Usar o metrô de Boston (também conhecido como T) não é tarefa difícil, mas também não é tão simples quanto o metrô de Londres.

Metrô de Boston (T)

Eu tive alguns problemas e dificuldades por lá que eu explico direitinho como evitar 😀

A empresa que controla o transporte público de Boston é a MBTA e no site deles você encontra todas as informações sobre horários, linhas, planejamento de rotas, tarifas, enfim, tudo sobre o transporte público de Boston.

Há várias estações pela cidade passando bem perto de todos os pontos mais importantes, quer dizer, quase todos, já que o Bunker Hill Monument e o USS Constitution estão a uns bons metros do T mais próximo.

Algumas estações são bem organizadas e até bonitinhas, principalmente nas áreas mais afastadas da cidade, mas outras são bem estranhas e feias.

Metrô de Boston (T)

Assim como em Nova York, algumas estações não têm conexão entre os dois sentidos dos trens, ou seja, se você entrar na estação que vai para Norte apenas e você quer ir para o Sul, você terá de sair da estação e procurar a entrada certa ou pegar o trem ali mesmo e ir até uma estação que tenha conexão.

A maioria das estações também não tem nenhum funcionário do metrô, principalmente se for fora do horário comercial, pois tudo é feito direto nas maquininhas. Então se você tiver problemas com seu passe, é bem provável que você não encontre nenhum funcionário para lhe ajudar 🙁

E esses foram os dois problemas que eu tive. Na pressa acabei entrando na estação para o lado errado e meu passe deu problema. Conto os detalhes no final do post 🙂

Tarifas

Os tickets e passes de Boston são chamados CharlieTicket ou CharlieCard (cartão de plástico usado principalmente por locais). Para os turistas os que mais interessam são:

(Valores atualizados em 16/08/2011)

Os passes Day e Week LinkPass (para 1 dia ou 7 dias consecutivos respectivamente) permitem viagens ilimitadas nos metrôs, ônibus, ferries e trens até a zona 1A.

O Day LinkPass não me pareceu muita vantagem pois ele equivale a 4,5 tickets de 1 viagem. Dependendo do seu roteiro, 4 viagens de metrô são suficientes para um dia. Outra desvantagem é que se você vai ficar pelo menos 2 dias na cidade, o passe de 7 dias (Week LinkPass) é mais barato que dois passes de 1 dia (Day LinkPass).

Por isso, se você vai ficar 2 dias ou mais na cidade, a dica é comprar o Week LinkPass, pois em 2 dias ou mais, dificilmente você utilizará apenas 7 vezes o metrô (7 tickets de 1 viagem = 14 dólares).

Note que o Week LinkPass começa a valer a partir do dia e horário de compra e não a partir do momento de primeiro uso. Note também que esses passes não podem ser usados na mesma estação num intervalo menor que 20 minutos aproximadamente. Isso é feito para evitar que o mesmo passe seja usado várias vezes por mais de uma pessoa na mesma estação no mesmo horário, tipo jeitinho brasileiro, sabe?

Como comprar os passes do metrô (T)

Comprar os tickets nas maquininhas é muito simples.

Como comprar ticket do metro de Boston

Escolha "To purchase CharlieTicket" no canto superior direito

Como comprar ticket do metro de Boston

Se for comprar um ticket para 1 viagem, use "Bus & Subway Tickets", se quiser os passes de 1 dia ou 7 dias, escolha "Passes"

Como comprar ticket do metro de Boston

Escolha "1 or 7 Day Linkpass" para os passes de 1 ou 7 dias

Como comprar ticket do metro de Boston

Para tickets de 1 viagem escolha "Adult"

Como comprar ticket do metro de Boston

E depois escolha o valor que quer depositar no cartão

Depois disso, você paga como desejar (cartão de crédito, cartão de débito ou dinheiro), a tela de confirmação aparece e o CharlieTicket é liberado 😀

 

Mapa

O site da MBTA traz o mapa das linhas, mostrado abaixo, e também links para os horários e planejamento de rotas:

Mapa das linhas de metrô de Boston

Mapa das linhas de metrô de Boston. Imagem: MBTA.com

Detalhes

Metrô de Boston (T) Silver Line

A Silver Line é composta por ônibus elétricos

Metrô de Boston (T)

Mina do Mano do Red Sox

Pegadinhas

Como eu expliquei lá no início, eu acabei dando o azar de entrar numa estação pequena, sem nenhum funcionário por perto, e, quando tentei passar meu passe de 7 dias, a máquina computou minha passagem, mas não liberou a catraca. Daí, quando tentei passar de novo ela disse que eu já tinha passado e que teria de esperar 20 minutos. Como estava com pressa, comprei o ticket de 1 viagem e passei na catraca.

Foi só então que eu percebi que aquela estação tinha apenas 1 plataforma indo para o lado contrário ao que eu queria >.< Quando eu estava quase saindo, pê-da-vida por ter gasto um passe a toa e por ter de andar até a próxima estação, eu percebi que se eu pegasse o metrô ali mesmo, a estação seguinte era uma estação de ligação entre duas linhas e, em teoria, uma estação maior e com mais chance de ter ligações entre as plataformas.

E não é que deu certo? 😛 Chegando lá eu consegui trocar de metrô e ir no sentido que eu queria.

Então fica a dica, se acontecer isso com você, veja primeiro se alguma  das próximas  estações são estações de cruzamento de linhas, pois a chance de serem maiores e terem conexão entre as plataformas é maior 😀