Chegou aquela época do ano que começam a pipocar brincadeiras de amigos secretos, fotos de Papais Noel no Instagram e aquela súbita vontade de sair fazendo #aloka do cartão de crédito e comprando presente para todos os amigos queridos. Com títulos no mínimo curiosos, deixo aqui as minhas dicas de livros para presentear aquele amigo (ou amiga) viajante.

Livros para presentear - Curiosidade

Livros para presentear um amigo viajante

How to Land a Jumbo Jet

Lonely Planet

Ideal para quem curte infográficos, e para quem é da época em que o Guia dos Curiosos fazia o maior sucesso. O livro traz as mais diversas informações, algumas úteis, outras nem tanto, sobre o mundo das viagens. Curiosidades, dicas, aspectos culturais entre outros dados expressos em páginas coloridas e bem diagramadas.

A dica é super indicada para aqueles amigos nerds que sempre perguntam “mas por quêêêê?” para tudo o que você conta 😛

Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Morta

Alberto Villas (Ed. Globo)

“Palavras que sumiram do mapa.”

É assim que o autor descreve este dicionário. De forma divertida, o livro vai apresentando palavras, gírias e expressões que estão se aposentando ou que já foram aposentadas, mesmo que sua avó ainda teime em usá-las 😛

Não demora muito e você vai ter reações do tipo “Ei! Desde quando essa expressão passou a ser uma gíria idosa?”

Aliás, “Gírias Idosas” era uma das melhores comunidade dos áureos (ops) tempos do Orkut (ops).

Livros para presentear - How to land a jumbo jetLivros para presentear - Pequeno dicionário da língua mortaLivros para presentear - Confissões de um turista profissional

Confissões de um Turista Profissional

Kiko Nogueira, antigo Editor da Revista Viagem e Turismo (Ed. Novo Conceito)

Rabugento, esse poderia ser um bom adjetivo para Jota Pinto Fernandes, alter ego do Kiko Nogueira e autor das crônicas publicadas nesse breve livro.

Mas se você não levar esse adjetivo muito a sério, vai encontrar um livro leve e um outro olhar sobre destinos e atrações que estamos cansados de ver e ouvir.

Ainda quero dividir com vocês, em posts futuros, mais dois livros sobre esse universo dos viajantes (um que eu adorei e fiz várias reflexões e outro que quase taquei o pobrezinho na parede  quando terminei de ler).

E a minha lista não pára de crescer 🙂 Tentarei me entender com o famoso “A arte de Viajar” do Alain de Botton, ler um livro sobre viagens do JR Duran que encontrei na Cultura e, quem sabe, ler algum livro do Paul Theroux.

Livros para presentear - Lista de presentes

Aliás, qual livro do Paul Theroux vocês mais gostaram?

E qual livro dele vocês indicam para quem nunca leu nada de sua obra e quer começar com o pé direito?

Já pode fazer jabá? 😛 O Viaje na Viagem lançou o Calendário de Viagens \o/

Calendário de Viagem - VnV

Neste calendário o Riq Freire dá várias dicas e informações sobre quais lugares são mais bacanas para visitar num determinado mês e quais são as roubadas, tudo separadinho por mês para facilitar ainda mais seu planejamento. Também é uma ótima dica de presente para quem passa o ano sonhando com viagens, férias e feriados :mrgreen:

Se você quiser ler mais sobre o assunto ou buscar outras referências, não deixe de ver esse texto da Marcie do Abrindo o Bico para a ABBV que está repleto de excelentes observações: De viagens e livros de viagem.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    2 Comentários
  1. Que engraçado, o Romulo tem vários livros do Alain de Bottom e sempre tenta me convencer a lê-los, mas esse de viagem ele não tem! Então, já sei o que ocmprar pra ele =)
    bjs,

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] e Papai Noel tá chegando, vale destacar esse post da Natalie Soares, do blog Sunday Cooks, com dicas de livros paresentear um amigo viajante. “Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Morta”, de Alberto Villas; “Confissões de um […]