O Projeto ERA Virtual foi o primeiro do mundo a disponibilizar exposições de museus em ângulo 360º. Com foco inteiramente nos museus brasileiros, ele se diferencia do Google Arts Project, pois possui textos explicativos, guias de voz e a possibilidade de ver algumas peças em imagens mais detalhadas que, em alguns casos, podem ser movidas e vistas por outros ângulos. O Projeto ERA Virtual é uma ótima forma de disseminar a história e a cultura do nosso país, muitas vezes esquecida e desprezada.

Projeto ERA Virtual

Criado pela empresa Empório de Relacionamentos Artísticos, o ERA Virtual tem como missão:

“Por meio de visitações virtuais imersivas aos acervos de exposições permanentes e/ou temporárias de museus brasileiros, o projeto propõe democratizar o acesso a informação cultural de qualidade, com material didático online gratuito e possibilitar pesquisas nas áreas de museologia e museografia, conservação e segurança de acervos.”

era virtual rio+20era virtual rio+20

Fotos: ERA Virtual

Até o momento, estão disponíveis visitas virtuais às exposições de 16 museus localizados em 4 estados brasileiros (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás), sendo que outros 6 museus estão em processamento, incluindo a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu do Homem do Nordeste de Pernambuco. Algumas exposições virtuais também estão traduzidas para o inglês, francês e espanhol.

A Dona Sônia, minha sogra, professora de história e louca por Ouro Preto, foi quem me apresentou ao projeto, meio que sem querer, enquanto pesquisava alguns assuntos para suas aulas. Quando ela me mostrou o site do projeto, eu adorei a ideia e achei que foi muito bem feito e com todo o cuidado e carinho pelas obras e história de cada museu que estes merecem.

Museu da República - Palácio do Catete - Rio de Janeiro

Espero que esse projeto seja divulgado aos quatro ventos e que as escolas e professores utilizem essa plataforma em suas aulas para criar em seus alunos um pouco mais de vontade de conhecer a cultura e história do Brasil.

Quem sabe assim, as crianças de hoje não se tornam futuros viajantes e apreciadores de obras de arte? 😀

“Entre nessa viagem surpreendente e conheça as histórias do nosso país contada pelas exposições dos museus brasileiros.”

Como usar o ERA Virtual

Na sessão de Visitas Virtuais do site do projeto, escolha qual o museu que você quer conhecer. A página seguinte mostrará um pouco da história daquele museu e as informações sobre endereço, horário de funcionamento e contato. Clique na imagem para ser levado à visita virtual 🙂

Museus com Visitas VirtuaisMuseu da República - Palácio do Catete - Rio de Janeiro

Para caminhar entre sala, use as setas no chão. Para ter mais informações ou ver fotos mais detalhadas, basta clicar nos ícones amarelos com um (i). Para ver um mapa em 3D do local, clique em “mapa” ou clique no nome que aparece ao lado do “mapa” para ir para aquele andar/local.

Museu da República - Sala do Getúlio VargasMuseu da República - Caixa em homenagem a Getúlio Vargas

Museu da RepúblicaJardins do Museu da República

DivirtÃO-se 😀

O que você achou do Projeto ERA Virtual?

O que você achou de conhecer ou revisitar um museu virtualmente?

Você descobriu outros detalhes que não tinha reparado em sua visita “real”?

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    1 Comentário
  1. mt masa

Deixe seu Comentário