Antes mesmo de começar a planejar a viagem para Cusco eu já tinha duas coisas em mente: teria que dormir uma noite em Aguas Calientes para chegar bem cedo à Machu Picchu e teria de comprar um tal de boleto turístico de Cusco, seja lá o que isso significasse.

Boleto Turístico de Cusco

O Boleto Turístico de Cusco

O Boleto Turístico de Cusco é uma espécie de passe que lhe dá direito a visitar diferentes atrações num mesmo período. Algo como o Chicago CityPass ou o Paris Museum Pass ou ainda como aqueles tickets combinados da Disney em que você pode visitar vários parques com o mesmo passe.

A diferença maior é que, sem esse boleto danadinho, você dificilmente conseguirá entrar nas atrações cobertas por ele, pois muitos desses lugares não têm bilheteria no local.

Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks

Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!

Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.

Entre em contato e veja as ofertas com o roteiro detalhado

Por causa disso, o Boleto Turístico de Cusco acaba sendo um recurso indispensável para quem pretende visitar algumas atrações da cidade e da região do Valle Sagrado.

O que está incluso no Boleto Turístico?

Existem 4 tipos de Boleto Turístico: General, Circuito 1, Circuito 2 e Circuito 3. Cada circuito inclui diferentes atrações e sítios arqueológicos e, dependendo do seu tempo e do seu roteiro, pode ser que fazer apenas um dos circuitos seja mais vantajoso.

Atenção: Muitos leitores têm nos perguntado se o Boleto Turístico inclui transporte e guia. Infelizmente ele dá direito apenas à entrada nas atrações, ficando transporte e guia a cargo do turista. Para ver uma lista de agências do Peru, veja o post: Agência de viagem do Peru, qual você indica?

Circuito Geral

Indicado para quase todas as pessoas, pois a grande maioria dos turistas irá visitar pelo menos um sítio perto de Cusco e um sítio do Valle Sagrado. Desta forma, comprar o Boleto Turístico General sai mais barato que comprar dois circuitos separadamente.

Circuito 1: Sítios Arqueológicos próximos a Cusco

Indicado para quem não tem muito tempo e quer conhecer os principais sítios arqueológicos na região de Cusco.

Boleto Turístico de Cusco - Circuito 1

Circuito 2: Circuito Turístico de museus

Indicado para quem quer conhecer um pouco mais da arte e história dos Incas e de Cusco.

Circuito 3: Sítios Arqueológicos do Valle Sagrado de los Incas

Indicado para quem quer conhecer o Valle Sagrado.

Lembre-se de que o Boleto Turístico de Cusco é nominal e você terá que apresentá-lo na entrada de cada uma das atrações listadas, esteja você com um guia ou não.

Quanto custa o Boleto Turístico de Cusco e qual a sua validade?

Valores:

Validade:

O Boleto Turístico é válido por 10 dias a partir da data de compra e só pode ser usado uma vez em cada atração.

Boleto Turístico de Cusco - Valores

Onde comprar Boleto Turístico de Cusco?

Tentamos comprar o boleto assim que chegamos na cidade em uma dos escritórios que o guia Frommer’s indicava, mas tivemos problemas para conseguir comprar o boleto de estudante (vida de pós-graduanda nessa época ainda tinha suas vantagens :P) e algumas lojas, que também vendem o boleto, queriam nos cobrar mais caro por ele.

Por isso, recomendo que você compre seu Boleto Turístico no escritório da COSITUC (Av. El Sol, 103) bem pertinho de uma agência do BCP caso tenha de sacar dinheiro. Na época, a taxa cobrada pelo BCP para saque estrangeiro era de 5,60 Nuevos Soles, cobradas além das taxas do meu banco aqui no Brasil. Leia também este post que o Fred fez sobre qual moeda levar para o Peru para não ter problemas 🙂

Você pode encontrar mais informações sobre o preço e os diferentes circuitos no COSITUC – Comitê de Serviços Integrados Turísticos e Culturais de Cusco.

Nota: Existe um site chamado Boleto Turístico del Cusco (https://www.boletoturisticocusco.com) que não me pareceu um site oficial do governo, mas é um dos primeiros que aparecem ao procurar por Boleto Turístico no Google. Eu sugiro que você evite entrar nesse site e vá direto ao site do COSITUC para obter mais informações.

Não se preocupe se, ao final da sua viagem, você não conseguir “ticar”, literalmente, todas as atrações inclusas no boleto. Desta forma, você terá uma ótima justificativa para voltar ao Peru.

Veja também o Boleto Religioso de Cusco, uma outra maneira de economizar nos ingressos do circuito de arte-sacra da cidade.