Os fanáticos por série logo a reconhecerão graças a nomes como Fringe, Boston Legal e Ally McBeal. Outros vão lembrar de seu tradicional time de beisebol, o Red Sox, mas hoje Boston também faz a cabeça dos novos fãs brasileiros de futebol americano, graças ao seu time 4 vezes campeão nos últimos anos, o New England Patriots.Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 15

Conhecendo Boston

Do mundo das séries, às grandes universidades do país, passando pelos fãs apaixonados por esportes, Boston é sempre uma grata surpresa para o viajante que dedica um tempo do seu roteiro para explorar uma das mais antigas cidades dos Estados Unidos.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 03

Considerada um dos polos artísticos-culturais do país, Boston ainda guarda boas lembranças da colonização britânica e carrega com orgulho o endereço de algumas das universidades mais importantes do nosso continente: Harvard, Cambridge e MIT.

Mais do que toda essa descrição, não estranhe se, ao chegar lá, você for surpreendido por uma cidade muito mais simpática e amigável do que imaginava.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 04

O que fazer em Boston: um roteiro de três dias pela cidade

Gosta de cidades que contrastam o moderno com o clássico? Então Boston é pra você! A capital de Massachusetts combina muito bem o passado dos Estados Unidos, com arquitetura moderna e vida urbana animada.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 05

Impossível começar um roteiro por Boston por outro lugar que não seja pela Freedom Trail. O Caminho da Liberdade tem 4 quilômetros e é todo guiado por uma faixa vermelha nas ruas e nas calçadas. Ele começa no Boston Common, passa pelo centro da cidade, pela Old Boston e termina no Bunker Hill Monument em Charlestown. Ao longo desse caminho, você verá os monumentos históricos que mais marcaram a Revolução Americana. Quem sabe no final desses tijolos vermelhos você ainda não encontra um arco-íris ou um pote de ouro?

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 06

Em resumo, a Freedom Trail mostra uma arquitetura bonita e uma história conservada. Acho que essa é a grande lição que podemos tirar dessa trilha: a importância da memória e da preservação de nosso patrimônio histórico.

Ainda no circuito cultural, recomendo a visita aos dois principais museus da cidade: o Isabella Stewart Gardner Museum e o Museum of Fine Arts. Além de belos jardins, o primeiro carrega uma curiosidade: todas as pessoas chamadas Isabella não pagam ingresso no museu. Já o segundo possui um acervo cheio de obras dos diversos movimentos artísticos da história: Egito antigo, arte asiática, impressionismo, modernismo, arte americana, fotografia, isso sem contar as exposições especiais.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 07

Para ver Boston do alto, o Skywalk Observatory, que fica na Prudential Tower dentro do complexo Prudential Center, é um ótimo programa para toda a família. E por falar em família, o Duck Tour, que começa o passeio em terra e termina na água, é outra opção divertida na cidade.  Aproveite para estender o roteiro pela região do Waterfront e visitar seu aquário.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 08

O Boston Public Garden também é considerado um dos parques mais bonitos da região e, nos meses mais quentes, combina perfeitamente com um piquenique divertido 😀

Cervejeiro inveterado nas horas vagas? Então a Samuel Adams não pode ficar de fora da sua passagem por Boston. Considerada a cerveja oficial da capital do estado, o tour pela fábrica leva menos de 30 minutos e conta o processo de fabricação, a história da marca e termina com uma breve degustação dos novos e tradicionais rótulos.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 02

Outros grandes símbolos de Boston, as universidades de Harvard, MIT e Cambridge também ficam na cidade e merecem sua visita, nem que seja só para sentir o clima universitário e ver de perto alguns dos campis mais cobiçados do mundo.

Para fechar esse roteiro com chave de ouro, não deixe de assistir a pelo menos um jogo dos times dessa cidade que adora e vive o clima esportivo durante todo o ano. Para quem não conhece, os Celtics (NBA), os Patriots (NFL), os Red Sox (MLB) e os Bruins (NHL), todos têm base em Boston 😉

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 01

Qual é a melhor região para se hospedar em Boston?

A dica sempre infalível é procurar hospedagem perto do metrô, conhecido como T. Se você gosta de conhecer tudo a pé e procura ficar bem localizado, o ideal é buscar um hotel perto da região histórica, por isso comece sua pesquisa por Downtown Boston. Outra área revitalizada e bem localizada é a Waterfront.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 10

Onde fazer compras em Boston?

A melhor área para fazer compras e encontrar todas aquelas marcas pelas quais nós somos apaixonados é a Newbury St., em Back Bay. Além de diversas lojas incríveis, você vai passar por bons restaurantes e cafés para descansar das compras. Também vale caminhar pela Boylston Street, uma das travessas da Newbury. O outlet mais próximo fica a 70 km de Boston e se chama Wrentham Village.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 09

Onde comer em Boston?

Fugir do fast food em Boston é tarefa bem simples. A cidade conta com uma animada cena gastronômica que cresce a cada novo ano e ainda guarda ótimas e tradicionais surpresas herdadas dos imigrantes que fizeram história por ali.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 11

Um dos pratos mais típicos da Nova Inglaterra, e que é facilmente encontrado por todo lugar, é o famoso lobster roll, um lanche feito de lagosta e servido no pão que geralmente é servido com salada. Não deixe a cidade antes de prová-lo.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 12

Outro assunto bem sério em Boston é uma sobremesa que ficou eternizada no clássico filme O Poderoso Chefão: os cannoli. Existem até competições e rankings oficiais para premiar o melhor doce da cidade. Por favor, me chamem para ser jurada nas próximas edições!

Na região de North End, você vai encontrar uma infinidade de restaurantes italianos concentrados na chamada Little Italy. Endereço perfeito para se perder e provar massas fresquinhas típicas da nonna!

Boston também conta com muitos pubs que podem lembrar um pouco o clima britânico e irlandês, ótimos para quem gosta de sair à noite e conhecer a vida local.

Para dar um toque especial na programação, dois endereços bem locais merecem destaque: o Tavern Road, para lanches e saladas fresquinhas e o Island Creek Oyster Bar para ostras, frutos do mar e drinks caprichados.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 17

Por fim, não deixe de conhecer o Quincy Market, um mercado de 1826 que fica na Faneuil Hall, em Downtown Boston. Lá você vai encontrar inúmeros quiosques com quitutes tipicamente americanos e pode ser uma ótima pausa no seu roteiro pela Freedom Trail.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 14

Como se locomover em Boston?

Boston tem um sistema de metrô chamado de MBTA que, além de ser um dos mais antigos do mundo, é também bastante eficiente e quase toda a área turística da cidade está perto de linhas de metrô, com exceção do Bunker Hill Monument e do navio USS Constitution, mesmo assim, ele possui suas pegadinhas.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 18

Pegadinhas do metrô de Boston

A boa notícia é que, se você ficar atento a esses detalhes, dificilmente terá problemas para visitar a cidade usando o transporte público.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 19

Qual passe comprar?

Para nós turistas, há duas opções de passes ilimitados para o transporte público (metrô, ônibus, etc.) em Boston:

Como podem imaginar, a melhor opção para a maioria dos turistas é comprar o T-Pass de 7 dias, pois ele custa menos que dois passes de 1 dia.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 20

A compra pode ser feita em qualquer máquina nas estações de metrô seguindo as instruções na tela. Não se preocupe, não há opções complicadas e ainda é possível pagar com dinheiro ou cartão. Ah, se por um acaso a máquina perguntar para que área você quer comprar o ticket, diga que é para a Zona 1A, já que é ali que estão os pontos turísticos de Boston.

Para usar o CharlieTicket, basta você inserir e retirar o passe nos locais indicados em amarelo nas catracas de entrada de cada estação. Simples assim.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 21

O Gillette Stadium

Boston faz parte da região nordeste dos Estados Unidos chamada New England, e muitas de suas ruas e praças têm nomes bem parecidos com aqueles de Londres. Por isso, alguns dos times de Boston trazem referências ao importante papel da cidade na época da Revolução Americana no século 18 como o New England Patriots (no futebol americano) e o New England Revolution (no nosso futebol).

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 22

Construído em 2002, o Gillette Stadium tem capacidade para mais de 66 mil espectadores e todos os lugares têm visão completa para o campo. Hoje, o estádio é dividido entre os jogos dos Patriots, do Revolution e também do time da Universidade de Massachusetts.

Curiosidade: Tom Brady, um dos melhores jogadores da NFL, é o quarterback do New England Patriots e marido da Gisele Bündchen, não necessariamente nessa ordem.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 23

Como chegar ao Gillette Stadium?

A melhor maneira de se chegar até lá é de carro, pois o estádio está a 53 quilômetros de distância de Boston, na cidade de Foxborough. Felizmente, estacionar por lá não deve ser problema, já que há mais vagas no estádio que parquímetros na capital de Massachusetts.

Apesar de haver uma parada de trem da MBTA próximo ao estádio, essa não é a maneira indicada de chegar até ele, já que não é sempre que essa estação está aberta.

Roteiro de Boston - o que fazer na cidade - 24

Esse guia especial de Boston faz parte da série patrocinada Brand USA.