Essa semana descobri que o Google Maps para Android tem uma nova funcionalidade: Download de áreas do mapa (Download map area) para uso totalmente offline 😉

download de area do mapa google maps offline cache

Esquerda: Mapa sem dados ou wi-fi. Direita: Mapa completo em cache (Imagem: divulgação)

Você pode se perguntar: Mas isso já não existia? Você até falou disso no post Como usar o Google Maps para Android offline.

É verdade, já era possível fazer o cache dos mapas offline, porém esse ainda era um processo bem trabalhoso. Era preciso abrir o mapa no nível de zoom desejado e depois “andar” pelo mapa manualmente.

Com essa nova funcionalidade, você consegue fazer o download de 16km2 do mapa de uma vez, o que economiza muito tempo e ainda traz outros níveis de zoom diferentes 😀

Requisitos mínimos para ter a funcionalidade:

  • Android 2.1 ou superior
  • Google Maps 5.7 ou superior (download aqui)

Legal! Adorei a notícia, como habilito e uso?

Como fazer download de áreas do mapa do Google Maps?

Depois de instalar a versão correta do Google Maps, clique no botão de menu do telefone, depois em “Mais” (More) e depois em Google Labs.

download de area do mapa google maps offline cache

Uma tela com os programas para Google Maps do Google Labs aparecerá. Escolha Fazer download de área do Mapa (Download area map) para instalar essa opção.

download de area do mapa google maps offline cache

Com a opção instalada, basta tocar um lugar do mapa por alguns segundos até o menu aparecer. Quando ele aparecer, escolha a opção “Fazer download de área do mapa” (Download area map) para começar o download de uma área de 16km2 ao redor daquele ponto.

download de area do mapa google maps offline cache

Imagem: Divulgação

Assim, uma tela indicando que o mapa está sendo baixado para o cache aparecerá e depois disso o mapa estará disponível.

download de area do mapa google maps offline cache

Imagem: Divulgação

Um quadrado mostrará a área que foi feita o download, mas este quadrado desaparecerá ao mexer no mapa. Você pode usá-lo como referência se quiser baixar mais partes para cobrir uma área maior.

download de area do mapa google maps offline cache

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    51 Comentários
  1. tenho um gps para trabalho de motoboy,mas certas cidades nao tem a rua que preciso e no google tem, nao tem como baixar o mapa do google no meu gps?

    • Oi Marcos.

      Depende muito do modelo do seu GPS, mas normalmente não dá, pois os mapas são específicos para cada fabricante e são de onde vêm parte dos lucros das fabricantes de GPS. Alguns fabricantes mais simples talvez usem o mapa do Google, mas não conheço nenhum que tenha feito isso ou que tenha como baixar os mapas.

  2. dá pra baixar no pc e colocar no android depois? o meu é um android 2.3 table dl

    • Oi Pablo.

      A ideia é usar direto no aparelho. não tem como fazer um download parcial no PC e depois passar para o celular.

  3. Parabéns Fred, pelo post e pela paciência em atender a todas as perguntas. Após tanto tempo, sua informação foi bastante útil para mim. Obrigado.

  4. Adorei a novis. Nem sabia que podia salvar partes do mapa em off.
    Mês que vem, irei para o Peru, Colômbia e Argentina, e estava pensando como poderia me locomover sem ficar perguntando toda a hora para os transeuntes.

    Tks!

    Beijos

  5. O sistema de mapas do google mapas pode ser instalado no Foston FS 460 DT ?

  6. 1 2 3
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] Mapa do Scribble importado para o Google My Maps visto da app do Google Maps para Android e da página do Google Maps visto do navegador (Android ou […]

  2. […] tela grande é otima para ver mapas offline ou não e para facilitar a leitura do seu roteiro direto no aparelho. Além disso, a câmera é realmente […]

  3. […] 6 ). O único porém é que ela precisa de Internet para usar todo seu potencial. É claro que o cache offline do Google Maps ajuda, mas ainda assim em algum momento você precisará da […]

  4. 1 2 3