Quem me acompanha nas redes sociais já deve ter percebido que eu sou um ativista da liberação total, para uso não-comercial, de fotos de viagem publicadas no Flickr.

François @ Edito.qc.ca (CC BY-NC 2.0)

Então, dia desses alguém me disse: “Eu concordo com você e liberaria minhas imagens. Mas não sei como fazer isso.” Foi quando decidi montar esse tutorial.

Se você pensa como eu e quer colocar suas fotos em Creative Commons para que pessoas comuns possam usá-las para ilustrar posts e tal, é só seguir as instruções abaixo. Mas se você pensa diferente e quer bater um papo para entender o meu ponto de vista, é só escrever ali na caixa de comentários. Vai ser um prazer.

Agora vamos ao que interessa.

 

COMO COLOCAR SUAS FOTOS EM CREATIVE COMMONS E SER FELIZ

1 – Entre no seu Flickr e clique em Organize & Create, que fica no canto superior esquerdo da tela.

 

2 – Quando a barrinha aparecer, selecione o tipo de conteúdo que você quer liberar para a vida. O mais fácil é selecionar logo a opção All you content (calma, isso não vai liberar tudo automaticamente. É só o início da coisa toda.)

 

3 – Sua tela vai ficar assim, aberta na aba Batch Organize, com todas as suas fotos naquela barra lá embaixo.

 

4 – Selecione a foto que você quer colocar em Creative Commons. A imagem escolhida vai ganhar um contorno rosa. Nesse exemplo abaixo, selecionei apenas uma, mas você pode selecionar todas de uma vez ou quantas quiser. A mudança na licença vai acontecer ao mesmo tempo em todas elas.

 

5 – Clique e arraste a foto selecionada até a área grande da página. Automaticamente, ela vai parar lá no canto superior esquerdo.

 

6 – Clique em Permissions e selecione Change licensing.

 

7 – Essa janela abaixo vai aparecer. Nela, você escolhe o tipo de licença que quer usar. Depois de escolher, é só clicar no botãozão azul CHANGE LICENSE.

 

8 – Pronto, a licença da foto (ou das fotos) que você escolheu foi modificada e o mundo agradece.

 

9 – Daí é só voltar para a sua galeria clicando em Your photostream, no canto superior direito.

 

10 – Se tudo tiver dado certo, sua foto vai aparecer com a licença embaixo dela. Assim, ó:

 

Se você estiver em dúvida sobre qual licença Creative Commons usar, é só clicar em creativecommons.org naquela tela anterior, antes de selecionar a licença.

 

Fazendo isso, você vai ser levado para uma página do Creative Commons onde estão todas as licenças. Basta escolher a que deixa você mais feliz.

 

Importante: você pode mudar a licença escolhida sempre que der na telha. É só repetir os passos.

Fácil, não? Então vai lá. Você não precisa ser como o meu heroi Lars Tiede, o dono da foto abaixo, que liberou essa maravilha (e muitas outras) para uso geral e irrestrito. Basta liberar só um pouquinho. Já vai ser o suficiente.

(Lars, if you are reading this: I love you, man.)

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    11 Comentários
  1. O mundo seria lindo se todos os blogueiros fossem como você. Mas sabe quantas pessoas realmente se atentam a dar créditos? Sinceramente conheço você e mais um punhadinho.

    Por isso acho mais fácil manter em Copyright: se alguém “rouba” e não se dá ao trabalho de colocar créditos dá pra processar fácil. Se você pega uma foto minha e usa no seu blog, colocando créditos, mesmo que seja com Copyright, eu acho ótimo e não me importo (e acredito que muitos fotógrafos pensam o mesmo.) 🙂

    Seria maravilhoso se aquele aviso de Creative Commons no rodapé fosse realmente notado pelos interneteiros de plantão (falo como fotógrafa E blogueira rs).

    • Obrigado pelo apoio e pelo elogio, Claudia! =)

  2. Valeu Gabriel. Estava procurando umas imagens no Flickr pra colocar em um post e me lembrei que tu sempre colocas bem claro de quem são – e aqueles códigos atrás. Então passei aqui pra ver e fazer igual (espero que não se importe) e acabei vendo esse post. Estou começando a organizar nossas fotos lá no Flickr e vou fazer como tu explicas aqui. Abraço

  3. Conheci seu site hj, e já estou apaixonado!!!!!! Lugares fascinantes.

  4. Tenho meu blog há quase um ano e, desde o início, decidi por só usar fotos tiradas por mim mesma, porque não sabia como resolver a questão dos direitos autorais. Vendo seus posts, vi que vc usa várias fontes de imagens e decidi fazer o mesmo! E com sua gentil ajuda, aprendi a entrar nesse mundo encantador.
    Diante disso, só me resta retribuir as fotos que achei e liberar também as minhas fotos do flickr. Não sou profissional, mas faço fotos com bastante prazer e tenho um carinho especial por elas. Ficarei feliz em compartilhá-las.
    Obrigada pelas dicas!

    Abraços

  5. Olá gabriel
    Que maravilha ver seu desapego.Agradeço os ensinamentos os quais pretendo usar no blog que estou finalizando.
    Grande abraço
    Isabel

  6. Olá
    Gostaria de saber como captar aqueles números e símbolos do CC.
    Estou montando um blog e não quero ferir direitos autorais.
    Abraço
    Isabel

    • Oi, Isabel. Desculpe, não entendi. O que você quer dizer com “captar”? É “compreender”?

  7. Gabriel,
    Excelente seu post, pena que nem todos entendem a importância e os objetivos do Creative Commons.

  8. Acabei de mudar todas as fotos do meu Flickr pessoal (www.flickr.com/heldergr) para Creative Commons influenciado pelo seu post e pelos do Trey. Só queria sugerir para você fazer um novo post ou editar este com a nova interface do Flickr. Eu achei tranquilo mas acho que seria legal pro seu conteúdo.

    Abraços,
    Helder

    • Que legal, Helder!
      Sim, sei que o post está defasado e pretendo fazer a atualização, o problema é tempo! 😉
      Abraço!

Deixe seu Comentário