Pelo twitter, a Dona :mrgreen: Marcie me perguntou se eu já havia ouvido falar do Scribble Maps.

Scribble Maps - página inicial

Até aquele momento não (ponto para as meninas :P). Desde então fui pesquisando e brincando com o site e tentando ver se era realmente uma adição ao Google Maps ou se era apenas mais um site que utilizava o bom e velho mapa do Google sem realmente trazer algo novo.

Scribble Maps

A idéia do Scribble Maps (http://scribblemaps.com) é adicionar várias funções tanto de desenho quanto de salvamento e compartilhamento aos mapas que você faz. Ele pode utilizar os mapas do Google Maps como base ou utilizar outros mapas como o OpenStreetMaps.

Scribble Maps - mapa

O site é fácil de usar, pois é parecido com aqueles programinhas simples de desenho como o Paint. A versão Pro do site (até agora parece ser grátis) tem algumas opções – e bugs – a mais, mas no fundo é a mesma ideia.

Depois de fazer seu mapa, você pode salvá-lo e depois exportá-lo para o formato KML (usado principalmente no Google Earth) ou GPX (usado em alguns GPS). Além disso, também é possível salvar o mapa como imagem, compartilhar no facebook ou adicioná-lo ao seu site usando a opção de widget do Scribble. Claro que você também pode enviar o link direto do mapa para seu amigo abri-lo diretamente do site do Scribble.

Scribble Maps - tela 1Scribble Maps - tela 2

Scribble Maps - tela 3

O site também dispõe de alguns tutoriais em vídeo (em inglês) que explicam o básico do funcionamento do Scribble Maps. Para ver os vídeos, clique no Menu e depois em Home Screen.

Scribble Maps - tela 4

O que os vídeos não explicam é como integrar o Scribble Maps com o Google My Maps (onde estão todos aqueles mapas lindos que você fez ao planejar sua viagem) para que você possa vê-los no seu smartphone ou tablet, já que o Scribble Maps ainda não tem uma versão mobile. E é aí que entra o Sundaycooks 😛 Mais abaixo eu explico um jeitinho bem fácil de poder salvar seus mapas do Scribble no Google Maps 🙂

Vantagens

  • Possui mais opções que o Google Maps em si para a criação de figuras e linhas no mapa
  • Permite adicionar textos sem que haja um ponto de interesse de forma que o texto fica sempre visível
  • Possui uma ferramenta de desenho de linha a mão livre
  • Permite mover as formas e linhas com o mouse
  • Possui mais opções de ícones para os pontos de interesse que no Google Maps
  • Algumas opções como escolha de cores e de transparência dos preenchimentos são mais simples de escolher que no Google Maps
  • Deletar objetos é mais rápido que no Google Maps

Desvantagens

  • A marcação de pontos de interesse e seus detalhes é todo manual, isto é, não é possível clicar em um ponto destacado do mapa, ver suas informações e já mandar salvar como ponto de interesse.
  • A integração com o Google Maps não é muito óbvia (explico como fazer já, já :))
  • Não existe uma app para smartphones ou tablets para o Scribble Maps
  • É possível colocar um mapa do do Scribble Maps dentro de um site, mas uma propaganda medonha na base do mapa será mostrada

Conclusão

O Scribble Maps não vem ser um concorrente do Google Maps em si, mas eu gostei dele. Eu só acho que ele não é assim tão interessante para usuários normais do Google Maps. Isso porque a marcação de pontos de interesse do Google Maps (que é o que a maioria das pessoas usa) é muito mais fácil e rápida que o do Scribble Maps.

Contudo, uma vez que se precisa de mais detalhes ou de adicionar textos e um pouco mais de informação aos mapas, o Scribble Maps passa a ser mais interessante por ter uma interface com mais opções e de mais fácil acesso. Sem contar que no final, ainda é possível importar os mapas do Scribble Maps no Google Maps e salvá-lo no My Maps 😛

O Scribble Maps não vem ser um concorrente do Google Maps em si, mas sim ser uma boa adição para criação de mapas mais complexos utilizando o Google Maps.

Como importar mapas do Scribble Maps no Google My Maps?

Pelas imagens acima, você já deve ter ideia de como usar o Scribble Maps, certo? :mrgreen:

Scribble Maps - importação de mapas 1Scribble Maps - importação de mapas 2

Uma vez que você já salvou seus mapas, há duas opções para fazer a importação dos mapas do Scribble Maps para o Google My Maps:

  1. Salvando o arquivo KML no seu computador (botão Save KML)
  2. Abrindo o Scribble Map direto no Google Maps (botão Google Maps)

Ambas as opções terão o mesmo resultado, mas eu acho a opção 2 melhor, pois não precisa de salvar arquivo nenhum. Se você quiser importar o seu mapa no Google Earth, então utilize a opção 1.

Ao abrir o Google Maps com o mapa que você fez no Scribble como na opção 2, aparecerá um endereço na caixa de texto do topo da página. Copie esse endereço.

Scribble Maps - importação de mapas 3

 

Infelizmente não é possível salvar o mapa direto dessa tela, portanto crie um novo mapa no Google Maps e clique no link “Import” que aparecerá logo acima do título do mapa.

Scribble Maps - importação de mapas 4Scribble Maps - importação de mapas 5

Se você salvou o arquivo KML no seu computador, use o botão de escolher arquivo. Se você copiou o link como expliquei acima, cole-o na caixa de texto. Depois basta clicar no botão “Upload” e voilà 😀

Agora você pode continuar editando seu mapa e corrigindo alguns probleminhas como pontos de interesse invisíveis como no caso do “Hiking Trail” abaixo que no Scribble era uma caixa de texto.

Scribble Maps - importação de mapas 6

Mas por que cargas d’água ter todo esse trabalho para salvar seu mapa do Scribble no Google Maps?

Elementar, meu caro Watson. Para que você possa abrir seu mapa no seu smartphone ou tablet a hora que quiser (e tiver conexão com a Internet :P)

Scribble Maps - tela no smartphoneScribble Maps - tela no smartphone 2

Acima: Mapa do Scribble importado para o Google My Maps visto da app do Google Maps para Android e da página do Google Maps visto do navegador (Android ou iOS).

Abaixo, um exemplo de widget mostrando o mapa do Scribble.

.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    1 Comentário
  1. Oi, Fred!

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia

Deixe seu Comentário