Esse é um dos nomes de países que mais me agradam. Zimbábue soa meio bizarro, não dá margem a interpretação do seu significado e tem sonoridade africaníssima. Em inglês (e em muitas outras línguas), fica ainda mais interessante: Zimbabwe, com um W enorme.

Mas, afinal, de onde vem essa alcunha?

O nome é novo. Surgiu depois da independência do país, em 1965, mas só foi reconhecido pela Onu em 1980.

O significado não é claro. Dizem que vem “dzumba dza mabwe”, uma expressão em língua chona (uma das oficiais do país).

Segundo quem entende do assunto, pode significar “casa real”, “lugar ritual do rei”, “casa do susto” e “enterro real”, mas a tradução mais reconhecida e difundida é “casa de pedra”, em referência à forma como o pessoal de lá construía seus cafofos – apenas com pedras amontoadas.

Legal. Mas “Zimbábue” é muito mais bonito.

Ah, sim: o nome oficial do país é República do Zimbábue e quem nasce por lá é zimbabuense ou zimbabuano.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    3 Comentários
  1. Interessante 🙂 Tinha escutado que o nome Zimbábue vinha de um conjunto arqueológico que existe no local, ruínas de pedra antigas, um dos maiores monumentos históricos da África. Olha o que eles dizem aqui: http://news.bbc.co.uk/2/hi/8626146.stm, tem até uma foto do local. Há um livro muito interessante sobre o ZimbábuE, chama-se “House of Stone”, da jornalista Christina Lamb (http://www.amazon.co.uk/House-Stone-Divided-War-Torn-Zimbabwe/dp/0007219385). Se você gosta de ler, é muito bom! Abraços,

  2. Que massa, Luciana!
    Bom, pelo jeito, a origem do termo é mesmo controversa. Mas os links que você mandou reforçam que o significado “Casa de Pedra” é o mais difundido.
    Ah, minha fonte eterna é o livro A Origem dos Nomes dos Países, do Edgardo Otero.
    =)

  3. fui ao Zimbabwe nas últimas férias! é bacana. dá uma sensação de volta no tempo… difícil de explicar!

Deixe seu Comentário