Criada para celebrar o casamento do rei Ludwing I em 1810, até hoje a Oktoberfest é a maior festa dedicada a cerveja do mundo. Mais de seis milhões de foliões passam pelo enorme parque de exposição ao longo das duas semanas festivas. Vem gente do mundo todo! Dizem que os australianos e os italianos costumam ser os mais “animados”, digamos assim. Toda essa galera bebe mais de 7 milhões de litros de cerveja, ao longo dessas duas semanas. E ninguém traz uma caneca para mim? :mrgreen:

Já participamos de várias celebrações na Alemanha, inclusive a Festa da Primavera que acontece no mesmo endereço, o Theresienwiese, mas nunca participamos da Oktoberfest em si. Durante nossa passagem pela cidade em junho de 2016, conversamos com vários moradores sobre a festa e eles foram quase unânimes: se prepare! Numa leitura brasileira, é quase como curtir o carnaval de Salvador pulando como pipoca e em seguida um show no Rock in Rio no Rio de Janeiro — a única diferença é que a bagunça é ao som de músicas folclóricas da Baveira.

Para intercalar a festança com um pouco do clima da cidade, veja nosso roteiro completo de quatro dias em Munique.

A Oktoberfest em Munique: datas oficiais para 2016 e 2017

A Oktoberfest acontece anualmente entre o final de setembro e o início de outubro. O nome pode enganar, mas ela não segue por todo o mês de outubro.

Em 2016, a festa vai rolar entre os dias 17 de setembro e 10 de outubro.

A organização já divulgou as datas para a edição de 2017: de 16 de setembro a 03 de outubro. Nesse período, a cidade promete ficar lotada de visitantes que não querem perder um minuto sequer dessa bagunça tipicamente bavariana.

Oktoberfest

Onde ficar em Munique durante a Oktoberfest

As mesmas dicas sobre onde ficar em Munique também servem para a época da Oktoberfest. Se o objetivo da visita for exclusivamente a festa, um hotel, albergue ou apartamento mais próximo do Theresienwiese pode ser mais interessante 🙂

Segundo alguns moradores que conhecemos, se você pretende visitar a cidade durante o festival, o hotel deve ser reservado com até um ano de antecedência, tipo carnaval e ano novo no Rio de Janeiro.

Para a edição de 2016, ainda existem quartos disponíveis e os valores estão na casa dos 300 euros a diária para o quarto duplo. Portanto, se você pretende visitar a região de Munique entre setembro e outubro, mesmo que seus planos não incluam a Oktoberfest, sugiro que a pesquisa dos hotéis seja feita assim que possível. Quem sabe você não encontra uma oferta perdida no meio do caminho? 😉

Uma última opção seria buscar hospedagem em Augsburg, a cidade fica a 30 minutos de trem de Munique, mas cuidado para não se empolgar muito na festa e perder a hora!

Dicas e ofertas de onde ficar em Munique:

Leonardo Boutique Savoy: nosso hotel em Munique

Hotéis econômicos na Alemanha: hospedagem boa, bonita e barata 🙂

Ofertas de hotéis em Munique

Como chegar à Oktoberfest

As principais linhas de U-Bhan (U3, U4, U5 e U6), o metrô da cidade, que passam pela região operam com mais frequência durante a festa.

Uma dica especial é pegar o S-Bahn, trem suburbano com cara de metrô, até a estação Hackerbrücke e caminhar até o parque da Oktoberfest. Quase todas as linhas de S-Bahn passam lá e são menos de 10 minutos de caminhada até a festa. A grande vantagem é que você não encontra o trem tão lotado 😉

Para o turista de primeira viagem, sugerimos usar o U-Bahn ou S-Bahn, por serem mais comuns, entretanto, pegar os Straßenbahn – também conhecidos como streetcar, tram ou trólebus – é viável e o passe metrô também é válido para eles 🙂

O sistema de transporte público de Munique costuma reforçar a operação durante esses dias, tendo em vista o volume enorme de turistas se locomovendo pela cidade. Fique atento a sinalização e ao horário de funcionamento de cada linha. O Uber não é permitido na Alemanha e os táxis comuns devem ser superconcorridos.

Aprenda como usar o metrô e comprar os tickets aqui

Como chegar à Oktoberfest usando o transporte público:

U-Bahn:

U3 / U6: Estações Goetheplatz ou Poccistraße

U4 / U5: Estações Theresienwiese ou Schwanthalerhöhe

S-Bahn:

S1 – S8: Estação Hackerbrücke

S7, S20 ou S27: Até a estação Heimeranplatz e de lá pegar a U4 ou U5 até as estações Theresienwiese ou Schwanthalerhöhe

Straßenbahn (streetcar, tram ou trólebus):

Linha 18 ou 19: Até Holzapfelstraße ou Hermann-Lingg-Straße

Ônibus:

MetroBus-Linha 53: Até Schwanthalerhöhe

MetroBus-Linha 58: Até Georg-Hirth-Platz ou Goetheplatz

StadtBus-Linha 131 ou 132: Até Hans-Fischer-Straße

StadtBus-Linha 134: Até Schwanthalerhöhe

Horário de Funcionamento da Oktoberfest

Ao contrário do que a maioria pode pensar, a Oktoberfest não é uma festa que acontece 24h por dia ou que fica aberta até o amanhecer. A maioria das tendas fecha às 23:30, sendo que param de servir cerveja às 22:30. Entre 1 e 2 da manhã, a festa literalmente acaba e quem ainda estiver por lá tem que voltar para casa.

Horário de venda de cerveja:

Durante a semana: de 10 às 22:30h

Sábados, Domingos e Feriados: de 9 às 22:30h

Horário do fechamento das tendas:

Diariamente: às 23:30h

A “Käfer Wiesn-Schänke” e a “Weinzelt” ficam abertas até a 1 da manhã, sendo o último pedido de cerveja aceito até a 00:15.

Tendas da Oktoberfest

O que comer na Oktoberfest

Você encontrará várias barraquinhas com comidas, não deixe de provar os quitutes mais típicos da região:

  • Linguiças (wurst) das mais variadas. Todas ótimas, sendo a bratwurst a mais típica de Munique.
  • Pretzel (que eles chamam de breze): bem diferente dos nossos, eles são geralmente macios e salgados e vêm em 2 tamanhos — um palmo de diâmetro, ou tamanho alemão — 2 palmos de diâmetro 😀
  • Batata: eles gostam de uma salada de batata fria para acompanhar a linguiça, mas batata frita e purê também são bastante comuns.
  • Porco, muita carne de porco. Esses são vendidos mais nas tendas da Oktoberfest e são maravilhosos!
  • Rahm-Schmankerl. Nome difícil para uma espécie de esfiha aberta de queijo com bacon MUITO saborosa. Não deixe de provar! Talvez você encontre essa iguaria atendendo por outros nomes. Desculpe nosso alemão muito fraco 😛

Quanto custa o ingresso da Oktoberfest?

A entrada é franca, até mesmo nas tendas das cervejarias. Você consegue entrar nas tendas sem reserva, mas chegue cedo porque elas lotam rapidamente. O ideal é tentar uma reserva direto com as cervejarias participantes, caso queira garantir um lugar sentado.

Por exemplo, se você quer um lugar na tenda da famosa Hofbräuhaus, mande um email para reservierung@hb-festzelt.de ou tente preencher o cadastro no site. Cada cervejaria costuma publicar um site exclusivo para o evento, mas o site da Oktoberfest reúne todos os contatos sobre as tentas, é o primeiro passo para você conseguir uma reserva. Escolha sua favorita e entre em contato o mais rápido possível 😉

As outras cervejarias que também participam da festa, mas que não conseguimos confirmar se eles aceitam reservas, são: SpatenLöwenbräuAugustiner-BräuHofbräu-MünchenPaulanerHacker-Pschorr.

Brinquedos da Oktoberfest

Dicas especiais para aproveitar a Oktoberfest

  • Não visite a Oktoberfest apenas nos finais de semana quando ela fica superlotada. De domingo a tarde até quarta-feira a noite, o evento fica mais “tranquilo” (ou seria menos muvucado?), ótimo para curtir e conhecer os espaços e tendas 😉
  • Para entrar no clima da festa, compre seu próprio Bavarian Dirndl – para meninas – ou seu Lederhosn – para meninos – numa das lojas do centro da cidade. O dirndl e o lederhosn são aquelas famosas roupas típicas alemãs e, por incrível que nos possa parecer, eles realmente as usam durante as festividades regionais. Você vai encontrar diversas lojas espalhadas por Munique que vendem esses trajes típicos. Um modelo básico para as meninas custa aproximadamente 100 euros.
  • Divirta-se nos brinquedos do parque de diversões que é montado em meio às tendas. A roda gigante dá uma ótima vista para todo o parque.
  • Tente não se hospedar muito longe do local da festa, pois a volta pode ser longa e muito cansativa depois de horas bebendo e comendo 🙂
  • Até dia 8 de janeiro de 2017, acontece uma exposição incrível sobre a história da Lei da Pureza e da cerveja na Baviera no StadtmuseumÉ muito interessante e imperdível para quem gosta de cerveja de verdade. (das 10h às 18h, fechado as segundas e no dia 3 de outubro. Sankt-Jakobs-Platz 1, centro. Ingresso adulto 7 euros, áudio-guia grátis)

Atenção: a prefeitura de Munique acabou de divulgar uma nota dizendo que a segurança durante essa edição da festa será reforçada e por isso não será permitido entrar com mochilas nessa área. Veja mais detalhes na página especial da Oktoberfest.

Brinquedos da Oktoberfest

Curiosidades sobre a Oktoberfest

  • Somente as cervejarias que produzem cerveja dentro de Munique podem vender seus produtos na festa. São elas: SpatenLöwenbräuAugustiner-BräuHofbräu-MünchenPaulanerHacker-Pschorr.
  • A cerveja vendida durante a Oktoberfest é chamada “Oktoberfestbier” (ou cerveja da Oktoberfest. É sério!). Ela é feita de acordo com a receita datada das primeiras Oktoberfests e dizem ser mais forte (entre 5,5 e 6% de álcool) que as produzidas normalmente.
  • Você não encontrará pessoas tomando cerveja fora das tendas. Isso é feito para evitar que os mais animados fiquem bêbados e resolvam dar com as “canequinhas” nas cabeças dos outros. Eles também só permitem que a cerveja seja vendida em locais que tenham bancos para sentar, a fim de evitarem acidentes 😛

Você já foi para a Oktoberfest?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    108 Comentários
  1. Ops, vi no site oficial da festa que mochilas não serão permitidas.

  2. 1 4 5 6
Deixe seu Comentário