Há alguns dias, o Google resolveu lançar mais uma ferramenta para ajudar nas viagens: o Google Hotel Finder.

Google Hotel Finder

Esta nova ferramente do Google funciona como um “pesquisador” de hotéis parecido com os outros sites de reservas como Booking.com, Priceline, Orbitz e Hoteis.com, isto é, você digita a cidade em que quer se hospedar e ele lista os hotéis para aquela cidade.

Google Hotel Finder

A partir daí, você pode filtrar pelo preço, pela classe do hotel (número de estrelas) ou pela classificação dos usuários. Até aí, todo mundo faz, mas além disso, o Google Hotel Finder ainda permite que você pesquise por hotéis que estão em promoção, isto é, hotéis que estejam com seus preços abaixo do valor típico, com opção de dizer quanto abaixo desse valor você quer ver. Essa opção é boa para saber se aquela “promoção” que você viu em outro site é realmente uma promoção ou só faz-de-conta.

A grande sacada do Google Hotel Finder está na maneira com que ele mostra as buscas. Como ele está obviamente integrado ao Google Maps, ao clicar no mapinha do lado esquerdo, você consegue ver imediatamente onde estão todos os hotéis e ainda pode escolher entre mostrá-los:

  • Por tempo de deslocamento (a pé ou por transporte público) até um ponto no mapa com opção de definir o tempo máximo desejado
  • Dentro de uma determinada região com opção de definir a área
  • Dentro de áreas populares com opção de tamanho da área

Google Hotel FinderGoogle Hotel Finder

Com isso o Google Hotel Finder facilita muito a procura por hotéis, pois você consegue ver claramente em que região os hotéis estão. Nos outros agregadores, você primeiro escolhe o hotel para depois ver onde ele está. Ok, alguns até têm um mapinha mostrando onde estão os hotéis, mas nenhum deles permite destacar uma região ou aplicar os filtros diretamente no mapa como o Google Hotel Finder 😛

Google Hotel FinderGoogle Hotel Finder

Não é possível fazer reservas diretamente pelo site, mas ao clicar em “Book”, uma lista com os principais agregadores de reservas de hotéis com seus respectivos preços será mostrada, além do site oficial do hotel.

[tabs slidertype=”top tabs”] [tabcontainer] [tabtext]Conclusão[/tabtext] [tabtext]Vantagens[/tabtext] [tabtext]Desvantagens[/tabtext] [/tabcontainer] [tabcontent] [tab]Há tempos eu me irritava com os mapinhas mostrados pelos sites de reservas de hotel, pois há muita informação, o que acaba atrapalhando a visualização dos hotéis. Isso foi resolvido pelo Google Hotel Finder e sua pesquisa por região/tempo/distância ainda acrescentam outras informações relevantes sem atrapalhar a visualisação.

Eu costumo usar bastante o Booking.com, mas acho sua pesquisa ruim. Da mesma forma o Hoteis.com tem uma pesquisa melhor, mas ainda ruim em termos de saber em quais regiões os hotéis se encontram. O Priceline é o que tem os melhores mapas, mas ainda longe do que o Hotel Finder faz.

Outra coisa bem legal é poder filtrar o mapa apenas pelos hotéis que estão com preços realmente mais baixos que o normal. Assim você sabe com mais precisão se o preço que está pagando é realmente bom e pode até tentar descobrir as épocas em que os hotéis baixam seus preços.

Eu não acho que o Google esteja batendo diretamente nos sites de reservas de hotéis, já que a reservas não são feitas dentro do Hotel Finder, mas ele está se tornando um agregador de agregadores, seja de reserva de hotéis, seja de voos (através do Google Flight Search).

Na minha opinião, o Google está tentando centralizar todas as pesquisas em seu site, ou sejE, mesmo que outro site faça a venda efetiva da passagem ou reserva, a pesquisa será feita por algum dos produtos do Google e, portanto, mais dimdim advindo de anúncios :mrgreen:[/tab] [tab]

  • Muito mais fácil de usar que a maioria dos outros sites de reservas
  • Pode-se filtrar os hotéis de várias maneiras diferentes, algumas exclusivas
  • Podese ver o mapa enquanto escolhe os hotéis
  • Pode-se escolher como se quer ver o mapa enquanto os hotéis são escolhidos, o que é muito útil quando não se conhece a cidade em que se hospedará
  • As reservas podem ser efetivadas por vários sites diferentes
  • É possível pesquisar por algum ponto de interesse para ver os hoteis que estejam por perto
[/tab] [tab]
  • Não é possível pesquisar pelo nome de um hotel diretamente
  • A pesquisa por região utiliza apenas 4 pontos o que não permite formatos de áreas com mais de 4 lados
  • As opiniões usadas na classificação vêm do Google Places, o que não é interessante pela pouca quantidade de opiniões, mas pelo menos há links de outros sites com reviews como TripAdvisor e Booking.com.
  • Eu tive a impressão de que o número de hotéis listados é menor que o de outros agregadores, mas posso estar enganado 🙂
[/tab] [/tabcontent] [/tabs]

 

E você? O que achou do Google Hotel Finder? Concorda que o Google vai dominar o mundo indiretamente? 😛

No próximo post, mostro uma utilização bem interessante para o Google Hotel Finder. Aguardem 😀

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    5 Comentários
  1. só falto dizer como se cadastra

  2. Boa tarde Fagner,

    Achei interessante esta ferramenta, mas ainda não sei como faz pra se cadastrar.

    Parabéns pelo blog.

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] para se ter uma ideia de quais os possíveis hotéis que o Hotwire está oferecendo e como usar o Google Hotel Finder para ajudar nesse […]