Seguindo o que nós já imaginávamos, o Google lançou no último dia 30, a nova versão 1.2 da app OnTheFly da ITA Software (mais detalhes sobre a ITA e o Google e sobre o Google Flight).

OnTheFly ITA Software

OnTheFly

O OnTheFly é uma app grátis para dispositivos Android, iOS (iPhone, iPad e iPod) e BlackBerry e que vem colocar o Google na briga dos agregadores de preços de vôos online, batendo de frente mais uma vez com empresas já consolidadas como Kayak e o grupo Expedia.

Eu testei o OnTheFly e gostei bastante da interface e resultados retornados. Como todos os outros agregadores de vôo, a app não mostra vôos Low Cost. Será que esses vôos não estão no sistema ou eles realmente não querem mostrar? Espero que isso mude no futuro.

Vantagens

  • Interface simples e limpa
  • Pesquisa com datas flexíveis
  • Gráficos e calendário mostrando os preços em datas próximas
  • O código da tarifa é mostrado após escolher o vôo
  • Não tem propaganda

Uma coisa que me agradou bastante é que a app lhe dá o código da tarifa que você achou. Isso facilita bastante a vida, pois você pode ligar na Companhia Aérea ou numa Agência de Viagens e passar esse código para que eles encontrem a mesma tarifa e horários que você 😀

Desvantagens

  • Não há opção de pesquisa de vôos para múltiplos destinos
  • A app está toda em inglês

Como usar o OnTheFly

Faça o download dele pelo Android Market, Apple Store ou entre neste link com seu BlackBerry.

OnTheFly ITA Software - telas

Ao abrir a app, Você pode fazer a sua pesquisa de vôo, refazer as últimas pesquisas (botão de relógio no canto superior direito) ou ver os itinerários salvos (botão com estrelinha no canto superior direito).

Para fazer uma pesquisa de vôo, escolha se quer fazer a cotação de uma viagem de ida e volta (round trip) ou somente de ida (one way) e depois escolha os aeroportos de partida e chegada.

Em seguida, escolha se as datas podem ser flexíveis (flexible) ou se você precisa de uma data específica (specific dates). No caso de datas específicas, você terá a opção de incluir os resultados de um ou dois dias antes e depois da data escolhida.

Escolha as datas, o tempo que você vai ficar no destino, quantos passageiros e se quer classe econômica (coach), executiva (business) ou primeira classe (first).

Se quiser mais opções, clique em more options e aparecerão as opções extras da imagem à direita como número de escalas e moeda utilizada.

OnTheFly ITA Software - pesquisando voos

OnTheFly ITA Software - quantos diasComo exemplo vamos ver um vôo de Guarulhos a Madri que saia de 3 de Outubro a 6 de Novembro (para aqueles que podem escolher quando tiram férias :P), ficando 14 dias e para um adulto. Veja que é possível escolher vôos para senhores, crianças ou bebês também já que algumas companhias aéreas têm desconto dependendo da idade do passageiro.

OnTheFly ITA Software - escolha dataOlha que legal o gráfico de preços 😀 É possível mover tanto a data do calendário como o marcador do gráfico para ver os valores para outras datas.

Tudo bem que você escolhe de quando a quando quer ver os vôos, mas senti falta de poder mudar o calendário para além da data previamente escolhida.

Clique em “Choose flights” para ver os vôos disponíveis.

OnTheFly ITA Software - mais opções

A tela seguinte mostrará os vôos disponíveis, quantas paradas e o preço. Olha lá a Air China com promoção 😀 Confira aqui como foi nossa experiência com a Air China nesse mesmo vôo.

Se você clicar em “View all flights” a app lhe mostrará mais detalhes dos vôos com horários e duração, incluindo uma legenda que indica se o tempo de conexão é curto, longo ou se o vôo é durante a noite. Você também pode ordenar por preço, horário, número de paradas ou duração.

Se clicar diretamente na companhia aérea, a app lhe mostra apenas os vôos daquela companhia para a data escolhida.

Clique no vôo de ida, depois escolha o da volta.

OnTheFly ITA Software - preços

O OnTheFly vai lhe mostrar os detalhes daquele vôo e você tem a opção de ver os preços (Fares), a distância (Distance) que inclui até quanto é a emissão de CO2 daquele vôo. É possível também salvar o itinerário ao clicar em save para que você não precise entrar com todos os dados de novo.

Isso é bem útil quando você quer acompanhar o preço de um vôo específico, pois a app atualiza o preço quando você abre a tela de Itinerário e lhe mostra se o preço baixou ou aumentou desde a última vez.

OnTheFly ITA Software - comprando a passagem

Escolhido o vôo, clique em “How to book” para ser levado à tela que mostra todos os detalhes do vôo e como fazer a reserva. Neste caso, há duas opções, ligar na Air China ou passar os dados do vôo para seu agente de viagens.

Aqui é possível ver o preço por trecho e o código da tarifa, muito importante para que seu agente de viagens reserve o vôo e preço corretos 😀

Conclusões

Eu gostei bastante do OnTheFly. Ele faz o que a app do Kayak faz em relação a pesquisas de vôos, com exceção de rotas multi-cidades, porém com uma interface mais simples e menos poluída e com algumas funcionalidades mais interessantes como o gráfico de preços.

A app do Kayak tem mais opções pois tem outros tipos de pesquisas como hoteis e aluguel de carros. Ela pesquisa rotas multi-cidades, mas tem propaganda e a tradução para o português é bem ruim. Utilizar o site do Kayak é bem melhor que usar a app deles.

Por enquanto, o OnTheFly não põe a app do Kayak para escanteio, mas em termos de pesquisa de vôo, o OnTheFly é melhor.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    3 Comentários
  1. Hah, eu vim aqui pra perguntar se voces ja tinham testado o On The Fly, e o que eu encontro? 😉 Legal essa review, eu tenho que instalar essa app logo, ainda nao instalei…

    • Oi Lu.

      Eu gostei mesmo da app 🙂 as opções extras de busca são bem legais.

      Quando tiver alguma dica de app que vc ainda não viu por aqui, fique à vontade pra mandar que eu confiro 😛 Afinal não dá pra conhecer todas, né? hahahah

      Até,
      Fred

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] App Review: OnTheFly, nova maneira de pesquisar preços de vôos | Sundaycooks App Review: OnTheFly, nova maneira de pesquisar preços de vôos… Source: sundaycooks.com […]