No início de 2011, a Nokia anunciou que iria fazer uma parceria com a Microsoft para que o Windows Phone se tornasse o principal sistema operacional de seus aparelhos e, assim, tentar recuperar o mercado perdido para a Apple e os Androids. Um ano depois, o Nokia Lumia 800 foi lançado como seu carro chefe e chegou às lojas do Brasil em Março deste ano.

Nokia Lumia 800

Nokia Lumia 800

Especificações

  • Processador: CPU 1.4 GHz Scorpion (single-core) / GPU Adreno 205
  • Memória: 512MB
  • Tela: 3,7 polegadas e resolução de 480 x 800 (densidade de pixels: 252ppi)
  • Câmera: traseira de 8MP com dual-flash
  • Gravação de vídeo: 720p@30fps
  • Armazenamento: 16GB
  • Slot de expansão: Não possui
  • Sistema Operacional: Windows Phone 7.5 Mango
  • Tamanho: 116.5 x 61.2 x 12.1 mm
  • Peso: 142g
  • Duração da bateria: 355h em standby
  • Preço: R$ 1699,00
Análise

Hardware Nokia

A Nokia sempre foi conhecida pela robustez e qualidade de seus aparelhos e com o Lumia 800 não é diferente. O aparelho é robusto sem ser pesado, o material do corpo do aparelho, assim como sua capa, é agradável ao toque e a tela, além de ter uma boa resolução, é curvada nas bordas, o que deixa o aparelho muito confortável de usar.

 

Nokia Lumia 800

O que realmente me impressinou foi a qualidade do sinal de Wi-Fi e, principalmente, de GPS do aparelho. Aqui em casa temos um Galaxy S e um iPhone 4, porém o Nokia Lumia 800 foi o único que conseguiu pegar o sinal de Wi-Fi do outro lado da casa. Além disso, o GPS, mesmo dentro de casa, conseguiu fixar a posição do satélite muito mais rápido que o iPhone.

Windows Phone Mango

Se você está acostumado com o iOS ou o Android, você pode estranhar um pouco ao usar o Windows Phone Mango pela primeira vez. Enquanto no iOS e no Android você tem telas deslizando lateralmente com sua lista de apps, no Windows Phone você tem uma tela com duas colunas de Live Tiles (que podem mostrar informações extras), uma com todas as apps instaladas e uma para pesquisa usando o Bing.

Windows Phone Mango no Nokia Lumia 800

A Integração das contas de Twitter, Facebook e Windows Live Messenger em um só lugar e a possibilidade de se ter uma caixa de entrada de email única para todas as suas contas são algumas das grandes diferenças para o iOS e Android.

Além disso, ele já vem com a app do Office instalada de graça, permitindo abrir arquivos do Word, Excel (para leitura e edição) e Powerpoint (somente para leitura). Você também pode integrar o telefone com o SkyDrive para que as alterações feitas no seu computador sejam atualizadas automaticamente em seu smartphone e vice-versa.

Marketplace e Zune

MarketplaceMarketplaceNokia Collection

O Marketplace é o equivalente da App Store e Google Play, enquanto o Zune é o equivalente do iTunes. Hoje, o Windows Phone tem menos apps que o Android ou iOS, mas o Marketplace está em crescimento e as apps mais importantes, como Facebook, Twitter e Angry Birds, já estão presentes 😛 Brincadeira à parte, o Marketplace é bem fácil de usar e tem uma crescente base de apps.

O Zune é o que eu menos gosto no Windows Phone. Assim como acontece no iOS, você não consegue passar músicas ou vídeos direto para o smartphone sem utilizar o Zune. Sua interface, apesar de bonitinha, não é assim das mais intuitivas.

Zune

Performance

Durante todo o tempo que usei o telefone, não senti nenhum atraso ao usar as apps, abrir uma página ou jogar algum jogo. Mesmo não sendo dual-core, o processador do Nokia Lumia 800 dá conta muito bem do recado 😉

Câmera

A câmera do Nokia Lumia 800 tem algumas coisas interessantes, como dual-flash, um botão exclusivo para tirar fotos, e uma posição mais central no aparelho, permitindo que este possa ser segurado como se fosse uma câmera digital, sem a preocupação de ficar com o dedo na frente da lente.

Entretanto, apesar dos 8MP, eu não diria que a câmera é excelente. Para locais com bastante luz, ela é muito boa, mas em situações com menos luz, eu achei que as fotos ficaram na média dos outros smartphones de mesmo nível.

MuniquePragaMew

Mapas e GPS

O Nokia Maps é bastante útil e tem informações de tráfego, imagens de satélite e transporte público, além de informações sobre locais populares perto de você. No aparelho que eu testei, infelizmente não era possível utilizá-lo offline.

Nokia mapasNokia mapasNokia mapas

O Nokia Drive, por outro lado, permite que você faça download dos mapas para uso offline e funciona muito bem, tanto como mapa, quanto para traçar rotas, tudo em modo offline 😀 Eu gostei tanto da app que merece um post separado só pra ela :mrgreen:

Nokia driveNokia driveNokia drive

Viajando com o Nokia Lumia 800

Durante a minha última viagem pela Europa, usei o Lumia a maior parte do tempo e ele se mostrou um smartphone muito útil e confiável, principalmente pelos seguintes pontos:

  • Sinal de 3G e Wi-Fi muito bons
  • Nokia Drive com mapas offline e ótimo sinal de GPS
  • Office com integração com o SkyDrive para poder ver meus roteiros

Quanto às apps de viagem, é claro que há mais apps na App Store e no Google Play, mas você não sentirá falta das apps mais comuns como Skype, WhatsApp, Mapas, Metrôs, Guias, TripAdvisor, TripIt, jogos e conversores de medidas.

Apesar de não substituir uma câmera digital, a câmera do telefone e seu software são bem rápidos e integram facilmente com as redes sociais 😉

Conclusões

Confesso que não gostei de ouvir a notícia da parceria entre Nokia e Microsoft pela primeira vez, pois a Nokia iria trocar seu sistema por um que não era usado pelos smartphones top de linha. Contudo, depois de ver e usar o Lumia 800, percebi que a fabricante finlandesa tem tudo para se recuperar e dominar o mercado de Windows Phones.

O telefone é rápido e muito bom de segurar e usar. Sua antena interna para a rede de celular, Wi-Fi e GPS é muito boa e o Nokia Drive é a melhor app de GPS que já usei e só não substituiu completamente o Google Maps nesta viagem porque eu precisava conferir os mapas que eu havia marcado nos Meus Mapas do Google. Além disso, a integração das contas de rede social e email pode agradar a muitas pessoas.

Eu só não gostei da interface Metro do Windows Phone e tenho sérias restrições ao Zune, pois achei ele tão fechado quanto o iTunes com a desvantagem de ser menos intuitivo.

 

O Sundaycooks testou o Nokia Lumia 800 a convite da Assessoria da Nokia no Brasil.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    18 Comentários
  1. nokia lumia 800 nao consigo baixar musica pela internet eu abro aplicativo nokia musica dis assim nao ha nada aqui conecte num pc para transferir algumas musicas mais eu conctei no meu notebook na aparece nada so fica carregando a bateria pq nao aparece nada a e meu celular bluetooth nao recebe nada dos outro celular meu irma me envio uma musica do celular dela e nao deu

  2. 1 2
Deixe seu Comentário