Passeando pela Google Play Store, me deparei com uma app de edição de imagem muito simples e ao mesmo tempo poderosa chamada Snapseed. O que me chamou a atenção, inicialmente, foi saber que o Google havia comprado a app, feito a versão para Android e disponibilizado ambas as versões, Android e iOS, de graça.

Pensei comigo: se a app era paga, foi comprada pelo Google e disponibilizada de graça, as chances da Snapseed ser uma boa app de edição de imagens é grande. E não deu outra 😀

Só depois eu descobri que a Snapseed tinha sido considerada a melhor app de fotos para dispositivos móveis pela TIPA (Technical Image Press Association). Pretty impressive, huh?

Snapseed: uma das melhores apps de edição de imagem 2

Foto: Divulgação

Snapseed: uma das melhores apps de edição de imagem

Deixe-me deixar claro que a Snapseed não é um Photoshop, mas em tempos de filtros de Instagram, ela dá um banho em todas as apps que eu já tentei usar até hoje. (Aceito sugestões de outras apps grátis para edição de imagens :D)

A simplicidade de uso e a quantidade de filtros e opções que a app apresenta são seus pontos fortes.

O site da Snapseed tem uma belíssima galeria de fotos editadas com a app, mas não sejamos ingênuos em pensar que a app faz milagres 😛 É óbvio que as fotos foram feitas por fotógrafos profissionais e de maneira que os filtros da app tivessem um maior impacto. Ainda assim, é uma boa maneira de ver o que a app é capaz de fazer.

Snapseed: uma das melhores apps de edição de imagem 3

Foto: Divulgação

Filtros e outros recursos

Cheia de recursos de fácil utilização, a Snapseed me surpreendeu.

Recursos básicos, mas tem tanto:

Snapseed: algumas opções de filtros

Recursos especiais:

Como usar a Snapseed:

Snapseed: Controles

Devo admitir que mais simples que apertar um botão de filtro no instagram e escrever a mensagem, realmente não dá, mas a Snapseed é incrívelmente fácil de usar.

Os controles são basicamente:

Só isso. Mesmo. Claro que, dependendo do recurso que você estiver usando, essas opções podem mudar, mas não passam desses movimentos simples.

Existem poucos botões para usar. No topo temos o botão de abrir ou tirar foto fica no canto direito com um ícone de câmera. O do Google Plus para compartilhar nessa rede social e o de salvar. Na parte inferior temos os “filtros” para escolher.

Na primeira vez que você usar um filtro, ele lhe mostrará como usá-lo.

Compartilhando sua imagem:

Depois de editada a foto, além de poder salvar a imagem direto no dispositivo, a app também pode publicar diretamente no Google Plus ou abrir uma app externa com a foto para que ela seja manipulada por lá (no Android esta opção aparece ao clicar no botão de Menu do telefone e depois em Compartilhar). Desta forma você pode compartilhar a foto editada diretemente no Instagram. Simples assim 😀

Fotos de exemplo:

A única edição fora do Snapseed que eu fiz foi diminuir o tamanho das fotos para elas não ficarem muito pesadas. Ah, não deixem de clicar nas fotos para ver a versão maiorzinha 🙂

Foto original | Foto Snapseed

Snapseed: Foto original 1Snapseed: Foto editada 1

Snapseed: Foto original 2Snapseed: Foto editada 2

Snapseed: Foto original 3Snapseed: Foto editada 3

Baixe a app na Google Play Store

Nota: A app para Android somente pode ser instalada em aparelhos com Android 4.0 ou superior.

O que vocês acharam da Snapseed?

Chega de filtros do Instagram? 😛

Tem mais alguma app de edição de imagens legal

para smartphones e tablets para indicar?