) colocou. Ele acredita que a maioria dos brasileiros que viajam aos Estados Unidos querem ir apenas para Miami, Nova York e Orlando e não têm interesse em conhecer outras regiões do país, portanto um guia completo sobre os EUA não é viável.

O ponto chave da discussão que envolveu a Natalie, eu, a Cláudia Beatriz, a Carlinha e o Rodrigo Barneche foi o “Paradoxo de Tostines”:

Os brasileiros em geral só querem viajar para Miami e Nova York quando vão aos Estados Unidos porque só ouvem falar nessas cidades ou eles só ouvem falar nessas cidades porque só querem viajar para elas?

Essa é uma questão pertinente pois a maioria das publicações brasileiras sobre os Estados Unidos está realmente concentrada em Miami, Nova York, Orlando e São Francisco com algumas exceções.

Nós acreditamos que há muito mais lugares interessantes para se conhecer nos Estados Unidos do que se vê nas revistas e guias.

Por isso, resolvemos elaborar uma enquete para tentar ilustrar o que os brasileiros (pelo menos os que acessam nosso blog :P) querem fazer quando pensam em viajar aos Estados Unidos.

Para votar, basta escolher até 3 opções e clicar no botão de votar :mrgreen:

Sintam-se em casa para comentar também 🙂

A Cláudia Beatriz do ótimo blog Aprendiz de Viajante está fazendo uma pesquisa sobre os brasileiros que já viajaram aos Estados Unidos. Se você puder responder, aqui está o link: Visitando os Estados Unidos.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    9 Comentários
  1. Eu sempre viajei muito e os EUA nunca estiveram na minha lista de prioridades: seja por falta de interesse ou oportunidades. Agora estou voltando meus olhos para lá.

    Fui pela primeira vez esse ano e vou novamente no Ano Novo. Eu não tenho hábito de viajar para fazer compras, mas acho que nos EUA isso é inevitável. As coisas são tão baratas que eu chego a me sentir estúpida pagando 5 vezes mais pelo mesmo item no Brasil. Então sim, eu aproveito a oportunidade para comprar também – mesmo que eu não faça isso em outro países – mas não acho que o resto é supérfluo.

    Eu só acho uma falta de criatividade as pessoas irem sempre para os mesmos lugares. Tanta coisa linda pra conhecer lá – e ainda aproveitar para comprar. Eu e o Vinicius já combinamos que as próximas viagens para os EUA serão sempre em cidades diferentes.

  2. Sou suspeito, já visitei os EUA muitas vezes, visitei mais de 20 estados.
    Acho que já fui aos EUA por todos os motivos citados na pesquisa.
    Vejo eles como um continente, onde cada visita é completamente diferente da outra.
    Costa East e West, Sul, Norte.
    Mas vejo na Curtura (curtura mesmo) o principal motivo das pessoas irem aos EUA é compras.

    Abraço.

  3. Obrigado Priscila e Gustavo.

    Eu também penso como vcs. Fazer compras é certamente parte do "viajar aos EUA", mas acho que esse não deve ser o principal motivo da viagem.

    Eu ainda estou conhecendo os EUA e também já fizemos quase tudo da lista (até visitar uma das cavernas do estado da Virgínia nos visitamos :P)

    Apesar da história recente, vejo os EUA como um país muito rico culturalmente. Sem contar que o American Way of Life muda de estado para estado.

  4. Oi Fred… eu acho que visitantes de primeira viagem vão sempre querer NY, Miami, Orlando… mas depois disso, acho que a tendencia é começar a explorar. Tiro pela minha familia, quando vem… as primeiras visitas sempre são pra Disney e Nova York, mas depois disso, a gente vai mudando.. meu irmão agora quer alugar uma harley e cruzar a rota 66! Mas acredito como discutamos ontem que o problema é que isso é só o que eles ouvem falar, até guias para comprar em portugues, são dificeis de achar para outras regiões. O bom é que agora existem os blogs, as comunidades… o pessoal vai se informando, aumentando a listinha! 🙂
    Ah, obrigada pela inclusão da minha pesquisa… vou apresentar num forum aqui de turismo e social media sobre o Brasil, então achei que seria legal mostrar um pouco do comportamento e perfil do Brasileiro que vem pra cá. Quem puder, por favor responda! 🙂

  5. Oi pessoal! Adorei a enquete.
    Quando voltei do Canadá e comecei a ler os blogs de viagens brasileiros, fiquei surpresa com a quantidade de posts dedicados à compras. Os roteiros eram feitos basicamente em torno de onde fazer compras, que maquiagens comprar, onde tinham outlets, etc, etc. Eu me perguntava, caracas, o pessoal não está nem um pouco interessado em ir pra conhecer a cultura, a história, as pessoas, a natureza? Até locais como Argentina são vistos como um centro de compras, e não como um ponto turístico.
    Lembro de ter comentado isso com meu irmão e depois de um tempo ele me falou… "o poder aquisitivo no Brasil é bem menor do que lá fora. Claro que as mulheres vão enlouquecer no exterior com os preços". E é verdade. Agora que voltei há um ano pro Brasil, acabaram-se as maquiagens, perfumes, e a banalidade que era comprar eles por um preço tão baixo. Não vou enlouquecer, são frivolidades, mas é frustrante aquele corretivo de 17 dólares da farmácia custar 70 reais.
    De qualquer maneira, confesso que fico irritada com a loucura pelo Duty Free e pelo desejo compra para pura ostentação, mas, são coisas de países subdesenvolvidos, fazer o que… somos nós.

    Beijocas!

  6. Fred,

    queria ter marcado mais opções 😉

    já fui algumas vezes pros Estados Unidos, é claro que as primeiras motivadas pela Disney, depois NY e com a oportunidade de ter trabalhado lá consegui conhecer algumas outras cidades e descobrir que existem tantas coisas legais (mas continuo amando NY e Disney, tá).

    A questão das compras nem discuto mais, gosto de comprar mesmo e nos EUA é mais barato, então claro que compro lá!

    Nao recrimino quem vai la pra compras ou Disney, mas tem tantas coisas…penso em juntar Las Vegas e os parques da região…Miami indo pra Key West pra mergulhar…quero muito conhecer Chicago…ih são tantas ideias…

    Alguns parques florestais e estações de esqui são mais conhecidos, mas muitos outros só soube alem de que existiam, que eram muito visitados, ultimamente, por causa dos blogs! E fiquei super empolgada pra conhecer.

    Essa discussao tostines sempre tinha com a menina que tava comigo enquanto morava nos States e perdia 🙁 Eu falava vamos pras cidades que nao sao tao conhecidas, que o povo nao sai do Brasil pra conhecer (ex. Santa Fe, Austin) ou ir ao Grand Canyon…mas ela queria Los Angeles, Orlando…acabou que ela ganhou, afinal recusava e eu queria companhia…mas a questao dela era essa: se as pessoas vem do Brasil pra determinadas cidades é porque elas realmente sao boas…

    Nao sei se deu pra entender…mas que seria bom esse guia dos States…isso seria…

    • Carlinha,
      acho que o ponto que todos nós queremos chegar é que um guia completo, ou uma série de posts ou reportagens sobre vários destinos (novos ou antigos) nos EUA são sempre muito bem vindos, não é mesmo? 😉

      Eu também aproveito para comprar algumas coisas que aqui no Brasil são absurdamente mais caras, mas não faço um roteiro em torno das compras. Elas são só um complemento.

  7. Também marcaria mais opções aí em cima.

    Acho que há diferentes tipos de público viajando.
    . Há aqueles que compram um pacote de férias por questões econômicas e não podem nem cogitar visitar lugares diferentes…
    . Há aqueles que até poderiam investir mais no passeio, mas não têm o menor interesse. Viajam só para preencher o tempo das férias. Não lêem nada a respeito do destino e vão aonde as agências os levarem, gastando o tempo livre com compras
    . Há aqueles que até possuem mais informações e recursos, mas não sabem viajar por conta própria…
    . Há os que lêem tudo, convivem com pessoas que também viajam, trocam idéias e portanto, possuem um banco de dados muito maior. Acho que esses são os leitores do seu blog 😉
    Como o Gustavo, acho que todos os motivos acima são válidos para os EUA. São de fato um continente e a diversidade é enorme. Compras são atrativas sim, pela variedade e custo.
    Beijos 🙂

  8. Faz alguns dias que respondi a enquete, mas como fiz do iPhone nem deixei comentário.

    Então eu sempre fui digamos um pouco anti-americano… Mesmo ouvindo falar que os EUA era o paraíso das compras, que os preços eram imperdíveis e tal as únicas coisas que tinha vontade de conhecer eram as paisagens naturais deste país.. Mas por uma gigantesca lista de motivos os EUA nunca esteve assim numa lista de top destinations.

    Sempre falei que um dia iria conhecer os EUA.. Mas que se fosse eu que tivesse que pagar a passagem isso ia demorar alguns bons anos para acontecer..Pois antes disso gostaria de conhecer o mundo.

    Enfim aconteceu que acabamos sendo transferidos de Cingapura para cá. O mais engraçado nessa história é que eu jamais pensaria que um dia iria ter conhecido o Vietna antes dos EUA.Mas enfim.. Hoje tenho que dizer que mudei alguns pontos de vista que tinha em relação aos EUA….

    Continuo a achar a arrogancia de alguns americano uma caracteristica repugnante, mas aos poucos eles estão caindo na real. Mas a forma que muitas vezes somos tratados pela imigração, a chatice do visto as regras de segurança nos aeroportos muitas vezes me deixam com muita raiva.

    Ao mesmo tempo também tive a chance de conhecer muitas pessoas bacanas, um país com uma enorme diversidade de paisagens e culturas. Mas tenho que dizer hoje gosto dos EUA muito mais do que eu gostava antes de conhecer o país..

    Se pudesse escolheria todos os motivos da lista da enquete.. Mas se você me perguntar o que irei sentir mais falta acho que será as compras e os parques temáticos. Pois todas as outras coisas da lista você encontra pelo mundo lugares equivalentes ou até superiores.. Mas neste dois quesitos os EUA são realmente imbatíveis.

    Abraço para os Dois

Deixe seu Comentário