Nova York (particularmente Manhattan) é uma cidade muito tranquila de se passear. Como sempre há lugares bonitos e diferentes para ver, ande a pé sempre que possível para sentir a vibe da cidade 😀 Claro que, ainda assim, precisamos de um modo de locomoção eficiente e organizado para poder começar o dia, para cobrir aquelas distâncias maiores que não valem a pena serem percorridas a pé, ou simplesmente para quando estamos cansados. Para esses casos existe o Metrô de Nova York.

O sistema de transporte público de Nova York é muito bom e conta com várias linhas de metrô (é um dos maiores do mundo) que lhe levam para todo canto de Manhattan e arredores como Brooklin e o Bronx. Não bastasse isso, o sistema de ônibus deles é tão bom quanto o de metrô, mas isso será o assunto do próximo post da série Sem Mistérios 😀

Mesmo sendo organizado e eficiente, o metrô de Nova York tem muitos detalhezinhos que atrapalham quem chega à cidade pela primeira vez e que me faz considerar este, junto com o metrô de Munique, um dos mais complicados.

Como usar o Metrô de Nova York

Comprando os passes:

A primeira coisa é entrar numa estação e comprar o Metro Card, que é o ticket usado nos metrôs e transporte públicos de Nova York.

Metrô de Nova York - Máquina de venda de passes

Existem 3 modalidades de passes:

  • Single Fare: Passe de um único uso. Para aqueles momentos em que você erra a estação e seu Metro Card não funciona >.<
  • Pay-Per-Ride Metro Card: Você carrega o Metro Card com um certo valor (entre 4,50 a 100 dólares) e o valor de cada uso (seja no metrô ou nos ônibus) é descontado a medida que você vai usando. É bom para quem vai ficar pouco tempo na cidade ou não pretende usar muito o metrô.
  • Unlimited Ride Metro Card: Esse é um Metro Card que você pode usar tanto nos metrôs quanto nos ônibus de maneira ilimitada. O Unlimited Ride Metro Card é vendido somente para 7 ou 30 dias.

Valores (atualizados em 28/10/2011):

  • Single Ride: 2,50 dólares.
  • Pay-Per-Ride: Você pode carregar com valores entre 4,50 a 100 dólares e ganha 7% de créditos a cada 10 dólares.
  • Unlimited Ride 7 dias: 29 dólares.
  • Unlimited Ride 30 dias: 104 dólares

Metrô de Nova York - MetroCard

Qual passe comprar?

Como turista, é normal que a gente faça umas 4 viagens por dia com transporte público. No Pay-Per-Ride, cada viagem custa 2,10 dólares, o que significa que em 3 dias (12 viagens) você gastará 25,20 dólares. Se ficar mais um dia na cidade, esse valor já aumenta para 33,60 dólares, que já é maior que o valor do Unlimited Ride para 7 Dias. Claro que se você usar mais ou menos o transporte público, essa conta muda 😛

Então, qual passe comprar? Fiz uma listinha rápida para lhe ajudar a escolher 🙂

  • De 1 a 3 dias: Pay-Per-Ride
  • De 4 a 21 dias: Unlimited Ride para 7 Dias
  • De 22 a 30 dias: Unlimited Ride para 30 dias

Eu não vou entrar no mérito dos passes express ou EasyPay pois esses são mais para quem vai ficar na cidade por mais tempo ou com propósitos específicos que não o turístico :mrgreen:

Como comprar os passes?

Comprar os passes do metrô de Nova York é simples. Ache uma máquina e siga a instruções. Para nós, pobres mortais, há versões em Inglês e Espanhol dos menus.

Metrô de Nova York - telas da máquina

Metrô de Nova York - telas da máquina - 2

Ao final, insira seu cartão para o pagamento e pronto 🙂

Utilizando o metrô de Nova York:

Antes mesmo de entrar na estação, você precisa prestar atenção se o metrô naquela estação está indo para a direção correta (normalmente Uptown ou Downtown), pois em Nova York, poucas estações têm ligação entre as plataformas que vão em direções diferentes 🙁

Mapa do metro de Nova York

Clique na imagem para ver uma versão maior

Tente pegar o mapinha grátis das estações nos guichês. Não é sempre que eles têm, mas é uma mão na roda 😀 Você também pode utilizar alguma app para seu smartphone com o mapa do metrô de NY como o aMetro ou uma das várias opções específicas para NY da própria App Center da MTA. O mapa do metrô de Nova York também pode ser baixado pelo site da MTA direto em PDF.

Dentro das estações, não é sempre que o mapa das linhas está a mostra e a única indicação de direção da linha é aquele Uptown ou Downtown que eu falei. Não há mapas do tipo: Você está aqui e as próximas estações são X, Y e Z como nos metrôs de Madri e Londres, por exemplo.

Uma vez dentro da estação e passadas as catracas, é só esperar o trem 🙂

Planejador de Itinerários:

Utilize o planejador abaixo para ver os itinerários disponíveis para a rota que você deseja 😀

Dicas:

A maioria das linhas de metrô de Nova York dentro de Manhattan está nas direções Norte (Uptown) e Sul (Downtown), com as linhas L e S (cinza nos mapas) cruzando a cidade de Leste a Oeste. Por isso, Uptown e Downtown são as direções principais que você precisa saber. Olhe no mapa e veja se a estação que você quer ir está a norte ou sul da sua estação atual.

Tentar ir da linha Azul para a Verde, por exemplo (uma vem pelo West Side e a outra pelo East Side) de metrô requer que você utilize as linhas L ou S para fazer a troca, o que aumenta o número de baldeações. Se você estiver mais ao sul da ilha, considere sair da estação e andar até a próxima estação do trem que você quer, pois é mais rápido 🙂

Para regiões entre a parte sul da ilha e o Central Park, usar o ônibus para fazer essas baldeações pode ser melhor e mais divertido 😀

Pegadinhas:

Essa questão da direção dos trens em uma estação é o mais crítico do metrô de NY e, claro, foi nosso erro na nossa primeira vez na cidade.

Ainda acostumado com o metrô de Londres, nós entramos numa estação, passamos pela catraca para só então descobrir que não havia como cruzar para a outra plataforma. Tivemos de sair daquela estação e procuramos a entrada para a outra plataforma que ia para a direção correta. A entrada era do outro lado da rua…

Chegando lá, fomos trollados pela catraca. Como já havíamos passado o Metro Card naquela estação (mesmo que na direção contrária), não poderíamos usar o Metro Card por 18 min o.O”

Aqui tínhamos 2 opções: comprar um Single Ride para cada um ou esperar os 18 min… Acabamos comprando 2 Single Ride tickets para não perder muito tempo.

Se não tivéssemos saído da estação também poderíamos ter pego o metrô ali mesmo, ido até a próxima estação e feito a troca de trem e plataforma se necessário.

Uma coisa boa de NY é que as entradas das estações ficam todas perto umas das outras e as linhas e direção dos trens estão marcadas logo na entrada de cada uma delas. Portanto, se estiver em dúvida, olhe para os lados e vá até as outras entradas para garantir que está na direção certa 😛

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    48 Comentários
  1. Olá Fred!
    Crianças são obrigadas a comprar os passes de metrô em NY?
    Obrigado. Abraço

  2. Ola, Fred

    Você ja me ajudou bastante quando fui a Alemanha e Praga, agora ajuda para ir a NY. Pode ser?
    Eu vou ficar 15 dias na cidade, e estava pretendendo comprar o Pay-Per-Ride, que parece ser o passe que posso dividir com outra pessoa. É isso?
    Agora pelo entendi no post o melhor na minha situação que vou ficar 15 dias, seria o Unlimited Ride para 7 dias e vou pagar: 29 dólares, o que me dará 11 passagens ( $2,50 cada uma) ,que posso usar tanto no metro como no ônibus ou conta os 7 dias corridos e não as passagens utilizadas?
    E quando acabar esses 7 dias, será necessário comprar outro Unlimited Ride para completar os outros 7 dias que vou ficar na cidade ou recarrega?
    E esse tipo de metrocard, eu posso dividir ou é um para cada pessoa?

    Obrigada,

    • Oi Tania, que bom que pudemos ajudar 🙂

      Os valores não estão tão atualizados, mas a proporção entre os valores é para ser +- a mesma.

      o Unlimited Ride é pessoal, no sentido que vc tem de esperar uns 20 min antes de usá-lo de novo na mesma estação (para evitar de mais de uma pessoa usar o mesmo cartão). O Pay-per-ride vc paga por vez que usar, daí pode dividir com outra pessoa.

      Os dias do unlimited ride são corridos e vc pode usar quantas vezes quiser (na mesma estação é preciso esperar os 20 minutos). Para 15 dias seriam 2 unlimited ride de 7 dias mesmo.

  3. Oi, Fred

    Obrigada por responder.
    Acho entao que vou optar pelo Unlimited Ride, e usar 7 dias corridos e comprar outro para concluir a viagem.
    Se é corrido e não por passagem. É isso mesmo / meu teclado esta sem a interrogacao, mais é um,a pergunta pra voce.

    • É isso sim, Tania. o Ulimited te deixa usar quantas vezes quiser do dia do primeiro uso até 7 dias depois 🙂

  4. Fred,

    Muito obrigada mais uma vez.

  5. 1 2 3
Deixe seu Comentário