Conseguimos fazer apenas um bate e volta saindo de Barcelona e o destino escolhido foi Figueres, cidade pequena ao norte de Barcelona, conhecida por ser a cidade onde Salvador Dalí nasceu. A viagem de trem dura aproximadamente 1h45 e os tickets custam em torno de 15 euros cada trecho, dependendo da tarifa que o sistema apresentar.

museu dali figueres

Figueres, a terra de Salvador Dalí

É fácil chegar da  estação de trem de Figueres até o ponto de informação turística que fica próximo ao centro histórico da cidade, um lugar pequeno e muito agradável de se caminhar.

centro histórico figueres

A principal atração de Figueres é, sem dúvida, o Teatro-Museu Dalí, que foi construído em 1974 sobre o antigo teatro municipal que foi destruído durante a guerra civil espanhola. Dalí achou mais adequado construir seu museu ali por três razões:

museu dali figueres

O Teatro Museu Dalí

Nesse museu encontramos um grande acervo de obras que contam um pouco da trajetória artística do Dalí, desde obras impressionistas, futuristas e cubistas, até criações surrealistas, instalações e algumas obras dos últimos anos de sua vida.

museu dali figueres

Embora as obras não estejam organizadas por ordem cronológica, o museu é uma viagem garantida a um mundo de realidade alternativa, delírios oníricos, confusão e sentimentos embaraçados.

Anexo ao museu está o Dalí Joyas, uma exposição de jóias criadas pelo próprio Dalí, algo espetacular, brilhante.

joias museu dali figueres

Visitas guiadas por Figueres e pelo Teatro Museu Dalí

O Teatro Museu Dalí não possui visita monitora e nem disponibiliza áudio-guias, o que é uma pena, pois as obras são complexas e exigem um nível de interpretação muito grande.

Contudo, nossa leitora Cristina nos disse que a Secretaria de Turismo da Cidade agora disponibiliza um tour por Figueres que inclui uma visita guiada pelo Teatro Museu Dalí \o/ Uma maneira muito boa de conhecer a cidade e as obras mais importantes deste que é um dos artistas mais surreais que já existiu. Agora tenho de voltar à cidade para fazer esse tour 😛

Um conselho feminino: garotas, não esqueçam de trazer um casaquinho ou um lenço , porque o vento nessa cidade é bem forte.

museu dali figueres

A entrada custa 12 euros. Não deixe de consultar os dias e os horários de funcionamento do museu para você não correr o risco de perder a viagem. Se preferir, pode chegar à cidade de ônibus. A empresa Barcelona Bus Turistic oferece excursões à terra do Dalí por 71 euros.

Teatro Museu Dalí e Dalí Joyas

Endereço:

Plaza Gala-Salvador Dalí, 5

https://www.salvador-dali.org

Horários:

Variável, por isso confira no site.

Ingressos:

Adultos: 12 euros

Estudantes e idosos: 9 euros

Tour Guiado por Figueres e pelo Museu do Dalí

Endereço:

Plaza Gala- Salvador Dalí

https://en.visitfigueres.cat/what-to-visit/guided-tours

Horário:

Sábados: 11:30 (duração aprox. 2h30)

Valor:

City tour por Figueres: 8 euros

Com visita ao Museu do Dalí: 20 euros

Reservas: (+34) 671 654 959 / 972 503 155 / 619335848

É preciso fazer a reserva do tour com antecedência!

museu dali figueres

Para conhecer um pouco mais sobre o Salvador Dalí

Dalí deixou mais duas casas/museus na região, um em Púbol e outra em Portlligat, embora o acesso seja um pouco mais limitado, fiquei com muita vontade de conhecer e fazer esse circuito completo.

Encontrei dois relatos sobre outros viajantes que foram até Portlligat, dos blogs As voltas do Vento e Cadernos de Viagem

E vocês, já viram outros relatos sobre Púbol?

Montserrat também é uma ótima opção para fazer um bate e volta saindo de Barcelona. Pena que eu não consegui um dia a mais na nossa passagem por esse região da Espanha.

No blog da Patrícia – Turomaquia, ela indica 9 razões para você visitar a cidade e ainda indica o passo-a-passo de como chegar lá. Então quando for planejar sua próxima viagem para Barcelona não deixe de aproveitar e conhecer essas belas cidades da região 😉