A Sony lançou alguns acessórios para o Android que me chamaram a atenção quando os vi pela primeira vez: o SmartWatch e a SmartTag. Ao receber os dois acessórios para testar, eu estava achando que eles iriam funcionar apenas nos aparelhos Sony da linha Xperia NXT, mas não é que os acessórios funcionam com qualquer aparelho Android que tenha Bluetooth (para o SmartWatch) ou NFC (para a SmartTag)?

Sony SmartWatch

 

SmartWatch

O SmartWatch, como o nome sugere, é um relógio inteligente. Ele se conecta ao seu telefone por Bluetooth e, além de mostrar as horas, ele pode lhe mostrar vários outros dados como tweets, mensagens do facebook, clima, controlar seu tocador de música e sua câmera, dentre outras funcionalidades. Sua tela é de touch com algumas funções multi-toque e possui um botão lateral para sincronização com o telefone que também pode “acordar” a tela quando ela desliga para economizar bateria.

Sony SmartWatch - Cores disponíveis

Apps necessárias

Para poder usar o SmartWatch, você precisa das apps Smart Connect e SmartWatch da Sony para poder parear e sincronizar o relógio com o telefone. Se você tem um smartphone ou tablet com Android 3 ou inferior, você precisará da app LiveWare Manager, porém eu acho que eles removeram esta app da Play Store, porque não consegui achar o link para ela. Se este for o seu caso, não custa tentar usar o Smart Connect de qualquer forma 🙂

Sony SmartWatch - Relógio de PulsoSony SmartWatch - Sem pulseira

Como sincronizar o SmartWatch com o celular

Depois de instalar as apps necessárias, você deve parear e sincronizar o SmartWatch com seu aparelho fazendo os seguintes passos:

  1. Ligue o Bluetooth no seu celular e configure ele para ser descoberto por outros aparelhos.
  2. Com o SmartWatch desligado, aperte o botão lateral e segure até aparecer a telinha com duas setinhas girando entre dois ícones.
  3. Nesse momento, seu celular já deve ter encontrado o relógio. Clique nele e siga as instruções na tela para concluir o pareamento.
  4. Quando o relógio parear com seu celular, as horas devem aparecer no relógio e um ícone deve ficar na barra de notificação do seu smartphone.
  5. Clique no ícone da barra de notificações para ir às configurações do SmartWatch e escolher quais mini-apps deseja instalar.

Mini-Apps

Depois de sincronizado, você pode (na verdade deve) adicionar mini-apps ao aparelho para adicionar funcionalidades extras ao relógio. Eu consegui achar na Play Store mini-apps criadas tanto pela Sony quanto por terceiros que vão desde visualizador de emails e tweets até controle da câmera e do gravador de voz do seu celular.

Sony SmartWatch - Abrindo a appSony SmartWatch - OpçõesSony SmartWatch - Mini-Apps

Uma vez instaladas, elas ficarão disponíveis no SmartWatch depois de alguns instantes.

Como usar o SmartWatch

  • Para acordar a tela do relogio sem precisar apertar o botão lateral, basta tocar duas vezes seguidas na tela.
  • Para abrir uma mini-app, basta clicar nela.
  • Para fechar uma mini-app, faça o movimento como se fosse diminuir o zoom de uma foto (pinch).
  • Movimentos laterais e verticais também são aceitos para mover entre as telas.

Sony SmartWatch - Ligando a telaSony SmartWatch - Navegando entre apps e telasSony SmartWatch - Voltando à tela anterior

Conclusões

Eu achei a ideia do SmartWatch muito boa, e a possibilidade de adicionar mini-apps tanto da Sony quanto de terceiros para aumentar as funcionalidades do relógio me agradou.

Contudo o aparelho esbarra em vários fatores que me fazem achar que ainda não é hora de comprá-lo. Quem sabe numa próxima versão?

  1. A tela tem uma resolução muito baixa. Ela me deixou com a impressão de que eu tinha voltado àquela época antes dos smartphones em que os celulares começaram a ter telas coloridas.
  2. A sensibilidade da tela é muito baixa e às vezes fica difícil clicar em algum botão, principalmente se você tem dedos grandes.
  3. O seu telefone tem de ficar com o bluetooth ligado o tempo todo que você quiser usar o SmartWatch e isso come uma bateria danada.
  4. O preço ainda está muito caro, variando entre R$ 599,00 e R$499,00 reais. Se a qualidade da tela fosse bem melhor, talvez o preço até compensasse.
  5. Talvez não seja um problema em si, mas você tem de recarregar seu SmartWatch a cada poucos dias. Durante o tempo em que esteve comigo, a bateria do relógio durou mais de 3 dias, mas um uso mais contínuo irá descarregar a bateria mais rapidamente.

Cliquem nas imagens para ver como é a resolução da tela. Note que dá para ver os pixels da tela sem esforço.

Sony SmartWatch - RelógioSony SmartWatch - Mini-app de climaSony SmartWatch - Mini-app de clima em ValinhosSony SmartWatch - outra tela de clima

Xperia SmartTags

As SmartTags são como etiquetas que podem ser lidas por aparelhos que tenham a tecnologia NFC (Near Field Communication). A ideia por traz dessas tags é que você configure seu celular para executar algumas ações ao ser aproximados dessas tags. Para usar as SmartTags, é necessário ter a app Smart Connect instalada no celular.

Sony SmartTags - Sugestões de uso

Alguns exemplos dados pela própria Sony para a utilização das SmartTags:

  • Em Casa. Toque no Xperia SmartTag em sua casa para ativar o Wi-Fi. Inicie o aplicativo de notícias e de previsão do tempo ou aumente o som do telefone.
  • Hora de dormir? Toque no Xperia SmartTag do quarto para silenciar o telefone. Ligue o alarme ou desative o Wi-Fi.
  • No carro. Entre no carro e toque no Xperia SmartTag para ativar o GPS ou o Bluetooth. Você pode até iniciar o navegador do Google. Inicie uma, duas, três tarefas ou mais.
  • No trabalho. Ocupado? Quer economizar tempo? Toque no Xperia SmartTag do seu escritório quando chegar ao trabalho. Ele ativará o Wi-Fi, o Bluetooth ou iniciará o aplicativo da agenda.

Esse são apenas alguns exemplos, já que você pode configurar da maneira que achar melhor o que você quer que aconteça ao tocar as SmartTags. Para reverter o que foi habilitado pela SmartTag, você tem duas opções: clicar no botão superior à direita da primeira imagem (como uma placa de PARE) ou configurar um horário para desativá-lo automaticamente. Este último é muito útil quando você sai de casa ou acorda sempre no mesmo horário 🙂

Sony SmartTags - Opções de ações a executarSony SmartTags - Escolhendo o horário válido para as açõesSony SmartTags - Ações possíveis

Conclusões

Eu gostei mais das SmartTags que do SmartWatch do jeito que ele é hoje. Apesar de facilitarem a execução de tarefas repetitivas, como ligar e desligar o wi-fi e diminuir ou aumentar o som do telefone ao ir dormir, eu não sei se eu teria uma delas. Até porque eu geralmente deixo quase tudo ligado no meu celular 😛 Das ideias citadas, a que eu mais gostei foi a do carro (preciso de um lugar para colocar o celular como aquele do vídeo o.O).

Se eu pudesse configurar as tags para passarem meus contatos para outras pessoas pelo NFC, daí sim eu iria querer uma delas para mim. Pense nisso, Sony 😀

Imagens: Sony Divulgação / Fred Marvila

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário