O Museu Larco é considerado um dos principais museus de Lima. Fundado em 1926, ele conta com um acervo de mais de 45 mil obras. A exibição das peças é feita de maneira cronológica, o que facilita a compreensão de muitos aspectos das culturas pré-incas e incas. São mais de 3 mil anos de desenvolvimento da história peruana retratados através dos mais diversos tipos de objetos arqueológicos.

O Museu Larco

45 mil obras? Um dia apenas para conhecer tudo isso? Não se assuste 🙂 O museu não é grande e nem monótono. É uma ótima maneira de você começar a compreender os povos que fizeram parte da história do Peru, um país de uma cultura muito rica e em determinados pontos, bem diferente da nossa.

Museu LarcoMuseu Larco

Os antigos povos peruanos honravam a seus deuses com oferendas e cerimônias e costumavam fazer cultos a seus mortos. A morte representa um papel importante dentro desse cenário e muitas das obras de arte que admiramos hoje, foram os objetos cerimoniais e oferendas funerárias do passado.

Réplica de adornos representando o Condor

A ave dos céus (condor), o felino da terra (puma) e a serpente do mundo subterrâneo são considerados os três animais sagrados do antigo Peru, por isso ao longo da sua viagem você sempre vai encontrar representações desses animais nos mais diversos cenários.

Sem dúvida, duas partes do acervo chamam a atenção do visitante: os corredores de peças guardadas e a salinha de restauro. Embora ainda pouco valorizado, o trabalho de restauro desenvolvido por muitos pesquisadores é de extrema importância para a preservação da memória de muitas culturas e tradições.

Arte pré-incaArte pré-inca

A outra parte que costuma chamar atenção, tanto pelo conteúdo da sala como pelas reações constrangidas de quem a visita, é a parte destinada às artes eróticas daquele tempo. O museu possui um acervo enorme e é quase inevitável reparar nas mais diversas reações dos visitantes que ficam ruborizados ao entrarem nessas salas 😛

Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?

Dicas de hotéis em Lima: do básico ao luxo

Ofertas de hotéis em Lima

Jardins do Museu LarcoJardins do Museu Larco

O Museu Larco é um oásis no meio da loucura do cotidiano de Lima. O jardim é um encanto e eu passaria horas por lá lendo um livro 🙂 Lembro que a tranquilidade do museu chamou minha atenção…

Ao final da sua visita, não deixe de passar pelo café do museu, cuja decoração é delicada e se estiver muito frio, eles oferecem até uma matinha pra você se cobrir. Achei simpático 😉

Café do Museu

Não deixe de ler o post do Turomaquia sobre o Museu Larco.

E você? Visitou outros museus em Lima? Qual foi o seu favorito?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Museu Larco

Endereço:

Av. Bolívar 1515

Pueblo Libre, Lima

A 15 minutos de taxi de Miraflores, San Isidro ou do Aeroporto Internacional Jorge Chávez de Lima.

Telefone:

+51 461-1312

+51 461-1835

Horário:

Segunda a Domingo: 9 às 18h (incluindo feriados)

Ingressos:

Adulto: 30 soles

Maiores de 65 anos: 25 soles

Estudantes e menores de 15 anos: 15 soles

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    17 Comentários
  1. Este museu e realmente lindo e neste dia na cidade incrivelmente choveu!

    • Que legal! Você levou a chuva para Lima 😛 Nós pegamos uma garoinha tão fina que quase não dava pra sentir >.<

  2. Olá! Estou planejando uma viagem ao Peru e pegando várias dicas aqui no seu site.
    Gostaria de ter uma noção de quanto tempo é necessário para visitar o museu Larco, pois pelo que vocês falaram, o acervo é bem extenso.
    Obrigada e parabéns pelo belo trabalho de compartilhar essas informações preciosas!

  3. 1 2
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] Museu Larco em Lima: tradição e cultura peruana […]

  2. 1 2