Quer conhecer alguns restaurantes em Cusco que não estão em nenhum guia de viagem? Está de viagem marcada para Cusco e quer evitar aquelas pegadinhas de restaurantes muito turísticos? Então este post foi feito para você!

Nossa lista de Restaurantes em Cusco

Estes são alguns dos restaurantes e cafés que encontramos durante nossa viagem e que rechearam o nosso roteiro com aromas, sabores e sensações diferentes.

Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks

Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!

Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.

Entre em contato e veja as ofertas com o roteiro detalhado

Don Esteban y Don Pancho

Av. El Sol, 765, Cusco | https://www.donestebanydonpancho.com/

Se você pretende passear pela Av. El Sol e aproveitar os mercados de artesanato da região, uma boa pedida para um almoço mais econômico é aproveitar o menu combinado do Don Esteban y Don Pancho, um simpático café que fica no meio desta avenida. Encontramos este café-restaurante sem querer ao voltar da feira de artesanato no nosso último dia na cidade e valeu cada centimo de Nuevo Sol.

Restaurantes em Cusco - Menu Combinado Don Esteban y Don Pancho

O café oferece pratos e lanches para o almoço, bem como cafés e tortas caseiras. Além de saborosos pratos, a conta também é um alento para um bolso quase furado de final da viagem.

Ao som de Tom Jobim, cheguei à conclusão que, se tivesse descoberto esse restaurante antes, certamente teria voltado outras vezes.

Quem quiser fugir daquele climão de restaurante para turista ver dos restaurantes ao redor da Plaza de Armas pode ir ao Don Esteban y Don Pancho sem medo.

Atenção: A Karina comentou que o restaurante estava fechado em Outubro 2014, uma pena. Segundo ela no site deles há outros 2 endereços em Cusco. Se você conseguir ir em um deles, por favor nos avise!

El Café de Mamá Oli

Plazoleta Nazarenas, 199, Cusco | https://www.mamaoli.com/

Outra grata surpresa ao longo deste último dia na cidade foi o Café de Mamá Oli em San Blás.

Um simpático café, próximo ao famoso Hotel Monastério da rede Orient-Express, que apresenta um cardápio mais saudável com uma variada carta de sucos, tortas e saladas com ingredientes bem típicos. Além da música agradável e do ambiente tranquilo, o Café de Mamá Oli é um ótimo lugar para relaxar e refletir sobre um dos mais belos sentidos das férias: o dolce far niente.

Chez Maggy Pizzaria

Procuradores, 344, Plaza de Armas, Cusco | https://www.pizzeriaschezmaggy.com/
Aberto das 9 às 22:30 

Referência nos guias descolados do Peru, esta pizzaria foi citada em 15 dos 10 textos que eu busquei sobre dicas de onde comer em Cusco. Turistona, descolada, com uma decoração, digamos assim, alternativa, e diversos gringos sentados nos banquinhos tentando se comunicar em várias línguas diferentes com os, às vezes, nem tão simpáticos atendentes. Assim é o Chez Maggy.

Pizza barata de mexidão e músicas típicas ao vivo no último volume fazem a alegria da casa. Impossível não cantar Cielito Lindo junto com a banda. *Tudo bem que a música é mexicana, mas vale tudo na hora de lembrar da professora de espanhol 😛

Restaurantes em Cusco - Pizza do Chez Maggy

Se você pensa em ir ao Chez Maggy esperando comer bem e ter atendimento de primeira, não vá. Não que a pizza seja ruim ou que o atendente vá lhe tratar mal, mas quem vai à pizzaria está querendo é participar da festa que acontece por lá, principalmente à noite. Agora, se você quer uma pizza boa de verdade, não deixe de experimentar a próxima dica.

Justina Pizza y Vinos

Justina: pizza boa, bonita e barata em Cusco

Já que estamos falando de pizzaria, não posso deixar de reiterar aqui uma das melhores pizzarias dos últimos tempos. A Justina foi uma indicação da dona da agência com quem fechamos nossos passeios pelo Valle Sagrado e foi a melhor indicação que eu poderia ter recebido de um cusquenho. Além de um preço justíssimo (#tidumpá), a Cusqueña chega geladinha na sua mesa \o/

Justina: Pizzaria em Cusco - Pizza, claro :)

Leia o relato completo no post que eu fiz sobre a Justina.

Chicha

Regocijo 261, 2do. andar, Cusco | https://www.chicha.com.pe/

Confesso que fiquei pensando se iria publicar ou simplesmente iria desconsiderar o que aconteceu na minha tentativa de jantar no Chicha… Para ser clara com nossos leitores, resolvi, então, contar como foi nossa experiência.

Restaurantes em Cusco - Chicha

Logo que nos acomodamos, senti uma certa pressa por parte do garçom para tirar o pedido completo do nosso jantar. Como estávamos em dúvida, pedi uma entrada para dividirmos enquanto escolhíamos os pratos seguintes. A bebida demorou para chegar e a entrada então, nem se fala.

Depois de servir a entrada, nosso garçom não voltou mais à nossa mesa e nenhum dos outros garçons fez menção de nos atender, apesar das inúmeras tentativas de chamar a atenção deles. Foi uma das situações mais desagradáveis que passamos nessa viagem.

O único rapaz que foi nos atender, depois de muito tempo, foi um auxiliar que apenas retirava os pratos. Reclamei da entrada e expliquei porque ela não estava a contento e pedi a conta já que ninguém fazia questão de nos atender ou de sequer nos dirigir a palavra.

A conta demorou outros 45 minutos para chegar.

Reclamei com o gerente sobre o precário atendimento da casa e ele me respondeu dizendo que essa demora era normal e esperada e que eu é que não conhecia as normas e condutas de um restaurante tão refinado quanto aquele. Hã? O.o

Saí de lá com a nítida impressão de que o Chicha de Cusco é um restaurante completamente diferente dos outros que levam o nome do Gastón como o Tanta e o Astrid y Gastón.

Foi realmente uma pena, porque o restaurante havia sido muito bem indicado.

Prefiro acreditar que dei azar. Enfim, se você quiser ir ao Chicha, é melhor fazer uma reserva, pois o restaurante é bem concorrido.

Outras dicas de restaurantes em Cusco

O Marcelo deixou um comentário com algumas dicas bem interessantes de restaurantes em Cusco como o Limo, o Paprika e o Don Marcelo.