A Golden Gate de San Francisco é a ponte mais famosa do mundo. Ela é o mais conhecido cartão postal da Califórnia depois do letreiro de Hollywood em Los Angeles e tem mais de 80 anos de história.

Curiosidades da Ponte de San Francisco

A ponte Golden Gate liga a Baía de San Francisco ao Oceano Pacífico. Dizem que em 1846 um topógrafo deu o nome de “Chrysopylae” ou Golden Gate ao estreito, pois era parecido com o porto de Chrysoceras (ou Chifre Dourado) em Istambul, na Turquia.

A ponte de San Francisco foi inaugurada em 27 de maio de 1937 para pedestres e no dia seguinte para carros, depois de 4 anos em construção.

No início, a Golden Gate seria pintada em tons de amarelo e preto, para facilitar a visão das embarcações durante a neblina. Porém, o tom laranja internacional, que foi usado para proteger o ferro durante o deslocamento das vigas, ficou e se tornou característico.

Como visitar a ponte Golden Gate de San Francisco 02

Visitando a ponte de San Francisco

De carro

A Golden Gate faz parte da Highway 101 dos Estados Unidos, assim, dá para dirigir tranquilamente de uma ponta a outra.

Saindo de San Francisco o trajeto é gratuito, mas para voltar é preciso pagar um pedágio de 8,20 dólares.

Porém, cada ponta da ponte californiana tem um estacionamento, sendo gratuito no lado Norte (San Francisco) e pago no lado Sul. Por mais tentador que seja alugar um carro em San Francisco, lembre-se: não vale a pena se locomover com ele na cidade. Considera essa opção apenas para o último dia se você pretende seguir viagem pelo litoral da Califórnia ou pelo interior em direção aos parques nacionais.

Se preferir cruzar a ponto mais famosa do cinema norte-americano em grande estilo, a Get Your Guide oferece passeios de barco pela baía de San Francisco.

Como visitar a ponte Golden Gate de San Francisco 03

De bicicleta

Passear de bicicleta por San Francisco é uma das opções mais divertidas e visitar a ponte Golden Gate em cima de uma magrela é uma boa opção. O primeiro estacionamento é um ponto ótimo para tirar as fotos clássicas da ponte 😉

Ao longo de toda a baía é possível encontrar diferentes locais que oferecem o aluguel de bike. As empresas costumam cobrar, em média, 9 dólares por hora ou por 24 horas, por 36 dólares. Reserve seu passeio com a Get Your Guide e viaje tranquilo.

Para quem não está lá com muito fôlego, há ainda a opção de alugar uma bicicleta elétrica e não precisar se esforçar muito.

Não deixe de conferir o San Francisco CityPass. Ele é um passe que dá entrada nas principais atrações de San Francisco e vale realmente a pena.

Veja as ofertas aqui.

A pé

A Golden Gate tem 2,7 quilômetros de extensão e fazer percorre-la a pé é possível. Dá até para emendar a caminhada e conferir a Marina de San Francisco. Coloque um calçado confortável e comece a andar.

Aliás, você economiza e ainda pode parar nos locais onde quer tirar uma foto. É uma bela caminhada! Na volta, você pode optar por chamar um táxi ou um carro de aplicativo como Uber ou Lift.

O ônibus intermunicipal que cruza a ponte até Salsalito não aceita nenhum passe turístico. O bilhete custa 6.50 dólares e deve ser pago em dinheiro. Procure pela linha Muni Route 76X cujos pontos de paradas são no começo da ponte no lado de San Francisco, num mirante do outro lado e na própria cidade de Salsalito de onde se tem uma bela vista desse trecho da baía californiana.

Golden Gate Bridge

  • Endereço: Golden Gate Bridge, San Francisco, CA, Estados Unidos s/n. Site oficial
  • Horários: Livre
  • Ingressos: Sem custo