Mesmo que você seja fã dos iranianos, nunca deve ter feito alguma relação entre os persas e o paraíso, certo?

dynamosquito (CC BY-SA 2.0)

Então vai passar a fazer a partir de agora, quando souber de onde vem a palavra que deu nome à antiga morada de Adão e Eva.

Sim, “paraíso” vem do persa. Mais precisamente do avéstico, que faz parte de um grupo chamado de línguas iranianas antigas.

A palavra original para “paraíso” é “pairidaeza” e o significado não tem nada a ver com 72 virgens esperando por mártires no céu.

Sebastià Giralt (CC BY-NC-SA 2.0)

“Pairidaeza” significa “murado” e a palavra era usada para se referir aos jardins persas, aqueles jardins lindões, com arquitetura e paisagismo simétricos e, claro, muros ao seu redor. O mais famoso deles provavelmente é o Taj Mahal, na Índia.

archer10 (Dennis) (CC BY-SA 2.0)

Arad Mojtahedi (CC BY-SA 3.0)

anjan58 (CC BY-NC-ND 2.0)

dynamosquito (CC BY-SA 2.0)

Do persa antigo, “pairidaeza” virou “paradeisos” (grego), “paradisus” (latim) e daí seguiu para todos os cantos do mundo.

Apesar de toda essa história, hoje a palavra “pairidaeza” não tem mais nenhum significado em persa e nem é mais usada, já que a língua avéstica foi extinta. No lugar dela, os iranianos usam o بهشت.

Cuidado aí para não errar a pronúncia.

*****

Gostou? Leia também os outros posts sobre a viagem ao Irã

ANTES DA VIAGEM (estudos e preparativos):

– Se você pensa que iraniano é árabe

– Nem tudo é burca

– Feliz ano novo

– Muito prazer, Ferdowsi

– Arg-e Bam, um tesouro quase perdido

– O heroi americano do Irã

– Temperada com milênios de história (ATUALIZADO DEPOIS DA VIAGEM)

– Vou-me embora pro Irã

– O visto iraniano e uma historinha

– Todos os iranianos do Irã

– Os judeus do Irã

DEPOIS DA VIAGEM:

– Irã – Prologo

– O país mais injustiçado do mundo

– O Irã numa casca de pistache

– Teerã: é amor?

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    4 Comentários
  1. Parabéns pelo post! Aproveito para divulgar o restaurante Amigo do Rei:

    Até setembro do ano passado, Belo Horizonte abrigava o restaurante Amigo do Rei, dos queridos Nasrin e Cláudio, único restaurante no Brasil especializado em comida persa. A Nasrin é a chefe de cozinha deste maravilhoso restaurante, nascida em Teera, que veio para o Brasil nos anos noventa. Em outubro de 2011, Nasrin e Cláudio se mudaram para São Paulo, onde pretendiam reabrir o restaurante em janeiro de 2012. Mais em virtude de uma série de percalços, a reabertura do restaurante foi sendo adiada. Mais isto não impediu que eles continuassem a oferecer as fantásticas iguarias persas ou em sua casa no bairro Moema (grupo máximo de 6 pessoas) ou nas casas de um dos interessados (grupo máximo de 12 convivas). Sugiro aos interessados entrar em contato.

    Para quem se interessar em desfrutar a culinária persa e, de quebra, aprender um pouco sobre a cultura, segue o endereço, os telefones e o e-mail de contato:

    Endereço: Av Macuco, nº 515 – Moema
    tel: 2528 4660
    7606 0535
    8317 8880
    email: contato@amigodorei.com.br (vale a pena se cadastrar e receber semanalmente o cardápio da semana)

  2. Helô, eles não estão mais em BH? Putz, acho que vou para lá em novembro. Agora terei que ir a SP. Tenho muita vontade de ir no restaurante deles, seja lá onde for.

  3. Oi Gabriel, infelizmente não! Mais se for à São Paulo, não deixe de agendar uma reserva para conhecer a Nasrin e o Cláudio e os seus encantos culinários. Como eu ia com meu marido com uma certa frequencia no restaurante, pouco a pouco fomos desenvolvendo uma bela amizade. Era muito prazeroso experimentar os pratos persas e aprender um pouco com a Nasrin sobre a cultura e historia do seu país.
    A proposito, se vier aqui em BH e precisar de alguma coisa, me avise, que farei o possivel para te ajudar.

  4. Caro Gabriel, Quando acessei seu belo e inteligente Blog descobri a conversa que nossa amiga Helo manteve com você.
    Como voce pode confirmar em nosso Website, o restaurante não vai mais existir como espaço físico: no momento, e daqui para frente, é exclusivamente um serviço destinado a mostrar os sabores persas em domicílio.
    Não estamos mais morando na Av.Macuco e, quando você passar aqui em São Paulo, telefone para o nosso fixo atual (11) 5594 3826 e vamos no mínimo conversar um pouco e descobrirmos juntos um meio de satisfazer seu intenso e gentil interesse. Em seguida estarei escrevendo para a Helo a respeito. Um forte abraço de Claudio e Nasrin (a Personal Chef, minha espesa)

Deixe seu Comentário