Ó, vou contar uma coisa que talvez surpreenda você: os iranianos não são árabes. O país é formado por uma mistura enorme de etnias, mas a maioria (61%) é persa, que não tem nada a ver com árabe.

Aliás, povos árabes são apenas 2% da população iraniana.

dynamosquito (CC BY-SA 2.0)

A confusão de etnias no Oriente Médio é tão grande aos nossos olhos ocidentais que é mais fácil chamar todo mundo de árabe e deixar assim mesmo, da mesma forma que a gente faz com os orientais, chamando de chinês ou japonês qualquer pessoa que tenha olhos puxados.

Mas na hora de viajar para lá, é bom saber que existem diferenças entre os persas e os árabes. Então vamos às básicas.

• De onde vieram

Os árabes vieram da Arábia (a península arábica) onde hoje estão Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein e Arábia Saudita.

Wikimedia Commons

Os persas são descendentes de povos indo-europeus, que chegaram a região onde hoje é o Irã mais ou menos no ano 1000 a.C.

Wikimedia Commons

• Que língua falam

Os árabes falam árabe e todos os seus dialetos. É uma língua de origem semita (sim, a mesma origem do hebraico e de muitas outras).

Os persas falam o farsi (também chamado de “pársi” e que também tem dialetos). A língua tem origem indo-europeia, o que faz com que ela seja mais próxima do português do que do árabe. Inacreditável, não?

E não, um árabe e um persa não se entendem em uma conversa.

• Que alfabeto usam

Aqui temos uma semelhança: ambos usam o alfabeto árabe. Mesmo assim, os persas precisaram criar letras novas para conseguir expressar muitos dos seus sons.

• Onde estão

Os árabes são maioria absoluta no Oriente Médio. Dominam o Egito, o Iraque, o Líbano, a Síria e a Jordânia, além de vários países do norte da África e, claro, todos da península arábica.

Wikimedia Commons

A maioria dos persas vive no Irã mesmo. Mas eles também estão nos países vizinhos e o persa é língua oficial no Afeganistão e no Tadjiquistão.

• Que religião seguem

Outro ponto de encontro: a maioria dos árabes e persas segue o islamismo. A divisão acontece apenas entre as correntes islâmicas.

Os árabes costumam ser sunitas, enquanto os persas costumam ser xiitas.

Captou? Agora você já sabe: iraniano não é árabe, não.

*****

Gostou? Leia também os outros posts sobre a viagem ao Irã

ANTES DA VIAGEM (estudos e preparativos):

Nem tudo é burca

Feliz ano novo

Muito prazer, Ferdowsi

O paraíso é persa

Arg-e Bam, um tesouro quase perdido

O heroi americano do Irã

Temperada com milênios de história (ATUALIZADO DEPOIS DA VIAGEM)

Vou-me embora pro Irã

O visto iraniano e uma historinha

Todos os iranianos do Irã

Os judeus do Irã

DEPOIS DA VIAGEM:

Irã – Prologo

O país mais injustiçado do mundo

O Irã numa casca de pistache

Teerã: é amor?

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    10 Comentários
  1. Hãa, esta eu já sabia, graças ao restaurante Amigo do Rei dos queridos Claudio e Nasrin. Até outubro de 2011,ficava em BH, depois mudou-se para Sampa e deve ser inaugurado em fevereiro. Na minha opinião, o restaurante é imperdível,pelo paladar (há temperos e aromas sem igual),mas tambem pelo contato com os donos do restaurante.

    Enquanto não é inaugurado, Claudio e Nasrin estão organizando jantares para o minimo de 4 pessoas. Segue o email: contato@amigodorei.com.br

  2. Nossa, lendo agora parece tão óbvias as diferenças, mas realmente a gente confunde mesmo…

  3. A rixa é tão grande Gabe, que o Golfo Pérsico é chamado de Golfo Árábico nos países árabes… 🙂
    Acabei de voltar do Irã, é uma experiência incrível!!

    • Acompanhei um pouco aqui, Fê! =) Não estou lendo muito porque já não estou conseguindo dormir direito antes da minha viagem, então é melhor não facilitar, hahaha!

  4. Muito legal e esclarecedor! Show

  5. Óia só… Sabia que existem persas por aí ainda, mas não tantos!

  6. Bom dia amigo.
    Muito bacana suas postagens sobre o Irã. Tenho o sonho de conhece-lo, você poderia me indicar uma agência de viagens? Grata.
    Vanésia Lemos.

    • Oi, Vanésia! Obrigado pelo elogio!
      Você procura uma agência de viagens para ir ao Irã?

  7. eu tenho algumas duvidas quero trazer meu namorado do iraque para o brasil,mais tenho medo da adaptaçao dele aqui pela nossa cultura..por outra parte eu tenho um sonho de conhecer o iraque e se gostar viver por la,mais me falam tao mal de la que é perigoso e eu acho que nao vou ter dificuldade nenhuma com as roupas acho divino.como fazer para ele conseguir um visto para o brasil,caso ele nao goste daqui irei com ele para iraque..me ajude na duvidas.obrigada

    • Teresa, desculpe, não sei nada sobre visto de iraquianos para o Brasil. Peça informações na embaixada do nosso país lá. Abraço e boa sorte.

Deixe seu Comentário