Após um ano do lançamento do Google Maps 5, que habilitou o cache dos mapas offline, o Google lançou ontem a versão 6.0 do Google Maps para Android que traz o que o Google chama de “nova fronteira” para o Google Maps: o mapeamento do interior de prédios.

Não, isso não quer dizer que o Google vai entrar no seu apartamento ou casa para fazer o mapeamento e mostrar para todo mundo onde você guarda suas bebidas ou onde é o seu banheiro 😛

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Gy-DI_bWElg&w=400]

O Google vai mapear grandes lojas, aeroportos, prédios públicos e onde quer que pessoas possam ir e precisar de uma mãozinha para se localizarem.

Essa ideia é ótima, principalmente em lojas grandes ou com problemas de organização (imagina se a Century 21 for mapeada? :D) e o Google Maps Indoors ainda mostra sua localização no mapa e, quando o prédio tem vários andares, ele vai mostrar em que andar você está e permitir que você veja os outros andares mapeados.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=kT0KMsfD4d8&w=400]

Inicialmente somente alguns lugares dos EUA e Japão foram mapeados:

  • Mall of America, IKEA, The Home Depot, algumas Macy’s e Bloomingdale’s, Daimaru, Takashimaya and Mitsukoshi.
  • Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport (ATL), Chicago O’Hare (ORD), San Francisco International Airport (SFO) and Narita International (NRT), among others.
  • JR and Tokyu Corporation.

Veja a lista completa de lugares mapeados aqui.

Para as empresas, é possível enviar seus mapas internos apra o Google e tê-los mapeados.

google maps indoors

Antes e depois do mapeamento

Usar o Google Maps Indoors não tem segredo, basta entrar num lugar que já esteja mapeado e aumentar o zoom até ver os detalhes do interior do lugar. Se houver mais de um andar, uma barrinha com os andares disponíveis aparecerá e uma bolinha azul aparecerá no andar em que você estiver.

Para ter essa funcionalidade no seu Android, basta atualizar a versão do seu Google Maps para a 6.0 ou superior direto pelo Android Market. Se você não tem um smartphone ou tablet com Android e quer ver como o Google Maps Indoors funciona, o Google disponibilizou uma demo aqui 😀

Google Maps Indoors

Agora eu sei onde a Natalie escondeu seus docinhos 😛

DivirtÃo-se!

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    7 Comentários
  1. Legal isso, ficou parecendo mapa de jogos de video-game. 😀

    • Puuuutz ahhahahaha

      Eu não tinha pensado nisso, Iran 😛 Ficou ainda mais divertido usar o Google Maps Indoors agora heheheh

      Queria um desses quando eu jogava Phantasy Star no Master System. ô labirinto difícil 😀

  2. Adorei a novidade! Vou testar assim que tiver um tempinho.

  3. Mto bem lembrado! Esse vídeo no IKEA é perfeito!!

  4. E com esse novo Google Maps, é possivel baixar maps offline? ou usar offline, como gps? Abraço

    • Oi Fagner.

      Baixar mapas do Google Maps offline já é possível desde a versão 5.0. E desde a versão 5.7 (se não me engano) já é possível fazer cache de partes do mapa de uma vez como eu explico no post Como baixar mapas offline do Google Maps.

      Quanto ao GPS (usando o Google Navigator), não dá para usar o mapa offline neste caso porque o programa que faz o roteamento fica na Internet e não no seu aparelho. A única coisa que dá para fazer é mandar o Google Navigator traçar a rota e desconectar da Internet. O problema é que se você sair do caminho ele não re-roteará e você terá de encontrar o caminho de volta para a rota inicial sozinho.

      Para usar como GPS offline é melhor comprar uma app (se não houver nenhuma de graça disponível) específica de GPS, pois nesse caso os mapas e software de roteamento estão no seu smartphone.

      É isso 🙂

Deixe seu Comentário